Autor Tópico: [Resolvido] Como formatar/particionar o HD corretamente?  (Lida 5974 vezes)

Offline MrGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Facebook
[Resolvido] Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Online: 20 de Julho de 2013, 12:09 »
Bom Dia galerinha!

Estou migrando do ruindows 7/8 para o Ubuntu 12.10 segundo informações é o mais estável e com maior compatibilidade dos aplicativos, já instalei e comecei a usar/fuçar e etc, como de costume tenho uma partição no HD onde uso para backup e colocar meus arquivos pessoais e baixados pelo torrent mas essa partição é NFTS (meu antigo D:\) e percebi que toda vez que reiniciava o sistema o cliente torrent dava erro de acesso negado/não permitido e o caminho de cada arquivo, cheguei a trocar de cliente achando que era bug (transmission, deluge, qbittorrent), buscando informação vi que o linux demora para montar a unidade formatada em NFTS e que ate poderia criar um script para que ele montasse ela na inicialização e contados x tempo ele iniciasse o cliente torrent, mas já que vou migrar para o linux que seja por completo. Minha dúvida é como configurar as partições para que quando eu tenha de formatar não perca meus arquivos e torrents. Seria uma partição para swap, uma para / e outra para /home? Ou essa partição (antiga D:\) para arquivos teria outra "denominação? Quando eu coloquei a partição em NFTS para ext4 mas sem designação de /home pois não consegui colocar isso, ela não permitia criar/movimentar arquivos para dela/para ela. Por que? Ainda não tive a oportunidade de iniciar meus estudos no linux, espero em breve.

Meu Hd tem 500Gb, no windows eu reservava uns 160Gb para o windows e o restante para meus arquivos.

Desde já, agradeço a ajuda.
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 22:40 por MrGama »
Notebook Intel Core i3/4Gb/500gb
Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2013, 13:23 »
Eu uso 20 gigas para a raiz /  e 60 gigas para o /home, essa ultima é compartilhada com as 3 distros que tenho instaladas no meu hd. Também tenho uma de mais de 1,7 terras em NTFS vinda do windows para arquivos de uso pessoal mas nunca tive problemas de acessar através do GNU/Linux, só a que se refere a instalação do windows que muitas vezes não acessa, mas é porque o windows bloqueia se estava fazendo uma atualização e ficou pela metade.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline MrGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2013, 13:35 »
Enquanto deixei o tópico aqui no forum sai no google pesquisando e vi que alguns usuários mais vividos umas uma série de partições distintas, como por exemplo, /, /var, /home, /swap, /boot, etc.

Mas minha dúvida é eu tinha uma partição no windows D:\ e esta eu coloco como /home ou outra designação?

Pois como disse anteriormente meu problema no momento é a partição formatada em NTFS que o linux demora em montar e os torrents no cliente dão acesso negado.
Notebook Intel Core i3/4Gb/500gb
Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

clodoaldops

  • Visitante
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2013, 13:39 »
-eu normalmente uso 3 partições
sda1...ext4...20-30gb.../
sda2...swap...1-2gb
sda3...ext4...restante HD.../home

-desat forma qdo reinstalar seus arquivos ficam salvos na sda3

Offline MrGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #4 Online: 20 de Julho de 2013, 20:54 »
Obrigado pela ajuda.

Formatei tudo e instalei novamente o ubuntu com a seguinte formatação
60Gb para /
1Gb para /swap
e o restante para /home

Notebook Intel Core i3/4Gb/500gb
Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

Offline carlos.bagiston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #5 Online: 20 de Julho de 2013, 22:19 »
blz, coloque como resolvido, abraço e boa sorte.
PC Intel® Core i3 2100 @ 3.10GHz × 2; Radeon R7 250; 8 GB ram; 2,5 T B HD, rodando: Windows 7, Ubuntu 14.04.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #6 Online: 21 de Julho de 2013, 18:58 »
Enquanto deixei o tópico aqui no forum sai no google pesquisando e vi que alguns usuários mais vividos umas uma série de partições distintas, como por exemplo, /, /var, /home, /swap, /boot, etc.

Não precisa ter todas essas separações, embora o mais comum e seguro é ter raiz (/), /home e swap em partições separadas. Mas se por um acaso você for usar um sistema de arquivos diferente do EXT4 na /, como Btrfs ou F2FS, é necessário ter uma partição para o /boot.


Mas minha dúvida é eu tinha uma partição no windows D:\ e esta eu coloco como /home ou outra designação?

Veja bem, não é você que vai dar a designição de / ou /home para a partição, essas designações são pontos de montagem do sistema e não o nome das partições. Nome de partição no Linux é /dev/sda1, /dev/sda2, /dev/sdb1 por exemplo (enquanto que /dev/sda e /dev/sdb é o nome do disco inteiro, seja ele HD ou pen drive, por exemplo). Os pontos de montagem podem ser escolhidos na instalação, se você escolher o modo de instalação avançada (última opção, de cima para baixo), ou se você alterar o arquivo /etc/fstab.

Outro detalhe: essa partição é NTFS, não é boa ideia ter este tipo de sistema de arquivo para a /home. Use sempre sistemas de arquivos nativos no Linux, como EXT4 e Btrfs. O ideal é deixar essa partição como Dados, que pode ser acessada tanto pelo windows como pelo linux, por estar em NTFS.


Pois como disse anteriormente meu problema no momento é a partição formatada em NTFS que o linux demora em montar e os torrents no cliente dão acesso negado.

Rode esse comando em um terminal, e copie o resultado aqui no fórum:

Código: [Selecionar]
cat /etc/fstab
Para copiar do terminal basta selecionar e apertar Ctrl+Shift+C. Provavelmente essa sua partição não está indicada no /etc/fstab e o sistema não sabe que tem que montar ela logo na inicialização.


Edit: 60 GB é muito para a raiz, você não usará nem 15 GB, provavelmente.
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 19:02 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #7 Online: 21 de Julho de 2013, 20:20 »
Citar
Edit: 60 GB é muito para a raiz, você não usará nem 15 GB, provavelmente.

Mas 15GB da conta? E se ela for gamer, ou gostar de instalar muitos programas? Não seria uns 50~100GB o ideal?

Offline MrGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Facebook
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2013, 20:40 »

Rode esse comando em um terminal, e copie o resultado aqui no fórum:

Código: [Selecionar]
cat /etc/fstab

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=7ca2e390-b6f8-4cd4-881c-90a9ef4afefc /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sda5 during installation
UUID=cfa54d35-809d-4b3f-b001-32e210b619f8 /home           ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/sda2 during installation
UUID=f9828b8f-00f8-4cc1-81d2-ba46e60027f0 none            swap    sw              0       0
Notebook Intel Core i3/4Gb/500gb
Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #9 Online: 22 de Julho de 2013, 09:39 »
[...]

Mas 15GB da conta? E se ela for gamer, ou gostar de instalar muitos programas? Não seria uns 50~100GB o ideal?

Se for gamer ficará no Windows.

Se não for, acredito que, 15 ~ 25 GB é mais do que o suficiente...

Adoro instalar aplicativos, tenho 30 GB de partuilção (/) e gastos apenas 10 GB.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #10 Online: 22 de Julho de 2013, 13:32 »
Citar
Se for gamer ficará no Windows.

Por que?

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #11 Online: 22 de Julho de 2013, 14:36 »
Citar
Edit: 60 GB é muito para a raiz, você não usará nem 15 GB, provavelmente.

Mas 15GB da conta? E se ela for gamer, ou gostar de instalar muitos programas? Não seria uns 50~100GB o ideal?

Nem, 100 GB é muito rapaz, está querendo instalar todos pacotes dos repositórios? hehe

Eu instalei o Steam aqui, e o jogo acabou indo para minha pasta pessoal ao invés de ser instalado na raiz... quer dizer, mesmo que o cara seja gamer, a /home tem que ser grande... Jogos que vão para raiz imagino eu que só os que se encontram na Central de Programas.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #12 Online: 22 de Julho de 2013, 14:43 »
Vai ficar mais ou menos assim o /etc/fstab:

Citar
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=7ca2e390-b6f8-4cd4-881c-90a9ef4afefc /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# /home was on /dev/sda5 during installation
UUID=cfa54d35-809d-4b3f-b001-32e210b619f8 /home           ext4    defaults        0       2
# swap was on /dev/sda2 during installation
UUID=f9828b8f-00f8-4cc1-81d2-ba46e60027f0 none            swap    sw              0       0
# Esta particao foi inserida manualmente, particao de arquivos referente a D:
/dev/sdaX /media/Arquivos ntfs defaults 0 0

O X destacado corresponde ao número da sua partição de dados, como você não forneceu o número não tem como advinhar daqui. Abra o Gparted e por lá é possível se ver essas informações das partições do seu HD.

Aliás, pelo pouco que dá para saber, esse HD está um bagunça heim... o mais comum é encontrar as partições usadas para o linux dentro de uma partição estendida, e lá dentro você cria 3 ou 4 partições lógicas para a raiz, /home, swap e etc... Provavelmente só há uma partição dentro da estendida, a /home, e não há motivo para ter feito isso. Dá uma olhada na Wiki: Partição.
« Última modificação: 22 de Julho de 2013, 14:54 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como formatar/particionar o HD corretamente?
« Resposta #13 Online: 22 de Julho de 2013, 15:16 »
Citar
Edit: 60 GB é muito para a raiz, você não usará nem 15 GB, provavelmente.

Mas 15GB da conta? E se ela for gamer, ou gostar de instalar muitos programas? Não seria uns 50~100GB o ideal?

Nem, 100 GB é muito rapaz, está querendo instalar todos pacotes dos repositórios? hehe

Eu instalei o Steam aqui, e o jogo acabou indo para minha pasta pessoal ao invés de ser instalado na raiz... quer dizer, mesmo que o cara seja gamer, a /home tem que ser grande... Jogos que vão para raiz imagino eu que só os que se encontram na Central de Programas.


Hmm...não sabia disso rsrs

----------

EDIT: Quantos GB então é recomendado para deixar para raiz...20GB?
« Última modificação: 22 de Julho de 2013, 15:19 por Renan Rischiotto »