Autor Tópico: [RESOLVIDO] Adicionar a partição de recuperação no grub  (Lida 4689 vezes)

Offline nilojpa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Adicionar a partição de recuperação no grub
« Online: 25 de Junho de 2013, 18:35 »
Olá pessoal, estou precisando da ajuda de vocês em um problema.

Sou professor e recebi do governo do estado um netbook Positivo Mobo 5500, que veio com Windows 7 e Linux Educacional 4.0. Não gostei do Linux Educacional e parti para a instalação do Ubuntu (que trouxe muitos problemas, primeiro com o Unity extremamente lento - resolvido com a instalação do xfce - depois com o não reconhecimento das redes wi-fi - resolvido em parte com a instalação do driver, mas às vezes reconhece, outras vezes não - e por fim com a reinicialização da máquina sem motivo aparente - este não consegui resolver). Mas enfim, nenhum destes é o problema que quero resolver agora.

Acontece que a resolução de tela ficou um pouco maluca. Ao invés de iniciar com a resolução nativa (1024x600) ele inicia com 1024x768, mas só mostra os 600 pixels que a tela possui, o que fica em baixo não é mostrado, assim o menu inferior não é visível. Não é problema do sistema operacional já que esse problema já aparece na própria tela de boot, onde não mostra as opções de entrada no setup, continua na tela do grub, e independente do sistema escolhido (Linux ou Windows) não aparece a parte de baixo da tela.

Então vou levar na secretaria de educação para resolver o problema, mas eles já haviam me avisado na entrega que eu não poderia instalar outro sistema operacional (teria que deixar o Linux Educacional e o Windows 7), o porquê disso me é um mistério. Mas enfim, ele possui uma partição de recuperação que restaura a máquina, reparticiona o HD, e instala os sistemas como saídos de fábrica. O problema é que, ao instalar o Ubuntu, quando foi gerada a lista do grub, ele não reconheceu a partição de recuperação, então ela não aparece na lista de sistemas do grub durante a inicialização. Mas ela continua lá, ocupando seus 15 GB. Então gostaria de saber como adicionar essa partição no grub para poder restaurar o netbook com as configurações de fábrica e levar ele para a secretaria de educação para eles consertarem o defeito ou me entregarem outro.

Desculpem esse texto enorme, mas gostaria de deixar tudo bem claro... Desde já agradeço a ajuda.
« Última modificação: 30 de Junho de 2013, 16:02 por nilojpa »

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Adicionar a partição de recuperação no grub
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2013, 23:41 »
Já tentou, pelo Windows, gerar um disco de recuperação do sistema?
Dá uns 2 DVDs ou pode fazer em um Pen Drive de uns 8Gb.
(Talvez um pouco mais, porque tem o Educacional junto...)

Mais ou menos assim: http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-recovery-windows/875357?t=875357

Ou como neste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=_yZqUiZQHR4

Você ficará com tudo restaurado!

Depois, é só reduzir o volume de uma das partições, com o próprio gerenciador de discos do Windows e, no espaço liberado, instalar o Ubuntu.

« Última modificação: 25 de Junho de 2013, 23:45 por alevian »
Linux User 586375

Offline nilojpa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Adicionar a partição de recuperação no grub
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2013, 13:22 »
Obrigado pela resposta Alevian, mas infelizmente não é isto que eu estou procurando.

O netbook veio com uma partição com o Windows 7, outra com o Linux Educacional 4.0 e uma partição de recuperação. O ligá-lo aparecia no grub a opção de iniciar o Windows, o Linux ou a recuperação que deixa o pc como saído de fábrica (recria as partições e reinstala do zero os dois sistemas).

O que eu fiz foi diminuir a partição do windows e do Linux Educacional e criei uma partição maior para arquivos, e não mexi na partição de recuperação. Então instalei o Ubuntu 13.04 por cima do Linux Educacional que foi apagado da máquina. Então minhas partições ficaram assim: uma para o windows, outra para o ubuntu, uma terceira para os arquivos e a quarta é a de recuperação (que eu não alterei nada).

Ao instalar o ubuntu esperava que ele reconhecesse a partição de recuperação, assim, dando algum problema, eu poderia restaurar o pc e mandar para a assistência, porém o grub não reconheceu ela e nas opções aparecem apenas o windows e o ubuntu.

Então eu gostaria de saber se tem uma maneira de adicionar a partição de recuperação ao grub para poder restaurar os dois sistemas que vieram com ele.

Offline nilojpa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Adicionar a partição de recuperação no grub
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2013, 16:10 »
Consegui resolver o meu problema.

Andei pesquisando sobre o grub e pelo que entendi, ao atualizar o grub (sudo update-grub) ele fazia uma busca na pasta /etc/grub.d

Ao analisar a partição de recuperação vi que havia nela um arquivo muito parecido com os que tem na pasta grub.d. Então eu copiei esse arquivo (40_recover) da partição de recuperação e copiei para a pasta /etc/grub.d e dei um sudo update-grub, daí reconheceu. Reiniciei a máquina e escolhi a opção de recuperação e ele restaurou os dois sistemas. Agora está como saído de fábrica com o Linux Educacional 4.0 e o Windows 7.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Adicionar a partição de recuperação no grub
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2013, 12:15 »
Genial!
Linux User 586375

Offline dirceumfs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Adicionar a partição de recuperação no grub
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2013, 01:10 »
Consegui resolver o meu problema.

Andei pesquisando sobre o grub e pelo que entendi, ao atualizar o grub (sudo update-grub) ele fazia uma busca na pasta /etc/grub.d

Ao analisar a partição de recuperação vi que havia nela um arquivo muito parecido com os que tem na pasta grub.d. Então eu copiei esse arquivo (40_recover) da partição de recuperação e copiei para a pasta /etc/grub.d e dei um sudo update-grub, daí reconheceu. Reiniciei a máquina e escolhi a opção de recuperação e ele restaurou os dois sistemas. Agora está como saído de fábrica com o Linux Educacional 4.0 e o Windows 7.


Amigo.. aonde fica essa partição de recuperação?
José Dirceu Marques
dirceumfs@gmail.com