Autor Tópico: ATI Radeon 9250 (rv280) muito descepcionado  (Lida 3472 vezes)

Offline fvgm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
ATI Radeon 9250 (rv280) muito descepcionado
« Online: 03 de Novembro de 2006, 19:29 »
Olá, sou um usuário assíduo do Ubuntu, porem hoje tive uma grande frustração. Acebei de comprar meu tão sonhado monitor LCD digital, porém, o maldito fglrx não suporta monitores DVI (somente VGA)... já li muito na internet, passei o dia inteiro rodando fóruns, ja alterei o xorg.conf, ,etc,etc,,,, e o pior: o fglrx 8.30 não dará mais suporte as placas rv280, rv200 (radeon 9250 e inferiores..)!!!! Felizmente (é isso mesmo, felizmente) nosso Windows não nos deixou na mão desse jeito.
Não quero utilizar o driver aberto "radeon", já fiz benchmarks e o desempenho com ele é péssimo (nem sei se ele ativa o direct rendering).
Tudo se resolve ao usar a saída VGA da placa, mas meu monitor não tem mais VGA.

Já que se trata de um driver proprietário, a ATI está nos deixando na mão.
Desde as primeiras versões venho apresentando dificuldades com Radeon, enquanto o pessoal de NVIDIA faz tudo na frente e muito mais rápido com suas placas antigas.

Alguem tem alguma solução para ativar a saída DVI numa Radeon 9250 usando fglrx ?

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon 9250 (rv280) muito descepcionado
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 19:43 »
É... Esse está sendo um dos grandes motivos pra talvez eu continuar com Nvidia. Tipo, não que eu ache isso ruim, mas como profissional de TI, gosto de experimentar tecnologias alternativas, como AMD - Intel, Linux - Windows, etc. E gostaria muito de ter contato com uma ATI aqui em casa, usar e abusar dela pra aprender melhor sobre ela. Porém essa limitação e várias dores de cabeça com o mundo Linux que tenho visto está me fazendo pensar novamente em pegar uma Nvidia. Até cheguei abrir um novo tópico aqui pra galera opinar se eu é melhor eu pegar uma ATI Radeon 9600 Pro ou Nvidia Geforce 6200. Mas acho que vou acabar pegando a Nvidia mesmo. O único defeito da Nvidia com o Linux é só algumas doideiras que arruma com as fontes quando usa o driver fechado dela. Mas isso não chega a incomodar.

Aqui, usando o driver aberto no Ubuntu Edgy a DVI funciona? Se for, não compensa você usar o aberto não? Já que tem Windows, pra jogos é mais ideal, já que a maioria dos jogos do mercado são pra ele...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline ThompsonRJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon 9250 (rv280) muito descepcionado
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2006, 17:30 »
Tenta esse tutorial de como instalar Drive ATI.


http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=164939


Ve se ajuda...
Thompson RJ

boi

  • Visitante
Re: ATI Radeon 9250 (rv280) muito descepcionado
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2006, 18:04 »
O driver open source perde para o fglrx apenas em desempenho 3D, de resto ele é bem melhor. A não ser que você queira usar com jogos, o driver open source é a melhor opção.