Então não tem muita diferença entre o Linux e Windows.
Ola
Tem sim, e muita!
Não é só o HD que deixa o sistema lento.
O windows usa o registro, um arquivo texto que é lido a cada execussão de um programa, e que com o tempo vai se tornando imenso, levando a lentidão, ao contrário do GNU/Linux.
As atualizações do Windows, por segurança, guardam uma copia de si mesmas em arquivos ocultos no HD, o que com o tempo tornam o sistema mais lento (vide o exposto no topico sobre hd cheio).
E ainda existe o transtorno do antivirus, que a cada dia fica maior em listas de virus, malwares, etc. Que também tornam o sistema mais lento.
No que respeita a checagem do hd como já citado, num hd de varios terabytes, no windows o processo demora horas, e no pinguim é feito em minutos, o que resulta em menor produtividade da maquina e indiretamente em lentidão, pois a maquina não pode ser utilizada durante o processo.
[]'s
Agradeço a todos que responderam,
Tota,
A forma que o registro do windows funciona, provavelmente é a principal responsável pela lentidão.
Além do que vc citou sobre o registro inflar com o uso cotidiano, dizem que o fato de instalar muitos programas, mesmo desinstalado depois, causa um comprometimento permanente ao registro.
Apesar de fazer muito sentido, recentemente, além de desfragmentar o disco, eu usei o tuningup pra desfragmentar e reduzir o tamanho do registro na maquina que estou sentindo necessidade de formatar pelo motivo citado no tópico mas não melhorou.
Imagino que no linux, seja por variedade menor de opções ou pelo perfil do usuário, não seja comum instalar e desinstalar programas com frequência.
Vcs acham que mesmo em um cenário com frequente manipulação de programas, o linux está livre desse defeito? Ví que os usuários garfo e galactus acham que isso pode penalizar a performance do sistema.
Agradeço a todos pela atenção!