Autor Tópico: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?  (Lida 41059 vezes)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #15 Online: 10 de Junho de 2013, 18:47 »
O MATE é a mesma coisa que o XFCE (mesmo peso)?

-no meu netbook o MATE consumiu menos memoria que o XFCE

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2013, 18:52 »
Hmmm...

Acho que vou instalar o Xubuntu e ver o seu desempenho, o que acham?
O Linux Mint também tem uma versão com XFCE, mas acho que é melhor o Xubuntu né?

clodoaldops

  • Visitante
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2013, 19:00 »
-se for usar xfce >> Xubuntu-13.04
-se for usar mate >> Linuxmint-15-MATE ou Snowlinux-4-frosty >> derivados do ubuntu-13.04

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2013, 19:17 »
Ok =)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #19 Online: 10 de Junho de 2013, 22:19 »
Caramba, o Xubuntu precisa de 512MB + de RAM depois de instalado.
Não teria uma distro mais leve não?
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 22:25 por Renan Rischiotto »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #20 Online: 10 de Junho de 2013, 22:27 »
Linux Mint com Mate.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #21 Online: 10 de Junho de 2013, 22:53 »
Quais os requisitos do Linux Mint MATE?
Pow, será que não existe uma distro que seje leve como o Windows XP? XP se não me engano roda com 128MB

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #22 Online: 10 de Junho de 2013, 23:02 »
existe um ambiente chamado razor qt que melhor que xp ta aqui o link pra ele:

http://www.diolinux.com.br/2012/10/ambiente-grafico-mais-leve-para-linux.html

Como desinstalar  Razor-qt ?¿?

Comandos (Ctrl + Alt + T)

No Fedora

# su -c 'yum -y remove razorqt*'


No Ubuntu

# sudo apt-get -y remove razorqt*
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 23:05 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #23 Online: 10 de Junho de 2013, 23:18 »
Quais os requisitos do Linux Mint MATE?
Pow, será que não existe uma distro que seje leve como o Windows XP? XP se não me engano roda com 128MB

XP com 128MB? Rodar até roda, mais daí a ser "utilizável" é outra coisa.

Meu antigo PC com Xp só rodava bem mesmo com 512MB ou mais de ram. Com 256 MB ficava "mais ou menos", mas depois que abria alguns aplicativos simultaneamente (browser, player de vídeo) o sistema começava a perder suavidade.

Acho que os ambientes atuais do Linux que se equivalem ao Windows XP neste aspecto (com a vantagem de ainda terem suporte por um bom tempo) são o Xfce, lxde e o MATE. Existem outros mais leves (como já ditos pelos demais colegas), porém não os considero tão estáveis e/ou com tantos recursos como esses três.

Se fosse para escolher um deles eu iria de MATE (talvez Xfce), porém os outros dois também são uma bela escolha.

Em ordem de leveza colocaria lxde, Xfce, MATE, ou seja, lxde o mais leve e MATE o mais pesado (ressaltando que todos são bem leves).

Porém em matéria de recursos "out of the box", seria exatamente o inverso, com o MATE sendo o mais completo e o lxde o menos completo.

Ressalto, porém, que mesmos nestes aspectos, a diferença entre eles é sutil. Sendo assim, a escolha vai do gosto de cada um ao utilizá-los na prática (minha sugestão, experimente-os e veja com qual deles se adapta melhor).
« Última modificação: 10 de Junho de 2013, 23:23 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #24 Online: 11 de Junho de 2013, 00:26 »
Só meus 2 centavos. O colega perguntou sobre ambiente gráfico, sendo assim as indicações seriam:

Gnome
KDE
XFCE
LXDE
Enlightenment
ou até mesmo o Razor qt já mencionado.

Desses acima talvez o mais leve seja o LXDE, não testei o Razor qt para opinar.

Mas se quiser leveza mesmo teria que optar por uma Gerenciador de janelas leve, como algum Box da vida:

OpenBox
Blackbox
Fluxbox

O Windowmaker sem dúvida é outra opção.

Infelizmente, quanto mais leve o gerenciador de janelas maiores as dificuldades na customização e falta de recursos presentes nos "grandes" ambientes gráficos. Afinal não se pode ter tudo!

Mas em se tratando de "ambiente gráfico", ou seja: Um ambiente de desktop que forneça ícones, pastas, barra de ferramentas, papéis de parede e habilidades como arrastar e soltar, o primeiro grupo listado seriam as opções.
Infelizmente pra mim hoje não consigo mais usar gerenciador leve de janelas, simplesmente por serem tão minimalistas que não existem recursos pra mim hoje fundamentais, como usar o Samba de maneira simples, direta e eficaz!

Há sim, o LXDE usa o OpenBox como gerenciador de Janelas!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline alisson_sdj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 192
  • A leitura engrandece a alma.
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #25 Online: 11 de Junho de 2013, 00:37 »
obrigado EdvaldoSCruz por gostar da indicação e achei galactus suas palavras muito boas e dentro delas lhe digo que sria otimo você testar o razor-qt
“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.” Alan Kay

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #26 Online: 11 de Junho de 2013, 07:24 »
obrigado EdvaldoSCruz por gostar da indicação e achei galactus suas palavras muito boas e dentro delas lhe digo que sria otimo você testar o razor-qt

Garotão, a questão não é de testa-lo ou não e sim, que quando postar o procedimento da instalação dele "razor-qt", tem que postar como removê-lo e não deixar pela metade a explicação. Entendeste  ::)
« Última modificação: 11 de Junho de 2013, 07:26 por EdvaldoSCruz »
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2013, 07:39 »
Só meus 2 centavos. O colega perguntou sobre ambiente gráfico, sendo assim as indicações seriam:

Gnome
KDE
XFCE
LXDE
Enlightenment
ou até mesmo o Razor qt já mencionado.

Desses acima talvez o mais leve seja o LXDE, não testei o Razor qt para opinar.

Mas se quiser leveza mesmo teria que optar por uma Gerenciador de janelas leve, como algum Box da vida:

OpenBox
Blackbox
Fluxbox

O Windowmaker sem dúvida é outra opção.

Infelizmente, quanto mais leve o gerenciador de janelas maiores as dificuldades na customização e falta de recursos presentes nos "grandes" ambientes gráficos. Afinal não se pode ter tudo!

Mas em se tratando de "ambiente gráfico", ou seja: Um ambiente de desktop que forneça ícones, pastas, barra de ferramentas, papéis de parede e habilidades como arrastar e soltar, o primeiro grupo listado seriam as opções.
Infelizmente pra mim hoje não consigo mais usar gerenciador leve de janelas, simplesmente por serem tão minimalistas que não existem recursos pra mim hoje fundamentais, como usar o Samba de maneira simples, direta e eficaz!

Há sim, o LXDE usa o OpenBox como gerenciador de Janelas!
Concordo em gênero, número e grau. Principalemente com relação a usar o Samba de maneira simples, direta e eficaz, pois é uma das comodidades que mais me agradam e que mais poupa tempo quando você presta suporte a alguém por telefone sem ter uma conexão remota disponível.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline alisson_sdj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 192
  • A leitura engrandece a alma.
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #28 Online: 11 de Junho de 2013, 15:19 »
entendi EdvaldoSCruz obrigado pela dica. ;D
“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo.” Alan Kay

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Qual é o ambiente gráfico mais leve que existe?
« Resposta #29 Online: 12 de Junho de 2013, 00:25 »
Olá!

Dentre os "ubuntus" creio que os mais famosos são:

-Ubuntu: UNITY: interface um pouco pesada mas com muitos recursos interessante(alguns até desnecessários)
-Kubuntu: interface KDE que é meio pesada, quase tanto quanto a unity e também é uma interface muito completa
-Xubuntu: esse sistema traz a XFCE como padrão e tem uma interface bem mais leve do que as dos sistemas ditos acima e que também tem uma quantidade boa de recursos e funcionalidades
-Lubuntu: ao meu ver a mais leve dentre as ditas acima, porem ela vem com poucos pacotes e funcionalidades instaladas por padrão o que vai fazer com que você tenha um pouco mais de trabalho.

Você pode instalar o gnome classic que também traz a opção sem efeitos de modo fácil na tela de login. O gnome classic tem praticamente o mesmo peso do XFCE e tem recursos excelentes, o problema é o nautilus que é pesado.

Você encontra facilmente os links para instalar o gnome na internet(não vou colocar nenhum aqui, porque tem sempre alguém que nos culpa por sair instalando tudo errado e desconfigurando a maquina).

Como já citado pelos colegas : quanto mais leve a interface menos recursos teremos

Sobre os gerenciadores super leves de janelas, creio que são um pouco pobres para uso multimédia continuo.(se usar a maquina para isso pode ser que sofra um pouco)

Para um usuário final que não tenha muita experiência, e que não queira usar muito os terminais por receito ou por simplesmente não gostar eu recomendo o Xubuntu.

Se quiser você também pode instalar um gerenciador de janela mais leve, isso vai dar uma "boa turbinada" no sistema.

Agora se realmente necessitar usar uma interface "ultraleve" veja as os postes já feitos aqui e que sugerem interfaces com essa proposta.

Espero ter ajudado!