Autor Tópico: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.  (Lida 8318 vezes)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Online: 12 de Julho de 2013, 10:31 »
Olá, bom dia a todos!

Apenas por curiosidade, como tem sido o consumo de memória RAM e processador com browsers (principalmente), Thunderbird e Everpad com vocês?

Os meus valores estão exageradamente altos ou com vocês também está algo parecido?

O Chrome fica dividido em vários processos que, somando todos, ficam em torno de 400 megas.

O Firefox fica nesse mesmo nível e o Opera varia bastante entre 350 e quase 700 megas.

Basicamente, em todos os navegadores eu uso os mesmos complementos: WOT, Bit.ly, LastPass, AdBlock e Evernote Web Clipper.

Em todos os casos, esse consumo de RAM se manteve quando fechei as abas e fiquei apenas com uma aberta.

O Thunderbird costuma variar entre 400 a 750 megas, mas já chegou a passar de 800.

O Inkscape com apenas uma imagem já chegou a quase 1 giga.

Uso o Everpad como cliente do Evernote, mas tenho que fechá-lo constantemente pelo Monitor do Sistema, pois o processo everpad-provider também consome bastante.

O problema disso tudo é que o meu notebook é antigo e fica extremamente lento.

Os dois núcleos do processador estão sempre entre 85% e 100% da capacidade máxima.

Tenho reiniciado o notebook com bastante frequência durante o dia, assim como rodando o BleachBit várias vezes por dia.

Esse tipo de consumo tem acontecido com vocês por ai também?

Uso o Ubuntu 13.04 na versão 32 bits.

Obs.: moderação, fiquei meio na dúvida se esse é o melhor local para essa pergunta.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #1 Online: 12 de Julho de 2013, 10:54 »
O consumo de memória dos navegadores é alto mesmo.
Citar
Em todos os casos, esse consumo de RAM se manteve quando fechei as abas e fiquei apenas com uma aberta.

Que eu sabia, isso se dá somente com o Chrome/Chromium, você pode desativar isso!, nunca usei Opera no Linux, então não sei dizer...


Poderia nos dizer as especificações de seu hardware para que possamos lhe ajudar?

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #2 Online: 12 de Julho de 2013, 12:02 »
O firefox é o navegador com o consumo mais inteligente de memória, nos testes costuma ficar sempre na frente, nesse quesito. De qualquer forma, a quantidade vai variar de acordo com as páginas e extensões, hoje muitos sites fazem uso pesado de javascript, então até certo ponto é normal.

O inkscape carrega todas as fontes na memória durante sua iniciação, fora que quanto mais complexa a imagem, maior vai ser a quantidade de cálculos (e memória), então o valor vai variar mesmo.

isaelfm

  • Visitante
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2013, 23:09 »
Bem aqui o Chromium costuma usar mais ou menos 30/50MB por aba aberta. O meu processador um Pentium Dual Core, fica em torno de 9/12% de uso de um núcleo e 3,2% do outro. E olha que ainda uso o Kubuntu, a versão do ubuntu que vem com desktop padrão KDE, que os outros usuários dizem ser mais pesado que Gnome.
No momento estou com 8 abas abertas, o consumo de memória está em 800mb contado com tudo que está aberto, inclusive player de áudio. (meu computador tem 2GB de ram ddr3 + 1gb de swap que nunca é nem usado).

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2013, 23:10 »
Nunca usei KDE, parece ser bem bonito '-'

isaelfm

  • Visitante
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2013, 23:15 »
Nunca usei KDE, parece ser bem bonito '-'
É muito bonito mesmo, se assemelha muito ao windows 7, mas ao mesmo tempo não parece o windows, porque é muito funcional e leve. Recomendo testar a nova versão do Kubuntu. Mas isso é assunto para outro tópio  :P

isaelfm

  • Visitante
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2013, 23:17 »
Nunca usei KDE, parece ser bem bonito '-'

E bem pesado!! ;D
Não achei pesado, e olha que minha máquina tem um hardware um pouco modesto, mas não recomendo para notebooks, netbooks, devboards, e semelhantes. Nesses casos eu ficaria com o Xfce (Xubuntu)  :-*

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #7 Online: 17 de Julho de 2013, 00:35 »
Gente, peço mil desculpas pela demora na resposta.

Quanto ao consumo excessivo de memória, fiquei tão irritado que acabei formatando.

Não tive paciência nem para fazer um backup direito, pois a lentidão era extremamente grande.

Melhorou bastante com a formatação.

Nesse momento, estou com duas abas do Chrome e o Thunderbird aberto e o consumo de cada núcleo está ficando em torno de 70%.

A RAM está em 1,4 GB e a Swap 355,8 MB.

Creio que o consumo ainda esteja um pouco alto, mas está aceitável ainda.

Gostaria de usar o Everpad (cliente do Evernote), mas o consumo dele também é pesado ao rodar em segundo plano.

Sinceramente, estou vendo que 2 GB de RAM e processador de 1,73 GZz (2 núcleos) é muito pouco para os padrões de hoje. :/

Abraços

isaelfm

  • Visitante
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #8 Online: 17 de Julho de 2013, 09:40 »
Gente, peço mil desculpas pela demora na resposta.

Quanto ao consumo excessivo de memória, fiquei tão irritado que acabei formatando.

Não tive paciência nem para fazer um backup direito, pois a lentidão era extremamente grande.

Melhorou bastante com a formatação.

Nesse momento, estou com duas abas do Chrome e o Thunderbird aberto e o consumo de cada núcleo está ficando em torno de 70%.

A RAM está em 1,4 GB e a Swap 355,8 MB.

Creio que o consumo ainda esteja um pouco alto, mas está aceitável ainda.

Gostaria de usar o Everpad (cliente do Evernote), mas o consumo dele também é pesado ao rodar em segundo plano.

Sinceramente, estou vendo que 2 GB de RAM e processador de 1,73 GZz (2 núcleos) é muito pouco para os padrões de hoje. :/

Abraços

Meu processador tem dois nucleos de 1.80 gthz, e memória 2GB ddr3, já testou sua memória ram com algum utilitário para este fim?

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #9 Online: 17 de Julho de 2013, 10:41 »
Citar
Meu processador tem dois nucleos de 1.80 gthz, e memória 2GB ddr3, já testou sua memória ram com algum utilitário para este fim?

Sinceramente, não tinha pensado nisso.

É uma boa ideia!

Obrigado!  :)

Não conheço nenhum utilitário desses, mas vou dar uma pesquisada.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #10 Online: 17 de Julho de 2013, 10:53 »
Citar
Não conheço nenhum utilitário desses, mas vou dar uma pesquisada.

Todas as distros Linux, no menu de instalação do sistema, pelo DVD, tem uma opção para testar as memórias =) (o Ubuntu não sei se tem mais)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #11 Online: 17 de Julho de 2013, 16:36 »

Sinceramente, estou vendo que 2 GB de RAM e processador de 1,73 GZz (2 núcleos) é muito pouco para os padrões de hoje. :/

Abraços

Utilizo o Mint 13 MATE num PC com CPU intel Core2Solo (single Core) 1,4 GHz e 2 GB de ram e funciona muito bem. Já com outros ambientes mais pesados (Gnome-shell e Unity) a coisa complica.

Você está utilizando o Unity? Em caso positivo, já experimentou trocar para um ambiente mais leve (Xfce ou MATE, por exemplo)?
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #12 Online: 17 de Julho de 2013, 16:40 »
Core2Solo

What?  :o

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #13 Online: 17 de Julho de 2013, 18:00 »
Core2Solo

What?  :o

Sim, Core2Solo. É um netbook MSI X340 com CPU Intel SU3500.

É um PC razoavelmente antigo, porém com desempenho bem superior a grande maioria dos demais netbooks.

Segue um link com mais informações dele:
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16834152113
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline ricsdeol88

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 46
    • Ver perfil
Re: Consumo excessivo de RAM e processador pelos browsers.
« Resposta #14 Online: 24 de Julho de 2013, 18:15 »
Ambos os brownser Chrome e Firefox vai ficando gordos(consumindo memória ram) com o tempo de uso de ficar abrindo e fechando aba ele não diminui o consumo de memória pelo que verifiquei no seu comportamento então quando ver que brownser esta bem gordo apenas reinicie.

Sobre o alto consumo de processamento uma palavra: flash

Só para constar meu firefox esta com 588MB e o thunderbird 120MB ...
« Última modificação: 24 de Julho de 2013, 18:17 por ricsdeol88 »