Autor Tópico: Controle de PSX na paralela  (Lida 24557 vezes)

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Controle de PSX na paralela
« Online: 18 de Setembro de 2006, 00:57 »
Alguem pelo amor de deus sabe como fazer isso em nosso querido Dapper???
Eu simplismente fiz "quase" tudo, pois se eu tivesse sucesso teria feito tudo, mas tenho o péssimo costume de não testar justamente o massete que é a solução!

Agradeço desde ja amigos, se achar um tópico ou algo do tipo com a solução, por favor vamos dar um jeito para que ele fique Fixo aqui no forum.

Abraço á todos!

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2006, 01:04 »
uma vez eu fiz funcionar o meu controle de PSX,eu usei um tutorial do morimoto (o criador do kurumin)
do guia do hardware.. mas não sei qual o link agora,mas aquele la só funcionava os normais (sem os analogicos)
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #2 Online: 26 de Setembro de 2006, 01:12 »
Galera, ainda estou tentando instalar esse controle de PSX na porta paralela, não obtive nenhuma informação adequada, mas eu vi em alguns tutoriais por ai que outras distros usam uma tal de joydev e gamecon que para minha infelicidade não vem instaladas no Ubuntu e simplismente não tem no Synaptic (gerenciador de pacotes).

Alguma idéia??? Será que tem algum site para que eu posso baixar esses benditos "modules" ou instala-los no Ubuntu 6.06 ????

Vlws!

PS: Nem peçam para que ue procure no Synaptic, porque eu ja revirei ele todo, a menos que o joydev e o gamecon estejam com outro nome, mesmo assim, agradeço qualquer ajuda mesmo! to cansado de procurar!

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #3 Online: 26 de Setembro de 2006, 01:49 »
cara, sem querer te desanimar...
mas eu já tentei instalar meu controle de playstation no ubuntu também, instalei inclusive esses módulos que vc citou, mas nada funcionou :(
o único lugar que eu vi esse controle funcionando foi no kurumim
tenta no forum do guia do hardware talvez alguém te ajuda lá...

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #4 Online: 26 de Setembro de 2006, 10:19 »
Segui o tutorial do Morimoto e não funcionou no Dapper, estou quase comprando um adaptador USB para ver se finalmente consigo fazer rodar o meu controle de Playstation.

Sou fã de emuladores e não agüento mais jogar o ZSNES e o EPSXE no teclado... é dose, só jogo RPG's, jogo de ação ou corrida no teclado é muito ruim!  :(
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #5 Online: 26 de Setembro de 2006, 13:21 »
É galera, to vendo que ficaremos sem Controle PSX no Ubuntu, ja que simplesmente não há solução!!!
Seria bom se a galera do DirectPad que fizeram o driver para Windows XP fizessem um desses para Linux =/

Mas eu vou estudar o porque funciona no Kurumin e não no Dapper!!!

Abraços!!!

PS: Continuem postando idéias, tópicos, ou o que possa ajudar, não deixem de pensar nos modules Joydev e gamecon.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2006, 16:14 »
Alguém sabe se o adaptador USB funciona sem problemas? uma vez li no viva o linux, que é totalmente plug 'n' play.

Se for verdade, acho que é a nossa solução para usar os controles de PSX no Linux...  :-\
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #7 Online: 27 de Setembro de 2006, 12:54 »
Eu vejo mais chances do adaptador USB pegar, no entanto, precisa do driver... de qualquer forma eu não estou podendo comprar nem se quer briga, então eu fico sem controle no Linux, que remédio?!=/

PS: Li algo a respeito da BIOS uma função L2 CACHE ENABLE/DISABLE que quando estiver ENABLE dá conflito e não deixa a Paralela funcionar direito no Linux, alguem pode confirmar ou desmentir? Eu ja testei ENABLE e DISABLE e não vi diferença, mas vou parar de preguiça e pesquisar agora mesmo o que é esse L2 CACHE...

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #8 Online: 05 de Outubro de 2006, 13:50 »
Eu falei que iria descrobrir!!!!

Pois é pessoal, ao contrário do pessoal que fez os diversos tutoriais por ai, eu concentrei todas as minhas atenções em problemas, ou seja, descobrir o porque do controle PSX não funcionar no Ubuntu.

simplismente nós devemos desativar a lp e ativar o joystick ¬¬ é mole??? o problema era simplismente conflito e ninguem soube dizer!!! ai vai alguns comandos:

sudo rmmod lp
modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0

digite nano /etc/modules e edite o arquivo apenas comentando (comentar significa inserir um caracterer # antes da linha de comando) lp

Citar
# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

#lp
psmouse
nvidia
gamecon map=0,7,0,0,0,0

E pronto!!!
Bom proveito á todos!!!!

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #9 Online: 05 de Outubro de 2006, 14:13 »
Valeu!!! com certeza irei testar! o mais engraçado é que eu poderia ter descoberto isso até sem querer, porque todas as vezes que preciso imprimir no vmware sou obrigado a matar o módulo lp...

Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2006, 17:23 »
heheheheh boa polaco!!!
O mais importante é que agora sabemos porque alguns periféricos não funcionam hehehhe
Anyway, estou em divertindo com meu controle no Linux e o XMAME rodando todos os maravilhosos jogos de Arcade que pegam muito bem hehehhehe

Ai vai uma dica pra quem não sabe, depois de instalar o controle, obviamente irá querer jogar algo, então sugiro que baixe o XMAME e o GXMAME, o XMAME pode ser instalado pelo Synaptic, na verdade, deve ser para não dar dor de cabeça, ai é só baixar o GXMAME e instalar pelo Shell, ele aparecerá em Aplicações > Jogos.

Como no Linux você resolve um problema e ja tem outro na fila, estou tentando resolver a questão do "Mouse louco", creio que todos vocês passam por este problemas, quando o mouse perde o sincronismo da roda e fica que nem louco pra um lado e para o outro clicando...

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #11 Online: 16 de Outubro de 2006, 22:20 »
valeu a dica!!
aqui agora também tá funcionando blz

agora é minha vez de dar uma dica também...
para configurar o joystick tem um programa chamado jscalibrator
para instalar vá em Adcionar/Remover... e procure por joystick
flw

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2006, 14:26 »
É preciso instalar os módulos joydev e o gamecon e depois desativar a lp ou é só desativar a lp que o ubuntu vai reconhecer o controle???
« Última modificação: 27 de Outubro de 2006, 14:30 por leandrovargas »
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2006, 16:25 »
É preciso instalar os módulos joydev e o gamecon e depois desativar a lp ou é só desativar a lp que o ubuntu vai reconhecer o controle???

Instalar o joydev e o gamecon, posteriormente desativar o módulo lp

Ainda não testei no Edgy, mas provavelmente funciona também. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2006, 06:08 »
Só um comentário. Eu comprei lá na Sta Efigência um pad igualzinho o de PSX analógico mas era USB. Paguei 30 reais. Cheguei aqui, pluguei na USB frontal e já tava funcionando. Simples assim.

Fica ai a sugestão pra quem quer o Pad de PSX, compre aqueles USB no mesmo formato, ou aquele adaptados pra entrar na USB.

Dai se quiserem pode instalar o "joystick" la no synaptic pra vir ferramenta de calibragem e talz. E no Edgy tem ainda o "joy2key" que faz com que as teclas do joy sejam convertidas em teclas do teclado pra você usar ele até em jogos que não tenham suporte a joystick.

[]s