Autor Tópico: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???  (Lida 53161 vezes)

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Online: 17 de Julho de 2013, 21:51 »
Pessoal,

Minha principal queixa do Windows é a constante necessidade de começar do zero de tempos em tempos.

Já ouvi falar que com o Linux isso não acontece.
Gostaria de saber a opinião de vcs.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2013, 22:01 »
Eu estou usando Linux à 1 ano e meio +/-, e até agora, estou sem "formatar" o meu notebook, e meu Servidor.

Não percebo lentidão nenhuma.

blackwinds

  • Visitante
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #2 Online: 18 de Julho de 2013, 06:55 »
Fiquei dois anos,usando o ubuntu sem precisar formatar, em momento algum achei que ele ficou lento,até quando troquei a placa mãe eo processador,o ubuntu reconheceu o processador novo e não tive de formatar.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2013, 07:19 »
Não há necessidade de desfragmentação pelo seguinte motivo:

Citar
A desfragmentação não é necessária em função da busca do arquivo não seqüencial, ou seja, a tabela com a posição dos pedaços a serem  resgatados é avaliada e o a movimentação da cabeça de leitura é feita em um único sentido, sem a necessidade de fazer um vai e vem. Os pedaços do arquivo são recolhidos e depois são emendados na seqüência correta. É um sistema de busca típico de sistema de servidores com inúmeras requisições.

No Windows o sistema busca o arquivo de forma seqüencial, gerando um vai e
vem da cabeça de leitura pois foi um sistema desenvolvido para um desktop com poucas requisições de arquivos simultâneas.

Uma forma de desfragmentar no Linux é bem simples. Basta fazer uma cópia dos
arquivos para uma outra partição, limpar a partição aonde estava os arquivos
e depois copiar novamente de volta para a partição onde estava. Na cópia em
um disco vazio (ou partição vazia) a gravação é feita seqüencial em blocos inteiros. Mas não acredito que isso vá dar alguma diferença de velocidade.

Para copiar usar o comando cp com as opções de preservar permissões, datas
e links. Isso impede que seja alterada as datas de modificação do arquivo e as
permissões de usuário quando é copiado grandes pastas.

FONTE:Usuário ventura do site Hardware
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2013, 08:21 »
Fica não cara.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #5 Online: 18 de Julho de 2013, 09:33 »
Sinceramente, se ficar instalando muitos programas e não der uma limpeza no sistema (usa-se o ubuntu tweak ou o bleachbit pra isso), pode ficar lento sim.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #6 Online: 18 de Julho de 2013, 12:34 »
Além do que o garfo disse outro motivo para ele ficar lento com tempo é quando você tem um disco rígido cheio, e que você usa bastante, sem fazer uma checagem do seu sistema de arquivos (leia-se ext4)  refazendo os índices de diretórios.  Com o tempo de uso é bom mesmo fazer checagem do seu ext4 mandando ele refazer os índices de diretório, isso dá bastante diferença ao fazer isso de tempos em tempos.

Pegue um live-CD ou Live-USB e como root com a partição DESMONTADA, faça:

Código: [Selecionar]
fsck -t ext4 -f -D -v /dev/sdxy
Onde o sdxy vai depender de onde você instalou o seu sistema.


Quanto a desfragmentar, o sistema de arquivos XFS possui desfragmentação On-Line como o NTFS do Windows. E também dá muita diferença!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #7 Online: 18 de Julho de 2013, 13:34 »
Então não tem muita diferença entre o Linux e Windows.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #8 Online: 18 de Julho de 2013, 13:49 »
Então não tem muita diferença entre o Linux e Windows.

Ola

Tem sim, e muita!

Não é só o HD que deixa o sistema lento.

O windows usa o registro, um arquivo texto que é lido a cada execussão de um programa, e que com o tempo vai se tornando imenso, levando a lentidão, ao contrário do GNU/Linux.

As atualizações do Windows, por segurança, guardam uma copia de si mesmas em arquivos ocultos no HD, o que com o tempo tornam o sistema mais lento (vide o exposto no topico sobre hd cheio).

E ainda existe o transtorno do antivirus, que a cada dia fica maior em listas de virus, malwares, etc. Que também tornam o sistema mais lento.

No que respeita a checagem do hd como já citado, num hd de varios terabytes, no windows o processo demora horas, e no pinguim é feito em minutos, o que resulta em menor produtividade da maquina e indiretamente em lentidão, pois a maquina não pode ser utilizada durante o processo.

[]'s

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2013, 22:33 »
O meu nunca ficou lento.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline Shinigammy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
  • Ubuntu 12.04.2 - 64x
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2013, 23:23 »
Olha, amigo, uso o Ubuntu faz bastante tempo já, e lhe digo que o único problema que enfrentei foi quando mexi em coisas que não sabia XD
Mas tirando isso, a velocidade que ele está hoje é a mesma de quando instalei. Pode instalar sem preocupação! :)
Positivo Master N170i - Intel® Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz × 4,
Intel® Sandybridge Mobile, 4Gb RAM ddr3, 14", Ubuntu 12.04 - 64x

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #11 Online: 18 de Julho de 2013, 23:29 »
Como bem falaram os demais colegas, no Linux o problema de fragmentação de dados no HD é praticamente inexistente, além do que não é necessário um antivírus (o qual, quando utilizado no Windows, diminui bastante a velocidade do sistema).

Utilizo o Mint 13 por aqui (com sistema de arquivos EXT4) há mais de um ano sem jamais ter desfragmentado o HD, e o desempenho do sistema continua o mesmo. Caso ache necessário, basta utilizar as dicas já indicadas pelos demais colegas.

Abraço.
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 23:33 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline xxxking

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #12 Online: 19 de Julho de 2013, 08:58 »
Então não tem muita diferença entre o Linux e Windows.

Ola

Tem sim, e muita!

Não é só o HD que deixa o sistema lento.

O windows usa o registro, um arquivo texto que é lido a cada execussão de um programa, e que com o tempo vai se tornando imenso, levando a lentidão, ao contrário do GNU/Linux.

As atualizações do Windows, por segurança, guardam uma copia de si mesmas em arquivos ocultos no HD, o que com o tempo tornam o sistema mais lento (vide o exposto no topico sobre hd cheio).

E ainda existe o transtorno do antivirus, que a cada dia fica maior em listas de virus, malwares, etc. Que também tornam o sistema mais lento.

No que respeita a checagem do hd como já citado, num hd de varios terabytes, no windows o processo demora horas, e no pinguim é feito em minutos, o que resulta em menor produtividade da maquina e indiretamente em lentidão, pois a maquina não pode ser utilizada durante o processo.

[]'s

Agradeço a todos que responderam,

Tota,

A forma que o registro do windows funciona, provavelmente é a principal responsável pela lentidão.
Além do que vc citou sobre o registro inflar com o uso cotidiano, dizem que o fato de instalar muitos programas, mesmo desinstalado depois, causa um comprometimento permanente ao registro.

Apesar de fazer muito sentido, recentemente, além de desfragmentar o disco, eu usei o tuningup pra desfragmentar e reduzir o tamanho do registro na maquina que estou sentindo necessidade de formatar pelo motivo citado no tópico mas não melhorou.

Imagino que no linux, seja por variedade menor de opções ou pelo perfil do usuário, não seja comum instalar e desinstalar programas com frequência.
Vcs acham que mesmo em um cenário com frequente manipulação de programas, o linux está livre desse defeito? Ví que os usuários garfo e galactus acham que isso pode penalizar a performance do sistema.

Agradeço a todos pela atenção!

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #13 Online: 19 de Julho de 2013, 10:03 »
Vcs acham que mesmo em um cenário com frequente manipulação de programas, o linux está livre desse defeito? Ví que os usuários garfo e galactus acham que isso pode penalizar a performance do sistema.

Agradeço a todos pela atenção!

Totalmente livre não está, pode todo sistema de arquivos é sujeito a fragmentação. Entretanto, este problema no Linux é muito menos intenso, já que o sistema de arquivos EXT4 (e outros) gerenciam este problema muito melhor do que os sistemas de arquivos utilizados no Windows.

Minha sugestão: utilize o pinguim numa boa e verá que isso se confirma na prática, ou seja, você não terá que se preocupar com isso. Se por acaso perceber alguma lentidão do sistema depois de um tempo (o que acho bem difícil de vir a ocorrer) basta seguir as dicas dos demais colegas.

Aqui vai um artigo interessante sobre o tema:
http://pplware.sapo.pt/linux/porque-nao-e-preciso-desfragmentar-o-disco-em-linux/

« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 10:08 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: O ubuntu fica lento depois de alguns meses de uso cotidiano???
« Resposta #14 Online: 19 de Julho de 2013, 10:24 »
Eu já uso o Ubuntu 3 anos e nunca desfragmentei o HD...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz