Não existe comparação entre o Linux e essa bomba do windows. Só pelo fato de ser um sofware livre, que disponibiliza nos repositórios todos os softwares que os usuários precisam gratuitamente, não existe interesse do mercado desenvolver virus nenhum, porque para se fazer um anti-virus para esse ambiente, ele deveria ser gratuito também, e isso não interessa às grandes corporações. É melhor para elas fazer um sistema operacional totalmente vulnerável, onde as pessoas pagam por ele e também pelos softwares que "protegem" a máquina. O cara desenvolve a doença pra vender a vacina, essa é a lógica do sistema onde se paga por tudo. Desenvolvem sempre uma versão cada vez mais pesada do sistema operacional, para obrigar os usuários a trocar o hardware, e assim esse sistema vai fazendo milionários os donos das grandes empresas de hardware e de sofware também, tudo nas nossas costas. Mas se a pessoa não quer pagar para ter o windows, ela é obrigada a correr todo tipo de risco, comprando programa pirata, não podendo fazer nenhuma atualização oficial dos softwares, porque senão pode disparar esses gatilhos que acabam com os dados do HD, e por aí vai. Tem mais problema do que solução nessa linha.
Ou existe uma outra opção, a de ter na sua máquina um software oficialmente livre, gratuito, com todos os programas necessários à sua disposição para download, também gratuitos. Para mim, a opção de instalar o Linux não foi só técnica, porque é um sistema operacional infinitamente mais seguro e eficiente do que o windows, mas por filosofia principalmente. Ele dá solução para 99% das situações técnicas, nunca deixei de rodar um software que eu precisei por não ter solução técnica. Mas a maioria não quer migrar porque acha difícil tecnicamente de mexer no Linux. Mexer nele não é o problema, é muito fácil de operar. O que acontece é que, muitas vezes, as instalações não são naquela facilidade toda que são no windows, mas isso é uma questão da pessoa se disponibilizar a aprender e praticar. Eu aprendi tudo sozinho, consultando os fóruns e colocando na prática aquilo que eu ia aprendendo. Muita gente tem um técnico para instalar coisas na sua máquina windows. Para esses casos, não faria diferença nenhuma trocar de sistema operacional, só teria que se acostumar a operar o Linux. A questão seria mais achar um técnico competente, porque a maioria só sabe formatar e instalar o windows, e olhe lá...
Eu recomendaria, para quem está pensando em migrar de sistema operacional, que procurasse primeiro saber a história do Linux, como ele apareceu, quem desenvolveu, qual a intenção que havia na época, como os grupos desenvolvedores se uniram para chegar no que temos hoje. Aí, quando a pessoa se apaixonar pela história, não vai querer mais outro sistema operacional no seu PC que não seja Linux.
Abraços a todos,
Caio