Autor Tópico: Controle de PSX na paralela  (Lida 24555 vezes)

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Deveria ser o #%@$ !
« Resposta #30 Online: 03 de Dezembro de 2006, 02:47 »
Ae pessoal, queria agradecer o Polaco por estara ajudando a galera! vlw Polaco!!!

Gente, não se esqueçam de adicionar algumas coisas no script de inicialização, se não, tudo o que vcs fizerem não terá valor algum, por exemplo, se vc remove o lp vc necessáriamente necessita de comentar a linha no script de modules: sudo nano /etc/modules

Citar
# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

#lp
psmouse
nvidia
gamecon map=0,7,0,0,0,0
usblp0

Resumindo, se seu modules estiver assim, significa que está tudo bem e o controle está funcionando perfeitamente XD
não funcionou aqui,fiz tudo que esse tópico propôs porem nada funciona,o ruim é que aqueles controles usb (imitação do psx) são muito feios,prefiro 1000 vezes o do playstation. e os adaptadores psx > usb no mercado livre estão por R$40,00+ será que perto de poa não se encontra isso mais barato????
vou desistir desse controle pela paralela que só consigo fazer funcionar no windows,vi que não tem como eu faze-lo funcionar


Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #31 Online: 07 de Dezembro de 2006, 11:23 »
Você não vai desistir porque eu não desisti amigo!
Porém, vc deve ter esqueci de algo como o comando modprobe joydev

Dê uma olhada abaixo


Primeiro de tudo, baixe o xjoypad: http://members.chello.at/erich.kitzmueller/ammoq/xjoypad.zip

Descompacte o arquivos e copie para o diretório /usr/local/bin (faça isso como root)
Agora basta configurar algumas coisas do controle.
Vamos criar um scrip para executar vários comandos de uma só vez, crie um arquivo de texto com um nome de sua escolha, pode ser joydev ou joystick e cole isso la:

Código: [Selecionar]

# Configurações diversas:
cd /dev
rm js*
mkdir input
mknod input/js0 c 13 0
mknod input/js1 c 13 1
ln -s input/js0 js0
ln -s input/js1 js1
mknod input/event0 c 13 64
mknod input/event1 c 13 65

# Principal:
rmmod lp
sudo modprobe joydev
sudo modprobe gamecon gc=0,7

# deixando o xjoypad residente
xjoypad -device /dev/js0 &


Agora basta dar permissão de execução para o arquivo:

chmod a+x joystick (estou me baseando no nome em questão que é de sua escolha)

Agora sim, é só executar o script com um ./joystick


Espero ter ajudado dessa vez amigo!
Abraço!
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2006, 11:42 por MalGaniz »

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #32 Online: 07 de Dezembro de 2006, 11:32 »
queria que fosse somente algo assim.
eu fiz todos os passos varias e varias vezes em diversas ocasiões,instalei diversos drivers para coloca o controle no emulador.revirei o google e nada resolve,to tentando achar um adaptador PSX > USB mas só existe no mercado livre que custam os absurdos R$40,00 ou mais

mas de qualquer forma valeu
T+


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #33 Online: 07 de Dezembro de 2006, 17:46 »
É estranho não ter funcionado o esquema do joystick, realmente eu não sei o que está acontecendo com a sua máquina...  ???

Pode ser um problema de hardware talvez, ou da porta paralela.

Bem, mas mesmo você optando por um controle usb ele tem lá suas vantagens, pois segundo o Morimoto o controle usb não consome processamento da máquina ao contrário do tradicional.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #34 Online: 07 de Dezembro de 2006, 17:57 »
É estranho até certo ponto polaco, eu mesmo sofri até que consegui colocar o joy aki, o problema é que o colega não está executando o script joydev adequadamente, esqueci de dizer isso la no inicio do tópico, acho que ele ainda não viu meu post acima, vamos esperar e ver se ele consegue.

Abraço!

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #35 Online: 08 de Dezembro de 2006, 01:02 »
amigo muito obrigado pela ajuda mas não adiantou,bom vamos indo por partes.
tive que modificar algumas partes para que funcionasse aqui (o script):
acrescentei (linha 1):
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
editei a linha 16:
Código: [Selecionar]
sudo modprobe gamecon map=0,7,7mudei o gc pelo map. e coloquei um ",7" a mais pois tenho 2 joysticks aqui.

assim foi o unico jeito dele concluir,mas ele deu alguns erros no processo:
Código: [Selecionar]
$ sudo ./exejoystick
mkdir: não é possível criar o diretório `input': O arquivo já existe
mknod: `input/js0': O arquivo já existe
mknod: `input/js1': O arquivo já existe
mknod: `input/event0': O arquivo já existe
mknod: `input/event1': O arquivo já existe
ERROR: Module lp does not exist in /proc/modules

tentei fazer ele funcionar mas não consegui. eu acho que esse xjoypad funcionava para aqueles que usavam o driver tradicional do windows que tinha junto com o esquema. aquele no windows não funciona,aqui só funciona o ntpad ou algo assim.

não é hardware pois funciona no rwindows.

será que alguem ainda tenha uma idéia? mas de qualquer forma muito obrigado pela ajuda de vocês.


Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #36 Online: 10 de Dezembro de 2006, 12:42 »
Ahhh deixa eu falar uma coisa importante:

Não consegui colocar dois controles aqui no Linux, quando coloquei os comandos para 2 controles eles simplesmente não funcionaram, o que ja estava funcionando parou ehheheh, então tiver que refazer todo o processo, portanto, seria conveniente vc fazer o processo para 1 controle apenas.

Quanto aos erros, é normal acredite, alguns diretórios ja existem porque vc os criou nos processos anteriores, aconteceu comigo tmb, então você deve acessar esses arquivos e configura-los corretamente e Bingo! js0 é o que especifica o controle 1, tente isso, pois eu fiz assim comigo!

Abraço amigo!
Não vamos desistir, eu estou jogando The Last Blade 2 com o XMAME com controle de PSX, e se eu posso fazer isso vc tmb pode!

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #37 Online: 10 de Dezembro de 2006, 14:22 »
Ahhh deixa eu falar uma coisa importante:

Não consegui colocar dois controles aqui no Linux, quando coloquei os comandos para 2 controles eles simplesmente não funcionaram, o que ja estava funcionando parou ehheheh, então tiver que refazer todo o processo, portanto, seria conveniente vc fazer o processo para 1 controle apenas.

Quanto aos erros, é normal acredite, alguns diretórios ja existem porque vc os criou nos processos anteriores, aconteceu comigo tmb, então você deve acessar esses arquivos e configura-los corretamente e Bingo! js0 é o que especifica o controle 1, tente isso, pois eu fiz assim comigo!

Abraço amigo!
Não vamos desistir, eu estou jogando The Last Blade 2 com o XMAME com controle de PSX, e se eu posso fazer isso vc tmb pode!
eu acredito que o problema seja caso de hardware,ele teria que ter algum driver especial,pois no windows o driver normal não funcionava,tive que aderir um outro, você usava qual no windows?

eu vou comprar um adaptador de PSX > USB para 2 controles (funciona analogico e os motores sem precissar fonte de alimentação) e o usb não gasta quase processamento,dizem que esse adaptador custa R$25,00 nos camelos. bem por enquanto tenho que desfazer uma derma que fiz no meu linux,coloquei um comando errado  agora da erro atraz de erro ehehe

mas de qualquer forma obrigado


Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #38 Online: 11 de Dezembro de 2006, 02:12 »
Não creio que vc vai gastar  :'(
Bem, eu usava no NTPAD no Windows, demorai para instalar porque não achava a porcaria do driver certo para instalar, até tentei no começo instalar ele aki auheuheauhea

Mas que pena veio, pelo menos tentamos né?

Abraço e boa sorte veio! no que eu puder ajudar estamos ae!!!


PS: Agradeço á todos os usoários que contribuiram no post para acabar com essa dúvida que me tirava o sono e que agora, com o que descobrimos, tentamos ajudar aos outros.

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #39 Online: 31 de Dezembro de 2006, 19:01 »
Como se instala o xjoypad ...Eu copiei o arquivo xjoypad para a pasta /usr/local/bin e quando eu rodo ele naum acontece nada....
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #40 Online: 02 de Janeiro de 2007, 17:37 »
Como se instala o xjoypad ...Eu copiei o arquivo xjoypad para a pasta /usr/local/bin e quando eu rodo ele naum acontece nada....

Na verdade a instalação é colocando o xjoypad dentro da pasta bin como vc fez, mas antes vc tem que dar permissão para execução:

Código: [Selecionar]
sudo chmod a+x xjoypad


Feito isso, é só executa-lo e ja era!
Espero ter ajudado! :)

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #41 Online: 02 de Janeiro de 2007, 20:17 »
Fiz um scriptzinho para ajudar o pessoal que está com dificuldades para usar seus controles de PSX na porta paralela.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=14856

Quem se interessar e puder testar para encontrar bugs e coisas assim e ajudar a torná-lo mais funcional inclusive para configurar múltiplos controles na mesma porta.

[ ]'s a todos.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Controle de PSX na paralela
« Resposta #42 Online: 17 de Fevereiro de 2008, 17:38 »
Que belo scrip cara! vlw mesmo! tenho certeza que vai ajudar muita gente!
Abraço!

A propósito, estou com um problema no kxmame (estou usando Kubuntu novinho 7.10) e os botões funcionam mas o direcional não, vou ver se consigo resolver o problema e se conseguir vou postar a solução aqui, mas até agora nada, idéias são bem vindas :)


EDIT: Ae pessoal, resolvi o problema do kxmame, era só configuração do emulador mesmo, o resto ficou igual a configuração acima, também instalei controle no ePSXe mas os motores não funcionam, talvez precise mesmo de fonte de alimentação, mas blz, o importante é que funciona.

Abraço!
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2008, 17:37 por MalGaniz »