Autor Tópico: Mantendo serviço networking ativo  (Lida 2580 vezes)

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Mantendo serviço networking ativo
« Online: 04 de Junho de 2013, 00:29 »
Pessoal, acabei de instalar o Ubuntu 13.04 Server e até ai tudo bem, configurei um IP estático, fiz um teste de ping interno sem problemas, a questão foi ao fazer um ping para fora da minha rede, ou seja, ao tentar pingar um google por exemplo ele não responde, a não ser que eu restart o serviço networking da maquina. Bom minha pergunta é, tem como manter este serviço ativo para acesso externo, fora da minha rede, ou estou esquecendo de configurar algo? Ah vale lembrar que sou leigo em Linux.

Desde já agradeço a todos.

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2013, 08:06 »
voce quer utilizar o server para qual serviço de rede? (proxy,servidor web, servidor de arquivos etc..)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2013, 08:44 »
Olá asantos-rj,

Esse comportamento que você descreve não é normal. Que tipo de conexão você usa?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2013, 09:31 »
Bom a rede aqui na empresa não é nada confiável confesso, esse é o primeiro linux que instalado e utilizamos uma conexão velox ligada a um balanceador PepLink. Não sei se consegui responder a pergunta, mas já agradeço a atenção.

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2013, 09:34 »
Bom a ideia é utilizar para uma intranet que será instalada por uma equipe de fora da empresa.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2013, 11:26 »
Na verdade queria saber se vc usa conexão por cabo ou wireless.

Diga outra coisa, vc instalou a partir de um CD de instalação, correto? Você verificou esse CD, antes da instalação?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2013, 11:37 »
Bom eu instalei através do Pen Driver, a versão eu baixei do site oficial, Ubuntu 13.04, Linux 3.8.0-19-generic, x86_64.
Minha conexão é cabeada sim.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2013, 11:38 »
No boot do pendrive há uma opção para verificar a mídia de instalação? Se tiver, use-a, confirme que está OK.

Caso o problema persista, considere usar o Ubuntu 12.04 LTS.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2013, 16:25 »
Verifiquei e não existe erro, vou baixar outra versão do Ubuntu e fazer testes.

Depois de testar eu informo o resultado.

Abraços e obrigado.

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2013, 10:16 »
Instalei a versão 12.04 do Ubuntu Server que você recomendou, configurei a rede com IP, Mask, Gateway, Dns, tudo certo, consigo pingar minha rede interna, consigo visualizar a maquina através de outro computador, mas não consigo pingar um endereço externo. O que estará faltando, consegue pensar em algo??

Abraços.

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2013, 10:22 »
voce esta tentando pingar um endereço por nome ou por IP? Tente as duas opções

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2013, 10:44 »
As duas opções...agora estou tentando parar o serviço de networking e estou tomando mensagem de Unknown instance.
Teve um momento que consegui estabelecer uma conexão, o ping foi com sucesso, então reiniciei o sistema e não foi mais..muito estranho.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2013, 11:08 »
Citar
agora estou tentando parar o serviço de networking e estou tomando mensagem de Unknown instance.
O serviço networking foi planejado pra ficar ativo enquanto a máquina estiver ativa. Então você pode iniciá-lo, pode reiniciá-lo, mas não pode pará-lo. Essa mensagem é esperada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline asantos-rj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #13 Online: 05 de Junho de 2013, 11:26 »
Citar
agora estou tentando parar o serviço de networking e estou tomando mensagem de Unknown instance.
O serviço networking foi planejado pra ficar ativo enquanto a máquina estiver ativa. Então você pode iniciá-lo, pode reiniciá-lo, mas não pode pará-lo. Essa mensagem é esperada.
OK..entendi. Eu acredito que o problema possa ser na rede mesmo, pois o meu windows 7 as vezes tem o mesmo problema. A questão é que quando entrei na empresa o rede já estava aqui e por sinal horrível, mas não posso mexer muito no momento pois não existe nem esquema da rede e só vendo, mas muito desorganizado. Bom agradeço pela ajuda  mas vou fazendo testes por aqui. Qualquer coisa volto a me comunicar.

Abraços e obrigado.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Mantendo serviço networking ativo
« Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2013, 11:30 »
Se não me engano, as quedas na rede cabeada (sua máquina usa rede cabeada, certo???) podem ser identificadas via dmesg, com o comando abaixo.

dmesg | grep eth0
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D