Autor Tópico: central de programas e gerenciador de atualizações não funcionam (Resolvido)  (Lida 8808 vezes)

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: central de programas e gerenciador de atualizações não funcionam
« Resposta #15 Online: 22 de Abril de 2013, 01:28 »
Vc andou instalando algum PPA ou programa que não faz parte do repositório oficial do Ubuntu?

Vc já reinstalou várias vezes esses aplicativos, a não funcionou, pode ser problema de alguma dependência que é comum aos dois. Eu estou vendo aqui pelo Synaptic, e percebi que os dois tem em comum o python. Tem também alguns outros pacotes em comum. Quando vc desinstala e instala novamente a Central de Programas e o programa de Update, essas dependências não são alteradas, pois o resto do sistema também depende de um pacote ou outro. Instale o Synaptic (sudo apt-get install synaptic) e vá dando uma olhada, se tiver paciência. Esse Synaptic também serve para instalar programas e vc pode atualizar o sistema por ele também. Aí vc vai vendo os pacotes em comum, e vai pedindo para reinstalar, um por um.

Esse problema que vc teve não é comum, nenhum programa para de funcionar assim do nada. Ou você andou instalando programas ou atualizando o sistema com auxilio de PPA's (repositórios de terceiros, não suportado oficialmente pela Canonical) ou até mesmo baixando direto e instalando (e isso pode ter contribuido para o problema, deve ter alterado algum pacote essencial), ou seu HD está com problemas e está falhando (já aconteceu comigo, alguns programas paravam de responder, sistema congelava, teve vez de eu atualizar o sistema e conseguir dar boot depois somente com versão do kernel antigo, acontecia uns negócios que não tinha explicação).
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: central de programas e gerenciador de atualizações não funcionam
« Resposta #16 Online: 22 de Abril de 2013, 05:55 »

Não posso reinstalar o S.O. agora, pois isso leva um tempo que não tenho no momento.......

Execute um sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade, se der erro, poste o resultado aqui.


Quando tu tiver um tempinho, faça o que o Amigo lhe disse, okay.  ;)
« Última modificação: 22 de Abril de 2013, 05:56 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline fixrubens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: central de programas e gerenciador de atualizações não funcionam
« Resposta #17 Online: 20 de Junho de 2013, 13:45 »
Vc andou instalando algum PPA ou programa que não faz parte do repositório oficial do Ubuntu?

Vc já reinstalou várias vezes esses aplicativos, a não funcionou, pode ser problema de alguma dependência que é comum aos dois. Eu estou vendo aqui pelo Synaptic, e percebi que os dois tem em comum o python. Tem também alguns outros pacotes em comum. Quando vc desinstala e instala novamente a Central de Programas e o programa de Update, essas dependências não são alteradas, pois o resto do sistema também depende de um pacote ou outro. Instale o Synaptic (sudo apt-get install synaptic) e vá dando uma olhada, se tiver paciência. Esse Synaptic também serve para instalar programas e vc pode atualizar o sistema por ele também. Aí vc vai vendo os pacotes em comum, e vai pedindo para reinstalar, um por um.

Esse problema que vc teve não é comum, nenhum programa para de funcionar assim do nada. Ou você andou instalando programas ou atualizando o sistema com auxilio de PPA's (repositórios de terceiros, não suportado oficialmente pela Canonical) ou até mesmo baixando direto e instalando (e isso pode ter contribuido para o problema, deve ter alterado algum pacote essencial), ou seu HD está com problemas e está falhando (já aconteceu comigo, alguns programas paravam de responder, sistema congelava, teve vez de eu atualizar o sistema e conseguir dar boot depois somente com versão do kernel antigo, acontecia uns negócios que não tinha explicação).

Esta dica é completa, concordo em tudo que vc disse. Pena que não tentei isso, pois estava com pressa para resolver o problema (próxima citação).

Offline fixrubens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: central de programas e gerenciador de atualizações não funcionam
« Resposta #18 Online: 20 de Junho de 2013, 13:47 »
Quando tu tiver um tempinho, faça o que o Amigo lhe disse, okay.  ;)

Não sei se posso dizer que resolvi. O fato é que resolvi meu problema da seguinte maneira: Instalei outra interface (KDE) - tudo ok (Funcionou). Depois instalei a interface do Xubuntu e neste, só a Central de Programas não funcionou, então utilizei novamente a sua dica, e deu certo dessa vez:

Já tentou isso: Abra o Gerenciador de Pacotes Synaptic > menu editar > corrigir pacotes quebrados depois: clique no botão Recarregar > feche e veja se funciona agora.

 :D :D Muito grato a todos pelas dicas!!!! :D :D
« Última modificação: 20 de Junho de 2013, 13:52 por fixrubens »