Autor Tópico: Drive de Vídeo no Asus k45vm  (Lida 3646 vezes)

Offline Dhonatandsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Drive de Vídeo no Asus k45vm
« Online: 14 de Fevereiro de 2014, 21:02 »
Tenho um Asus k45vm e além da HD intel 4000 ele também possui uma Nvidia 630M.

E estou com dificuldade em fazer a Nvidia 630M funcionar.

Alguém tem alguma solução? Sou usuário iniciante no mundo linux e gostaria de poder alternar entre a placa intel e a Nvidia pois uso muito o Gimp, inkscape e blender então preciso delas.

Desde já agradeço muito a atenção. :D

Dhonatan Pessanha
« Última modificação: 16 de Fevereiro de 2014, 10:26 por Dhonatandsp »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Drive de Vídeo no Asus k45vm
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2014, 21:07 »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Dhonatandsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Drive de Vídeo no Asus k45vm
« Resposta #2 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 07:38 »
Veja aqui: Utilizando tecnologia Nvidia Optimus (gráfico híbrido Intel + Nvidia)

Agradeço pela resposta, segui os passos e acabei de certa forma ferrando o Unity pois quando reiniciei a  tela ficou toda preta e só aparecia o ponteiro do mouse. Felizmente recuperei tudo fazendo uma reparação pelo live CD, acredito que devo ter errado algo ou sei lá. Como uso o notebook para fins profissionais me senti curvado a não tentar o procedimento outra vez.

De qualquer forma agradeço a atenção, ficarei no aguardo de algo mais automatizado.

Grato novamente

Dhonatan Pessanha

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Drive de Vídeo no Asus k45vm
« Resposta #3 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 09:44 »
Não tem como dar errado... porque você sempre usará o driver nativo da Intel. A placa da Nvidia só é usada quando você chama explicitamente pelo terminal, com os comandos optirun ou primusrun. Aliás, a placa da Nvidia fica desligada se você não usar esses comandos.

Você instalou o bumblebee? Eu experimentei tela preta ao instalar somente o driver da Nvidia.

Ahh, atualmente, quando eu faço login às vezes a tela fica preta apenas com o mouse, mas é só esperar que o desktop aparece. Será que é o mesmo problema?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Dhonatandsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Drive de Vídeo no Asus k45vm
« Resposta #4 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 10:07 »
Não tem como dar errado... porque você sempre usará o driver nativo da Intel. A placa da Nvidia só é usada quando você chama explicitamente pelo terminal, com os comandos optirun ou primusrun. Aliás, a placa da Nvidia fica desligada se você não usar esses comandos.

Você instalou o bumblebee? Eu experimentei tela preta ao instalar somente o driver da Nvidia.

Ahh, atualmente, quando eu faço login às vezes a tela fica preta apenas com o mouse, mas é só esperar que o desktop aparece. Será que é o mesmo problema?

Instalei sim.

Realmente quando existe uma atualização critica o sistema costuma se comportar dessa forma por alguns minutos mas no meu caso eu esperei por cerca de 40 minutos e nada.

A placa de video não tem sido tão fundamental pois não uso para jogos e no blender o desempenho do meu core i7 se mostrou melhor que a própria placa de video então deixa pra proxima.

OBS:

Parece que o ubuntu 14.04 vai ter um melhor suporte a placas de video em notebook

http://www.youtube.com/watch?v=Yt97e13ZMko


Atualmente estou usando esse recurso para economizar bateria no notebook.

http://www.edivaldobrito.com.br/dicas-de-coisas-para-fazer-depois-de-instalar-o-ubuntu-13-04-parte-9-melhorando-a-vida-da-bateria/


Agradeço novamente o suporte.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Drive de Vídeo no Asus k45vm
« Resposta #5 Online: 16 de Fevereiro de 2014, 10:21 »
No 14.04 ao instalar o driver da nvidia, é instalado o nvidia-prime automaticamente, esse pacote é o suporte oficial da Nvidia para placas gráficas hibridas.

Mas ele é meio limitado pelo que sei, você tem uma opção de ligar ou desligar a placa da nvidia no programa de configurações da Nvidia (nvidia settings). E só. Ou você usa sua placa da nvidia para rodar todo o desktop, inclusive seu jogo, blender ou outro programa, ou deixa ela desligada.

Prefiro a solução da comunidade, o bumblebee, embora mais complicado de configurar, ele é mais customizável. No 13.10 ele funciona bem. Mas no 14.04 eu tentei e não deu certo... parece que está rolando alguma incompatibilidade entre o kernel linux, o driver da nvidia e o bumblebee.

Boa sorte aí, a gente vai trocando umas figurinhas  :)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !