Autor Tópico: Que distro usar nesta situação?  (Lida 10171 vezes)

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Que distro usar nesta situação?
« Online: 26 de Junho de 2013, 23:34 »
No centro académico de minha universidade nós temos um computador antigo com windows xp instalado. Ele é mais lento que uma tartaruga e está cheio de vírus (visto que dezenas de usuários passam por ele diariamente). Então eu propus formatá-lo e instalar o linux, com a promessa de que ficaria muito mais leve e livre dessas ameaças.

Na minha cabeça eu havia planejado instalar o lubuntu, que é rapidíssimo nos computadores aqui de casa. Mas quando cheguei em casa, dei uma olhada nos requisitos mínimos de sistema e reparei que eles são parecidos com os do windows xp. Nesse caso, se eu instalar o lubuntu ele vai ficar tão lento quanto o xp? Ou apesar dos requisitos parecidos ele funciona bem mais rápido?

Eu gostaria de deixar esse computador voando, assim como voam os que tenho com lubuntu aqui em casa. Se for só um pouco mais rápido que o XP, acho que não vai convencer. A idéia é que seja levíssimo mesmo. Clicou-abriu. Caso o lubuntu não seja suficiente pra cumprir essa missão, alguém tem alguma outra sugestão?

Os objetivos de uso são principalmente: Acessar internet, editar arquivos do office, executar musicas e videos, utilizar pendrive.
e se possível: editar imagens, sons e pequenos vídeos. (gimp, audacity e kadenlive)

E o principal - tudo isso tem que ser o mais fácil possível, pois todos os usuários nunca viram o linux na vida.

Agora pouco achei esse site: http://pplware.sapo.pt/linux/6-mini-distribuicoes-linux-para-o-seu-pc-antigo/
Estou baixando algumas delas para testar. Se alguém tem alguma experiência com alguma das distros e puder compartilhar, eu agradeço.

---

as configurações do computador que pretendo instalar o linux são:
Processador: Intel Celerom 997 ghz (ou algo próximo a isso)
Ram: 512 mb
Hd: 30gb


------


Obrigado pela atenção!
=)
« Última modificação: 26 de Junho de 2013, 23:48 por yureee123 »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2013, 23:43 »
Olha, acho que o Linux Mint com Mate cairia bem aí.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2013, 00:57 »
Citar
Olha, acho que o Linux Mint com Mate cairia bem aí.

+1

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2013, 07:56 »
Citar
Olha, acho que o Linux Mint com Mate cairia bem aí.

+1

+2

Baixa o linux mint 13 Mate com Codecs.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2013, 08:43 »
Legal, pelo visto é quase unanimidade. hehe
Vou baixar esse pra testar, ainda não conheço.

Valeu! :D

(ainda estou aberto a novas sugestões.)

clodoaldops

  • Visitante
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2013, 09:09 »
LinuxMint-MATE precisa de minino 512 mb/ram e de 1 gb/ram p/ uso confortavel >> portanto >> vai ficar lento
http://blog.linuxmint.com/?p=2366

Nesse pc pre-historico eu usaria o BodhiLinux
The minimum requirements to run Bodhi Linux are only: 300+MHz CPU, 128MB RAM, and 2.5GB hard drive space!
http://www.bodhilinux.com/index.php

Offline ylloluis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2013, 09:33 »
ola colega

bem eu tentaria puppy linux,lubuntu,ubuntu minimal +openbox puro e quem sabe xubuntu...

bem eu tentaria compilar o kernel em todas as distros para tirar mais um gas dessa maquina.
sistema >---> Debian 8.1
 
De volta a ação

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2013, 11:30 »
Colega Clodoaldo, eu discordo de você.

Eu instalei o Mate em um Computador com 480 MB de RAM e AMD Athlon, é um computador extremamente fraco, e funciona rápido que é uma beleza.


Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2013, 11:38 »
puppy linux

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2013, 11:38 »
Colega Clodoaldo, eu discordo de você.

Eu instalei o Mate em um Computador com 480 MB de RAM e AMD Athlon, é um computador extremamente fraco, e funciona rápido que é uma beleza.


Concordo. Não devemos ir muito ao pé da letra das coisas...

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2013, 11:44 »
LinuxMint-MATE precisa de minino 512 mb/ram e de 1 gb/ram p/ uso confortavel >> portanto >> vai ficar lento
http://blog.linuxmint.com/?p=2366

Nesse pc pre-historico eu usaria o BodhiLinux
The minimum requirements to run Bodhi Linux are only: 300+MHz CPU, 128MB RAM, and 2.5GB hard drive space!
http://www.bodhilinux.com/index.php

Oloco meu, esse Bode Linux  ;D é muito leve heim?  :o
Fiquei tentando a testá-lo rsrs
Mas ele é derivado de que distro?
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, 11:47 por Renan Rischiotto »

Offline NOOB Saibot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2013, 12:59 »
Voando? Num Intel Celeron 997
Instala um Ubuntu Server, tu vai ver as letrinhas
voando pelo monitor quando tu der um  apt-get update.

Offline kenner

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Xubutnu 14.04
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2013, 13:06 »
Não se engane por questões de requisito mínimos.
Se roda o XP vai rodar, muito bem, do Xubuntu pra baixo.
O problema com windows é que fragmentação de registro e acumulo de arquivos desnecessário deixam o sistema muito lento com o tempo.
Passei por situação semelhante com o computador do meu sogro e instalei o Lubuntu para ele, ele diz que está mais rápido do que quando foi comprado.

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2013, 14:32 »
Fico muito agradecido com as dicas, têm sido bem úteis.

Fiz alguns testes com os sistemas indicados usando virtual box (com 512 de ram). Minhas primeiras impressões são essas:

Primeiro testei o lubuntu que eu havia pensado e ele rodou levinho até. Sinto que da pra ser mais rápido, mas já tá de ótimo tamanho. Ele Consumia 120 mb ram pra rodar sem nada e abria as coisas rapidinho (geralmente testo gerenciador de arquivos, algum de texto ou imagem e navegador).

Depois testei o Mint com mate, como indicado. Gostei muito dessa distro! Foi a única que já tinha os plugins de flash já instalados pra poder acessar o youtube, etc. Achei o visual muito bonito e a usabilidade muito prática. Ficou ligeiramente mais pesado que o lubuntu, consumindo cerca de 180 mb de ram sem nenuhm programa aberto. Demorava um pouco mais pra abrir os programas. Mas adimito que tive uma forte atração por essa distro, pela praticidade da coisa.

Bodhi linux foi o meu proximo ser testado. Achei a aparência dele muito bonita também, e parece ser mais leve que os dois acima. Porém, achei a usabilidade meio estranha. O esquema de menus é diferente, me confundiu um pouco. Não consegui nem achar o monitor do sistema pra ver quanto consumia de ram. E se ele causou estranheza a mim, que estou relativamente acostumado com alguns ambientes do linux, imagino que pra quem vem do windows deve ser pior ainda.  Mas depois pretendo gastar mais tempo nele pra dar a devida atenção e ver se entendo melhor.

Slitaz veio depois. Esse já tinha a leveza que eu queria. Extremamente rápido, parecia que eu estava usando um i7. Aparentemente ele também não causa um impacto muito forte na usabilidade pra quem vem do windows. Porém tive dificuldades pra fazer algumas coisas, como instalar o plugin de flash no navegador (ir no youtube é uma das primeiras coisas que faço quando instalo um sistema.. haha). Também pretendo voltar com mais calma pra explorá-lo melhor mais tarde.

Por fim, testei o assustadoramente leve "tiny core". Ele é realmente veloz e minúsculo, mas não entendi nada. Naõ consegui mexer em nada. haha

Então é isso. Só dando o feedback. :)
Ainda vou estudar mais essas possibilidades, com mais calma.

Valeu por enquanto! :D
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, 14:34 por yureee123 »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Que distro usar nesta situação?
« Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2013, 14:47 »
Citar
Por fim, testei o assustadoramente leve "tiny core". Ele é realmente veloz e minúsculo, mas não entendi nada. Naõ consegui mexer em nada. haha

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk