Autor Tópico: Como abrir programa em determinada workspace via terminal?  (Lida 3425 vezes)

Offline JuarezASF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Como abrir programa em determinada workspace via terminal?
« Online: 21 de Junho de 2013, 19:09 »
Procuro por um comando que me permita direcionar a workspace em qual um programa será iniciado.
Por exemplo:
digamos que em geral deixe um editor latex na tela 1, um terminal em 2 e o pdf resultante em 3. Atualmente tenho de ficar abrindo os programas e direcionando-os para os lugares adequados com o mouse. Minha ideia era escrever um script do tipo:

#! /bin/bash

workspace1 << texmaker *.tex

workspace2 << gnome-terminal

workspace3 << okular *.pdf

e toda vez que quisesse abrir os programas apenas executaria o script. Existe algo do tipo?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Como abrir programa em determinada workspace via terminal?
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2013, 09:44 »
Depende do gerenciador de janelas, o compiz tem isso, o openbox também... normalmente, é só ler a documentação do gerenciador de janelas em uso, pra alterar a configuração, ou você pode tentar o devilspie, pra algo "independente".

Offline JuarezASF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Como abrir programa em determinada workspace via terminal?
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2013, 20:33 »
Obrigado pela dica! Consegui resolver usando o compiz setting manager segundo o tutorial bem direto http://www.n00bsonubuntu.net/content/how-to-use-place-windows-compiz-plugin-on-ubuntu-11-04-natty-narwhal/

Dessa forma você define em qual pointview um determinado programa será inicializado toda vez que for chamado. Não era bem o que procurava mas resolve sim o problema.

Alguns detalhes que encontrei pelo caminho:

-Acho que o gdevilspie não funciona com o compiz. Consegui fazer ele setar algumas propriedades como, por exemplo, abrir o terminal sempre em tela cheia, mas não consegui fazer o set do pointview funcionar.

-Usar o compiz setting manager pode ser meio perigoso. Todos os tutoriais e inclusive o próprio programa te alertam disso. Se seguir o tutorial não tem erro mas não é bom sair explorando o programa se for begginer.