Autor Tópico: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?  (Lida 161040 vezes)

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #30 Online: 11 de Junho de 2013, 23:50 »
Bom galera, assim que der estarei migrando de S.O e testarei a Steam, espero poder jogar o CS numa boa  ;D
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #31 Online: 12 de Junho de 2013, 10:54 »
O site da caixa, internet banking, mudou e agora acesso sem problemas principalmente no Firefox.
Quanto ao resto, sempre tem um programa que substitui, as vezes, não tem uma interface agradável mas faz as mesmas coisas, mas, claro que alguns não tem a mesma qualidade dos software proprietários, mas que estão em constante evolução.
Meu exemplo específico eu sinto falta na verdade de um play de vídeo/música como o Media Play Classic, um programa simples que tem vários recursos, como opera-lo por um app do android, fazendo um controle remoto, muito bom quando estamos a ver alguma série deitado na cama e/ou sofá.
Outra coisa que senti falta nos players do Linux é a configuração da legenda, ou seja, no MPC se configura pelo tamanho da fonte tipo 18, 20, 22, etc, já no VLC tem só a opção de pequena, grande, e média. Também no MPC é proporcional, ou seja, quando está com a tela pequena a legenda fica proporcional a tela, quando maximiza ela aumenta automaticamente. Já no VLC não funciona da mesma maneira.
No começo eu pensei que como o Media Play Classic é open source teria uma versão para Linux, mas infelizmente não há.
São configurações simples, que estamos acostumados, e não encontramos, pelo menos ainda, nos novos programas que encontramos no Linux.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #32 Online: 12 de Junho de 2013, 11:42 »
O site da caixa, internet banking, mudou e agora acesso sem problemas principalmente no Firefox.
Quanto ao resto, sempre tem um programa que substitui, as vezes, não tem uma interface agradável mas faz as mesmas coisas, mas, claro que alguns não tem a mesma qualidade dos software proprietários, mas que estão em constante evolução.
Meu exemplo específico eu sinto falta na verdade de um play de vídeo/música como o Media Play Classic, um programa simples que tem vários recursos, como opera-lo por um app do android, fazendo um controle remoto, muito bom quando estamos a ver alguma série deitado na cama e/ou sofá.
Outra coisa que senti falta nos players do Linux é a configuração da legenda, ou seja, no MPC se configura pelo tamanho da fonte tipo 18, 20, 22, etc, já no VLC tem só a opção de pequena, grande, e média. Também no MPC é proporcional, ou seja, quando está com a tela pequena a legenda fica proporcional a tela, quando maximiza ela aumenta automaticamente. Já no VLC não funciona da mesma maneira.
No começo eu pensei que como o Media Play Classic é open source teria uma versão para Linux, mas infelizmente não há.
São configurações simples, que estamos acostumados, e não encontramos, pelo menos ainda, nos novos programas que encontramos no Linux.

O mais próximo do MPC que vi é o Mplayer, tem ele na central de programas. A interface é bem parecida e toca áudio e video.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #33 Online: 12 de Junho de 2013, 14:24 »
carlos.bagiston Infelizmente alguns programas não estão disponíveis para as distros Linux ou os que tem não exercem a mesma qualidade  :-\ .

Sei que isso pode mudar mais até aparecer empresas/desenvolvedores dispostos a se dedicares a esses programas vai levar um certo período.

Mas acredito que isso vá mudar bastante e já tem mudado nos últimos tempos. 
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #34 Online: 12 de Junho de 2013, 14:51 »
No VLC, mesmo havendo poucas opções quanto a tamanho de legenda, o tamanho padrão é suficiente para a maioria dos casos. Esse tamanho se adapta bem a vídeos das mais diversas resoluções. Sem falar em legendas no formato SSA, que diferente do SRT, possui muito mais opções de fonte, animações, etc. Para legendas SSA, o VLC é o melhor que conheço para Linux, por exemplo.

Mas tem algo no VLC que nunca consegui fazer funcionar: Quando vou escolher a fonte de uma legenda, não tenho a opção de escolhê-la em estilo Negrito, Itálico ou similares. Não posso escolher, por exemplo, Arial em estilo negritado. A fonte fica sempre na espessura padrão da fonte. O que eu faço para contornar isso é arrumando uma fonte já com negrito incluso. Geralmente, para isso, escolho a fonte Arial Rounded (que obtive a partir de uma instalação do Office 2003), e ativo as opções que põem uma sombra e um background em cada bloco de legenda. (Ferramentas -> Preferências -> Legendas e OSD -> Add a Shadow & Add a Background).

Fazendo isso, a legenda fica ótima para assistir. Fica bem visível, sem ficar ruim de ler em fundos brancos.

blackwinds

  • Visitante
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #35 Online: 12 de Junho de 2013, 19:42 »
Rodo counter strike,world of warcraft,pelo wine sem problemas,da para jogar no linux.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #36 Online: 12 de Junho de 2013, 22:51 »
Counter Strike já tem versão nativa para Linux à algum tempo
Citar
http://store.steampowered.com/app/240/

O VLC tem 5 tamanhos de legenda disponíveis, tem 4 espessuras de linha de legendas e pode-se colocar a legenda em qualquer cor e com qualquer fonte que tiver instalada... arial black é praticamente arial em negrito e se não for o suficiente é só aumentar a espessura.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #37 Online: 12 de Junho de 2013, 22:58 »
Caraca não tem essa de ficar no Windows.
Estou vendo aqui a maioria das coisas que faço roda no Linux e caso não rode tem o Wine, caso não de certo tem o VirtualBox, onde pode colocar o Windows Xp ou o 7 numa boa.

Agora outra dúvida galera, qual versão do sistema escolher ? 32 bits ou 64 bits ? O notebook é o da assinatura.
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #38 Online: 12 de Junho de 2013, 22:59 »
qual versão do sistema escolher ? 32 bits ou 64 bits ? O notebook é o da assinatura.

Geralmente, Dell Inspiron = 64-bit. Quanto à RAM, não te preocupa. Se o processador é 64-bit, põe 64-bit. Salvo se realmente ficar muito lento mesmo (aí entra o 32-bit), o que no caso do Inspiron, acho pouco provável.
« Última modificação: 12 de Junho de 2013, 23:01 por Eliseu Carvalho »

Offline NexusX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #39 Online: 13 de Junho de 2013, 00:21 »
Então vai ser o 64 Bits que vou baixar.

Realmente nunca tive problemas com a versão 64 bits do Windows nesse hardware, acredito que o Xubuntu 64 bits rode numa boa.
Notebook Dell INSPIRON 1545  - Core 2 Duo 2.20 GHz / 3Gb RAM DDR2 / HD 500 Gb / Xubuntu 12.04

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #40 Online: 13 de Junho de 2013, 00:42 »
Citar
Quanto à RAM, não te preocupa. Se o processador é 64-bit, põe 64-bit.

+1

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #41 Online: 13 de Junho de 2013, 07:02 »
Então vai ser o 64 Bits que vou baixar.

Realmente nunca tive problemas com a versão 64 bits do Windows nesse hardware, acredito que o Xubuntu 64 bits rode numa boa.

Xubuntu 12.04 64 bits fica um foguete na tua máquina de rápido.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #42 Online: 13 de Junho de 2013, 10:51 »
O VLC tem 5 tamanhos de legenda disponíveis, tem 4 espessuras de linha de legendas e pode-se colocar a legenda em qualquer cor e com qualquer fonte que tiver instalada... arial black é praticamente arial em negrito e se não for o suficiente é só aumentar a espessura.

Mesmo havendo 4 espessuras de linhas de legenda, a maior delas não deixa realmente a fonte em estilo negritado. Ela meio que só muda a espessura da sombra (ou contorno da legenda). Além disso, a Arial Black é muito mais espessa, quando comparada a outras legendas em negrito.

Outra coisa: pelo menos no Ubuntu, você pode escolher qualquer fonte do computador, mas você não consegue escolher uma fonte em variação de estilo negrito (pelo menos não tão facilmente, pois em meio às centenas de configurações avançadas que o programa oculta, li que é possível forçar negrito nas fontes). A Arial Rounded que usei é negritada por natureza, sendo mais espessa que as outras fontes, ao passo que não é tão exagerada quanto a Arial Black (sem falar que a fonte tem cantos arredondados).

Essas são algumas das limitações que tenho encontrado no VLC no Ubuntu, em comparação ao Media Player Classic do Windows (obviamente com codecs instalados). Sei que não é o MPC que renderiza as legendas no Windows, e sim pacotes de codecs instalados, mas ainda sim uma coisa é fato: o MPC com os devidos codecs é mais completo e intuitivo que o VLC no Ubuntu. Mas ao menos para mim, isso não me é impedimento algum, pois o VLC me satisfaz plenamente com as opções de legenda que ele possui.

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #43 Online: 13 de Junho de 2013, 10:54 »
o MPC com os devidos codecs é mais completo e intuitivo que o VLC no Ubuntu.

Estranho não haver MPC pra Linux. Afinal, é open source... Mas tenta aí o MPlayer pra ver se atende.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Ubuntu, continuar ou não nessa distro ?
« Resposta #44 Online: 13 de Junho de 2013, 11:54 »
Olha o Media Player Classic Linux aqui gente :

http://sourceforge.net/projects/mpc-le/

Acho que ainda não tá pronto.
« Última modificação: 13 de Junho de 2013, 11:57 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2