Cheguei ao linux pelo ubuntu (depois da frustração com o windows 8 e telas azuis por abrir arquivos zip
) e fiquei nele um bom tempo, tentei ir ao fedora e opensuse mas não me adaptei aos rpm, eu estava "viciado" em debs e fiquei assim um bom tempo, só indo em distros debian like (inclusive o próprio debian 7, que eu tenho em DVD aqui), passei pelas terras tranquilas do mint, mas achei tranquilo até demais, fiquei um tempo na beleza do Elementary OS, mas ele me constantemente com mensagens do aport, e estava sempre nessa mesmice, com "medo" de ir além do apt, então num momento de coragem eu baixei uma iso do arch Linux (Dual Arch, só vi isso nessa distro, é realmente ótimo) e instalei, não foi tão fácil, mas eu instalei, adorei o pacman, achei ele incrível mas a distro vinha muito seca e de tanta liberdade de instalar o que eu quisesse, acabei boiando nele, precisava de algo menos user friendly, de preferencia rolling release e que já viesse pelo menos com coisas básicas pra usar, ai eu fui até o site do sabayon (depois de tanto ouvir falar bem do gentoo e do sabayon) e baixei a versão KDE mais completa (2.4 GB, parece pouco, mas numa de 1Mb é tenso), o instalar (é o anaconda, do fedora) foi simplíssimo de se usar e já no primeiro boot eu senti que aquela era a minha distro, fui navegando pelo menu do KDE e vinha muita, mas muita coisa (inclusive o wine 1.6 RC2, a versão que ta nos repositórios do ubuntu é a 1.4 se não me engano, não que eu precise dele, mas tem vários jogos windows que eu quero jogar e a steam for windows roda muito bem) mesmo, fui pesquisar um pouco sobre o entropy e o portage (que vem na distro) e ativei o portage pra poder usar junto ao entropy, assim eu teria o gerenciador de pacotes de uma melhores distros do mundo (por compilação) e o entropy, que usa pacotes binários e ainda compila algumas coisas, se necessário, de quebra o sabayon ainda é rolling release, ou seja, é instalar, configurar e só se preocupar em atualizar, outra coisa ótima é que os pacotes são sempre os mais novos, os mais novos drivers, as mais novas tecnologias do X e etc (rola até uma piada no instalador que diz "Debian Stable? Pff, OLD!") .
Enfim, acho que é isso, quem quiser e tiver tempo pra testar, eu recomendo muito a versão KDE.
PS: O KDE já vem na versão 4.10.2
PS²: baixe a iso diária, é sempre melhor e mais atualizada, evita atualizações enormes logo depois de instalar.