Autor Tópico: Controle de PSX na paralela  (Lida 24559 vezes)

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #15 Online: 16 de Novembro de 2006, 04:28 »
tem como jogar com os analogicos e com motores? se souber me fale por favor
valeu


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #16 Online: 16 de Novembro de 2006, 08:12 »
tem como jogar com os analogicos e com motores? se souber me fale por favor
valeu

Ainda não testei os analógicos, mas a probabilidade de funcionar é grande, porém o que com certeza não vai funcionar é a função "rumble" (vibração) devido a problemas físicos mesmo, a menos que você possua um adaptador com alimentação externa de energia.

O problema é que a porta paralela não fornece energia suficiente para os motores de vibração funcionarem, e isto independe de sistema operacional.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #17 Online: 16 de Novembro de 2006, 08:48 »
tem como jogar com os analogicos e com motores? se souber me fale por favor
valeu

Ainda não testei os analógicos, mas a probabilidade de funcionar é grande, porém o que com certeza não vai funcionar é a função "rumble" (vibração) devido a problemas físicos mesmo, a menos que você possua um adaptador com alimentação externa de energia.

O problema é que a porta paralela não fornece energia suficiente para os motores de vibração funcionarem, e isto independe de sistema operacional.
eu sei desse datalhe,conheço esse esquema a muito tempo,eu consigo fazer funcionar os motores no ePSXe do windows,só nunca vi um programa que funcione isso no linux


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #18 Online: 16 de Novembro de 2006, 09:23 »
tem como jogar com os analogicos e com motores? se souber me fale por favor
valeu

Ainda não testei os analógicos, mas a probabilidade de funcionar é grande, porém o que com certeza não vai funcionar é a função "rumble" (vibração) devido a problemas físicos mesmo, a menos que você possua um adaptador com alimentação externa de energia.

O problema é que a porta paralela não fornece energia suficiente para os motores de vibração funcionarem, e isto independe de sistema operacional.
eu sei desse datalhe,conheço esse esquema a muito tempo,eu consigo fazer funcionar os motores no ePSXe do windows,só nunca vi um programa que funcione isso no linux

Não sei qual é o plugin que você está utilizando em seu emulador, mas dê uma testada no padjoy, pelo o que eu pesquisei agora, ele configura os manches analógicos do controle do Playstation.

Visite a página http://www.ammoq.com/ para mais informações e o download do mesmo. ;)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #19 Online: 16 de Novembro de 2006, 23:35 »
Não sei qual é o plugin que você está utilizando em seu emulador, mas dê uma testada no padjoy, pelo o que eu pesquisei agora, ele configura os manches analógicos do controle do Playstation.

Visite a página http://www.ammoq.com/ para mais informações e o download do mesmo. ;)
amigo me da uma ajuda como instalar esse driver,não consegui compreender aqueles textos pois estavam em ingles
valeu


Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #20 Online: 18 de Novembro de 2006, 06:08 »
puts esto vendo que não vou poder usar os controles que tenho aqui,tudo que tentei nada funciona
o meu PSX da paralela é um PSX normal (não-analogico)+um psx analógico no mesmo conector.
qualquer um que tento nada funciona,por favor alguem que souber como fazer isso ou saber algum lugar que ensine (menos aquele tutorial do morimoto,pois o tutorial não funciona!).
jogar ePSXe,zsnes e outros emuladores pelo teclado é muito chato,suplico a ajuda de quem puder ajudar
valeu


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2006, 08:24 »
Olá, desculpa não ter respondido antes, passei o fim de semana inteiro longe da internet.

Bem, vamos lá:

Primeiro de tudo, você "matou" o módulo "lp" e carregou o "joydev" como o colega MalGaniz havia instruído?

Código: [Selecionar]
sudo rmmod lp
sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0

Se está tudo certo, vamos ao próximo passo, que é opcional, o controle do Playstation normal funciona sem problemas sem usar este plugin alternativo, mas caso você ainda o queira, baixe o arquivo padJoy082.tgz que está na página que eu lhe passei, descompacte e execute o comando make.

Depois de compilar, entre no diretório e copie o arquivo libpadJoy-0.8.so para o diretório "plugins" do epsxe.

O próximo passo é entrar novamente no diretório onde o driver foi compilado e copiar para a pasta "cfg" do emulador o arquivo cfgPadjoy.

Pronto! o novo plugin estará compilado e instalado, podendo ser configurado pelo próprio emulador.  ;D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #22 Online: 20 de Novembro de 2006, 08:41 »
Olá, desculpa não ter respondido antes, passei o fim de semana inteiro longe da internet.

Bem, vamos lá:

Primeiro de tudo, você "matou" o módulo "lp" e carregou o "joydev" como o colega MalGaniz havia instruído?

Código: [Selecionar]
sudo rmmod lp
sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0

Se está tudo certo, vamos ao próximo passo, que é opcional, o controle do Playstation normal funciona sem problemas sem usar este plugin alternativo, mas caso você ainda o queira, baixe o arquivo padJoy082.tgz que está na página que eu lhe passei, descompacte e execute o comando make.

Depois de compilar, entre no diretório e copie o arquivo libpadJoy-0.8.so para o diretório "plugins" do epsxe.

O próximo passo é entrar novamente no diretório onde o driver foi compilado e copiar para a pasta "cfg" do emulador o arquivo cfgPadjoy.

Pronto! o novo plugin estará compilado e instalado, podendo ser configurado pelo próprio emulador.  ;D

bem o comando
Código: [Selecionar]
$ sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-386/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Unknown symbol in module, or unknown parameter (see dmesg)
ta saindo esse erro. o engraçado que esses meus joystick eu havia passado trabalho para configurar ele no windows tambem,era um driver especial que eu usava (não lembro agora),mas ele nada mais é que um normal+um analogico na mesma porta paralela

do que pode ser esse erro? se tenho que mudar os numeros:0,7,0,0,0,0 eles são referentes a que?
muito obrigado


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2006, 13:42 »
Olá, desculpa não ter respondido antes, passei o fim de semana inteiro longe da internet.

Bem, vamos lá:

Primeiro de tudo, você "matou" o módulo "lp" e carregou o "joydev" como o colega MalGaniz havia instruído?

Código: [Selecionar]
sudo rmmod lp
sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0

Se está tudo certo, vamos ao próximo passo, que é opcional, o controle do Playstation normal funciona sem problemas sem usar este plugin alternativo, mas caso você ainda o queira, baixe o arquivo padJoy082.tgz que está na página que eu lhe passei, descompacte e execute o comando make.

Depois de compilar, entre no diretório e copie o arquivo libpadJoy-0.8.so para o diretório "plugins" do epsxe.

O próximo passo é entrar novamente no diretório onde o driver foi compilado e copiar para a pasta "cfg" do emulador o arquivo cfgPadjoy.

Pronto! o novo plugin estará compilado e instalado, podendo ser configurado pelo próprio emulador.  ;D

bem o comando
Código: [Selecionar]
$ sudo modprobe gamecon mp=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-386/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Unknown symbol in module, or unknown parameter (see dmesg)
ta saindo esse erro. o engraçado que esses meus joystick eu havia passado trabalho para configurar ele no windows tambem,era um driver especial que eu usava (não lembro agora),mas ele nada mais é que um normal+um analogico na mesma porta paralela

do que pode ser esse erro? se tenho que mudar os numeros:0,7,0,0,0,0 eles são referentes a que?
muito obrigado

Opa! Desculpa o erro foi meu, li denovo o que eu tinha postado e vi que o comando está errado, o correto é:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe gamecon  map=0,7,0,0,0,0
Faltou um "a" no comando.  :-[

Pode fazer, com certeza agora ele irá carregar o módulo!

Você havia perguntado sobre o que significava esses números, não? não tenho certeza sobre todos, mas eles indicam para o módulo o tipo do controle e quantidade que será utilizada, no exemplo o número 7, significa que será utilizado um joystick de playstation, se fosse 1, significaria que o joystick instalado na porta paralela é de snes, e por aí vai.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #24 Online: 20 de Novembro de 2006, 20:04 »
Opa! Desculpa o erro foi meu, li denovo o que eu tinha postado e vi que o comando está errado, o correto é:

Código: [Selecionar]
sudo modprobe gamecon  map=0,7,0,0,0,0
Faltou um "a" no comando.  :-[

Pode fazer, com certeza agora ele irá carregar o módulo!

Você havia perguntado sobre o que significava esses números, não? não tenho certeza sobre todos, mas eles indicam para o módulo o tipo do controle e quantidade que será utilizada, no exemplo o número 7, significa que será utilizado um joystick de playstation, se fosse 1, significaria que o joystick instalado na porta paralela é de snes, e por aí vai.
eba agora carregou o modulo porem xjoypad não funciona aqui tentei o padjoy081, PadAnalogic01, PadAnalogic02 e outros usando o compilado ou compilando mas da na mesma,os botões simplesmente não fazem nada
será que é conflito por ser analogico + não analogico ?

acabei achando uma pagina que fala sobre esse comando a pouco vi que no meu caso seria:
0,7,7

mas não vou desistir tão cedo disso
muito obrigado


Offline Beer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
    • http://www.emeasoft.com.br
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #25 Online: 21 de Novembro de 2006, 22:22 »
como eu carrego o gamecon no edgy?

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): No such device
Linux User #413416

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #26 Online: 22 de Novembro de 2006, 08:02 »
como eu carrego o gamecon no edgy?

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): No such device
leia os 2 topicos acima do que você postou que você sabera a reposta, incrivel as vezes a preguiça toma conta


Offline Beer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
    • http://www.emeasoft.com.br
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #27 Online: 26 de Novembro de 2006, 09:45 »
como eu carrego o gamecon no edgy?

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): No such device
leia os 2 topicos acima do que você postou que você sabera a reposta, incrivel as vezes a preguiça toma conta

A preguiça toma conta? Se vc nao entendeu nao funciona o comando, nao carrega o modulo!!

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon map=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Device or resource busy

Abraço!
Linux User #413416

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #28 Online: 27 de Novembro de 2006, 10:45 »
como eu carrego o gamecon no edgy?

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): No such device
leia os 2 topicos acima do que você postou que você sabera a reposta, incrivel as vezes a preguiça toma conta

A preguiça toma conta? Se vc nao entendeu nao funciona o comando, nao carrega o modulo!!

root@zangetsu-desktop:/home/rodrigo# modprobe gamecon map=0,7,0,0,0,0
FATAL: Error inserting gamecon (/lib/modules/2.6.17-10-generic/kernel/drivers/input/joystick/gamecon.ko): Device or resource busy

Abraço!

Beer, você matou o módulo lp antes de carregar o gamecon? Tudo indica que não, talvez seja por isso que o colega Rwainder disse que você não havia lido o tópico inteiro...  :P
« Última modificação: 27 de Novembro de 2006, 10:51 por Polaco »
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #29 Online: 28 de Novembro de 2006, 09:27 »
Ae pessoal, queria agradecer o Polaco por estara ajudando a galera! vlw Polaco!!!

Gente, não se esqueçam de adicionar algumas coisas no script de inicialização, se não, tudo o que vcs fizerem não terá valor algum, por exemplo, se vc remove o lp vc necessáriamente necessita de comentar a linha no script de modules: sudo nano /etc/modules

Citar
# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

#lp
psmouse
nvidia
gamecon map=0,7,0,0,0,0
usblp0

Resumindo, se seu modules estiver assim, significa que está tudo bem e o controle está funcionando perfeitamente XD