Ei, qual é mesmo o problema do sources.list do Linux Mint? Até onde me lembro, ele é praticamente a mesma coisa que o do Ubuntu, exceto que ele vem com mais repositórios inclusos por padrão. Repositórios como o padrão do Mint (packages.linuxmint.com, contendo pacotes específicos desta distribuição) o Medibuntu (contendo uma série programas e codecs de vídeo proprietários) e Getdeb (contendo programas semi-proprietários ou com questões legais diversas, típico de emuladores e jogos não-livres).
Esses são alguns dos repositórios que me lembro de ter visto no sources.list do Mint um tempo atrás. Além disso, ele costuma vir com um monte de programas pré-instalados, inclusive codecs de vídeo semi-proprietários e drivers de vídeo proprietários da Nvidia, ATI e Intel. O máximo que isso pode intervir no sistema, até onde vejo, é disponibilizar (ou deixar de disponibilizar) aplicativos para instalar através de apt-get.
Falando em compactação/descompactação de arquivos, eu não costumo fazer isso instalando o ubuntu-restricted-extras. Eu tenho o costume de, no Ubuntu, fazer isso manualmente. Para poder compactar/descompactar arquivos em "rar" ou "p7zip", por exemplo, simplesmente dou um "sudo apt-get install rar unrar unrar-free p7zip p7zip-rar p7zip-full". Acredito que isso sirva tanto pro Ubuntu como pro Mint (isso se o Mint já não vier com esses pacotes já pré-instalados). Já para outros formatos menos conhecidos, como por exemplo "arj" ou "ace", você precisará instalar seus respectivos pacotes, pois é bem difícil que estes venham pré-instalados.