Autor Tópico: Wine e Play on linux são uma opção?  (Lida 12406 vezes)

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Wine e Play on linux são uma opção?
« Online: 22 de Junho de 2013, 21:21 »
Eu to com aquela dúvida sabe, já tirei o windows do pc a tempos e não quero voltar a instalar ele só pra jogar, tava até baixando o Windows 7 (me recuso a comprar algo que só me permite instalar em uma máquina) mas fica aquela coisa de "vou ter que reiniciar sempre só pra poder jogar" e tal, e tava pensando na possibilidade do wine e playonlinux (era só um frontend quando eu conheci, mas ele ajuda bastante com os scripts) e emuladores, ai eu não iria precisar ficar reiniciando o pc e nem ficar ficar mantendo partição com algo com pouco uso (e o HD é pequeno, 160 GB, preciso pegar o do pc antigo de volta e rápido) pq partição eu só to usando pra outros linux, isso quando não uso o virtualbox.
Enfim, os scripts do playonlinux ajudam e muito, eu já rodei GTA SA no meu antigo pc e o desempenho foi sofrível (já não era grande coisa no windows lol) mas agora to com um pc novo e bem (BEM) melhor que o antigo e queria se isso é viável? O que eu quero jogar mesmo são jogos mais antigos como GTA III, SA e VC, Silent Hill (os que sairão pra pc), Need for Speed Most Wanted (e vários outros needs), alguns mais atuais como ARMA 2 (Day Z) e o The War Z e alguns Free To play como Warface, Need for Speed World e Tera (mas esses são os menos importantes) e sempre que possível, dar preferencia aos emuladores (oi pcsx2 e dolphin, pcsxr, mupen64, snesx, fceux, stella e outros que esqueci ;-;), eu sei também que tem a appdb do wine e se diz que não roda é porque não roda mesmo então nessas condições, é um bom negócio? E claro que sempre que possível eu vou usar uma versão nativa (eu nem tenho o wine aqui por isso mesmo) e mais uma dúvida, quanto a mods no gta sa, é possível? Pergunto isso pois eu sou um grande "user" dos mods da comunidade de GTA, ou pelo menos era.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2013, 21:28 »
Um conselho que sempre dou: se você é gamer, use Windows. Eu sei que o ubuntu é demais e tal, mas pra jogos o desempenho dele é sofrível, ainda mais jogos exclusivos só pra Windows. Usar Wine? Meu, joga no sistema nativo, vai por mim. Vai ser bem melhor.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2013, 21:30 »
Usa o Steam!
Agora é nativo Linux!!

http://store.steampowered.com/browse/linux/
« Última modificação: 22 de Junho de 2013, 21:54 por Renan Rischiotto »

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2013, 21:33 »
Não percebi... comprar o Windows ?!?!  ;D

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2013, 23:26 »
Usa o Steam!
Agora é nativo Linux!!

http://store.steampowered.com/browse/linux/
Mas claro ;D só que são poucos os jogos nativos :-[ e sou gamer, mas eu simplesmente não consigo mais usar o windows, até tinha instalado ele a um tempinho atrás mas acabei formatando a partição dele, não consigo mais me acostumar em ter que baixar .exe pra instalar, manter antivirus, desfragmentar, limpeza de registro e etc '-'
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2013, 00:11 »
Oloco cara, não tem uns jogos legais no Steam?

(Windows é tenso mesmo...fazer dual boot é muito ruim também)
« Última modificação: 23 de Junho de 2013, 00:14 por Renan Rischiotto »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2013, 09:13 »
Colega, dá uma verificada aqui sobre o que roda bem através do wine.
Usuário Linux- 449417

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2013, 15:15 »
--> Programas compatíveis com o Wine


O Steam para Windows tem compatibilidade Gold com o Wine, então instale o Steam para Windows pelo Wine e aí é só correr pro abraço =)

--> Steam para Windows no Wine
« Última modificação: 23 de Junho de 2013, 15:23 por Renan Rischiotto »

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #8 Online: 23 de Junho de 2013, 17:35 »
 Hmn, mas se eu instalar a steam windows no linux, eu teria os problemas de compatibilidade dos jogos em específico ??? e como disse no tópico, eu conheço o appdb e sei, por experiência própria, que se algo diz que não roda é pq não roda mesmo.
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2013, 17:47 »
Eu nunca testei, teste e veja se roda cara, segue as orientações lá que deve funcionar um monte de jogos =)

Lá diz assim:

"Additional Comments

As mentioned in other tests, the "no-dwrite" option needs to be passed to Steam:
"wine Steam.exe -no-dwrite"

Other that that, it works perfect, no additional dependencies, or anything."
« Última modificação: 23 de Junho de 2013, 17:50 por Renan Rischiotto »

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2013, 19:31 »
 Só vou poder testar algo quando recuperar meu ubuntu que ta uns kernel panic quando eu conecto o celular >:(
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2013, 20:13 »
 :o

Offline williamjuan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #12 Online: 25 de Junho de 2013, 00:42 »
A dica que eu dou é, use o wine para rodar os jogos do windows. O wine nem sempre roda, mas se o jogo já tiver sido instalado e você copiar a pasta, as chances do wine rodar são muito grandes. Para você instalar o jogo pode usar uma máquina virtual ou simplesmente instalar em outro computador que tenha windows, depois copiar para um pen drive e levar para seu ubuntu. Isso acontece porque quando o jogo já foi instalado no windows a pasta dele já está organizada, com o arquivos tudo no lugar, sem a necessidade de você fazer nenhuma "gambiarra" no arquivos. Daí o wine só tem o trabalho de ler.

Dual boot é outra opção.

Faço também uma observação: se você curte rpg onlines que usam game guard, esqueça, ainda não vi uma forma de rodar o game guard no ubuntu, ou seja, vai dar pau.

Deixo aqui uma lista de jogos que já foram instalados, basta você baixar e rodar:
http://www.novidadesubuntulinux.com/2011/10/tutorial-wine-jogos-ubuntu-linux.html

Se eu tiver errado em alguma coisa podem me corrigir.
« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 01:02 por williamjuan »

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #13 Online: 25 de Junho de 2013, 18:15 »
 Ja ouvi falar que uma instalacao feita no windows tem mais chances de rodar, vou conseguir um Seven aqui e instalar no virtualbox e instalar o jogo e copiar a pasta.
 PS eu ate curto RPG`s online mas posso deixa-los pra ficar no linux ;D e alguns jogos ate rodam, exemplo de league of legends e tem o heroes of newearth nativo ;D ;D
 PS as palavras estao sem acentos pq estou usando teclado americano ???
Rolling Release é o máximo \o/

Offline williamjuan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re: Wine e Play on linux são uma opção?
« Resposta #14 Online: 25 de Junho de 2013, 22:46 »
Se o seu teclado ta assim pelo fato de estar usando rodando o ubuntu pelo cd, é so clicar lá em cima, no desenho de um teclado, que da pra mudar, se não, desconsidere.

Quanto aos rpgs, é só os que tem game guard, que alias, não são muitos, e mesmo se tiver game guard no servidor br, muitas vezes não tem no servidor global. EX: ragnarok.