Autor Tópico: Instalar ubuntu em pcs antigos  (Lida 6523 vezes)

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #15 Online: 02 de Julho de 2013, 10:48 »
Amigo, nunca leve em conta o "Clock", não favorece em nada.



Aí eu devo descordar meu caro colega!

Vai dizer que uma máquina rodando a 4.7 - 5.0 GHz não vai dar diferença de uma rodando a 3.6 Ghz? Não preciso nem ir tão longe, 400MHz a mais não fazem diferença?

É evidente que se tiver mais cache do processador ajuda mais ainda, mas clock também faz diferença.

Se não eu já estaria "P" da vida por ter overclockado o meu i7 para 4.7 GHz não ver diferença nenhuma!!!

Então se é assim que você diz, o meu Pentium 4 de 3,0 Ghz é muito mais "potente" do que meu Core i5 com 2,67 Ghz!!!

Ai leve em consideração os núcleos de processamento, arquitetura também é diferente. No caso o i5 é mais potente, mesmo tendo um clock menor, mais possui arquitetura superior, mais nanômetros, mais núcleos para distribuir o processamento e fora que tem o turbo, seu clock em stock é diferente do clock em uso pesado.

Meu A6 por exemplo possui 3 niveis de clock diferente, 800mhz para stock, 1.500Ghz para uso leve e 2.4Ghz para uso pesado.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #16 Online: 02 de Julho de 2013, 10:55 »
Viu como o que favorece nem sempre é o Clock e sim a quantidade de núcleos?!!

Então, um Pentium 4 de 3,0 Ghz com 1 núcleo e 256 kKB de Cache L3, não é nada perto de um Core i5 de 2,67 Ghz e 8 MB de Cache. :)

Mas não vamos discutir sobre isso aqui.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #17 Online: 02 de Julho de 2013, 11:07 »
Viu como o que favorece nem sempre é o Clock e sim a quantidade de núcleos?!!

Então, um Pentium 4 de 3,0 Ghz com 1 núcleo e 256 kKB de Cache L3, não é nada perto de um Core i5 de 2,67 Ghz e 8 MB de Cache. :)

Mas não vamos discutir sobre isso aqui.

Você tá comparando fusca com Ferrari e depois não quer mais discutir o assunto.....

Se assim que você diz   ::) ::) ::)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #18 Online: 02 de Julho de 2013, 11:08 »
Me desculpem amigos. Essa é minha forma de pensar, me desculpem se eu estiver errado. ;D ;D

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #19 Online: 02 de Julho de 2013, 11:16 »
Arthur, quando citei o Celeron com clock bom, eu pensei mais em uma comparação com outros Celerons, mesmo.

Linux User 586375

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #20 Online: 02 de Julho de 2013, 11:17 »
Amigo, não falei nada em ofender você, só falei meu ponto de vista.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #21 Online: 02 de Julho de 2013, 11:21 »
A propósito, diante das colocações do maosilva, convido os colegas que ainda não viram a checar uma comparação que achei realmente interessante:
http://mylinuxexplore.blogspot.com.br/2012/10/ubuntu-1210-vs-kubuntu-1210-vs-xubuntu.html

Então a conclusão desse comparativo é justamente o que percebi na experiência pós instalações. o Kubuntu está em um estagio intermediariuo entre Ubuntu (mais "pesado") e Xubuntu/Lubuntu (mais "leves"). Por isso eu o indico, sem contar que os aplicativos padrão, ou seja, nativos do ambiente, feitos para ele, são mais completos, e mesmo sabendo que sempre pode-se instalar em outros ambientes gráficos.

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #22 Online: 02 de Julho de 2013, 11:46 »
O ideal seria fazermos um teste, como feito por este gringo, em uma máquina realmente com menos recursos.
No i3, é mole, é lindo...
Linux User 586375

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #23 Online: 02 de Julho de 2013, 15:04 »
Viu como o que favorece nem sempre é o Clock e sim a quantidade de núcleos?!!

Nem sempre....

Um programa compilado parta single core só vai rodar um core mesmo que o núcleo tenha 1200 cores.

O sistema pode correr uma bala, e o programa vai se arrastar neste seu exemplo.

Já clock é clock, e neste caso do programa single core ( Photoshop 7, Microsoft Office 2003, Ubuntu 6, etc. ) só roda bem em clock alto pois foram projetados para single core.

E antes que alguém diga, existem vários pacotes no linux compilados ainda só em single core...

O mais importante é o balanço de carga entre o processador e as chamadas dos programas e um bom north bridge faz isto.

Assim incluam o assunto north e south bridge na discussão, pois o conjunto é o que importa.

[]'s

Offline alevian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 261
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #24 Online: 02 de Julho de 2013, 15:48 »
Caro Arthur, não haveria sequer motivo para pensar em ofensa.
Ademais, procuro trabalhar todas as colocações no plano das idéias!  ;)
Linux User 586375

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Instalar ubuntu em pcs antigos
« Resposta #25 Online: 02 de Julho de 2013, 16:31 »
Bom se for assim Tota, vou levar em consideração que joguei dinheiro fora comprando meu Core i5 procurando mais desempenho se eu tenho um Pentium 4. :)

Abraço à todos.