Autor Tópico: Particionando ubuntu 6.06  (Lida 2207 vezes)

Offline Muniek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Particionando ubuntu 6.06
« Online: 20 de Setembro de 2006, 15:52 »
Olá e olá.

A pergunta pode ser bem noob ( porque desconfio que tem um programa que o faça no próprio ubuntu ), mas é necessária.

Andei procurando sobre partições e afins e só achei o padrão para instalar o ubuntu ou para deixar com dois sistemas operacionais.

Meu caso é que não há uma real necessidade de eu utilizar o windows ( pode ser para jogos, mas o cedega e o wine pelo jeito rodam bem os poucos que eu jogo, e s]ao bem poucos mesmo ).

Enfim, indo direto a pergunta.

Estou com o ubuntu 6.06 instalado na máquina (e que sistema operacional) e agora coloquei um hd de 80 giga ( ide ) e tento formatar pelo próprio ubuntu o mesmo ( coisa que daria para fazer no windows, aquele sisteminha lá de botão direito/formatar ). Ele reconhece o hd instalado pelo administração/discos sem problemas, só que o mesmo está sem sistema.

Queria deixar algo como 30 giga em fat 32, outro com 30 giga em fat32 também e o que sobrar em ntfs (caso eu pense em instala o winXP em alguma vida)

Certo, quero saber como fazer isso no ubuntu em si, andei pesquisando muito mas como eu disse, não foram satisfatórias as respostas.

Obrigado pela atenção.

arlei

  • Visitante
Re: Particionando ubuntu 6.06
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2006, 16:27 »
Se não me falha a memória o Ubuntu não vem com um aplicativo para gerenciamento de partições instalado por default, portanto vc deve instalar um.
No caso como usamos o Gnome aconselho vc instalar o Gnome Parted (GParted) que pode ser feito via apt-get ou mesmo Synaptic.

Citar
sudo apt-get install gparted

Com esse programa vc poderá criar as partições desejadas para seu novo HD.

T+
Arlei

Offline rafael###

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Particionando ubuntu 6.06
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2006, 16:30 »
Cara o próprio Ubuntu 6.06 tem essa opção no live quando vc instala ele vc escolhe como quer o sistema de arquivos partições e etc...

Vc deve ter instalado o Ubuntu formatando o hd inteiro quando instalou por isso não viu isso mas põe o live e coloca pra instala o Ubuntu 6.06 de novo aí quando chegar em uma opção de radio escrita:

Formatar disco inteiro (algo assim)
Editar manualmente a tabela de partições

Vc seleciona o Editar.. e da OK aí vai abri o programa pra vc formatar no sistema q vc quer e a partição q vc quer e talz!


PS: Detalhe, depois de particionar o disco q vc quer sai fora da instalação pq c naum vai instala o Ubuntu d novo e não é o q vc quer :), e tmbm cuidado com o q vc formata pq vc pode perder td c formatar partição errada em!! ;)
Flw espero q ajude!

T mais!
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 16:33 por rafael### »



GNU/Linux e SL um novo estilo de vida!!!!!!!!!!

Offline Muniek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Particionando ubuntu 6.06
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2006, 17:03 »
Excelente, obrigado pela ajuda.

Para executar o comando é o padrão linux então ?

gparted algumcoisa ? No terminal correto ?

EDIT:

Excelente, já consegui fazer o que queria, muito obrigado novamente.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2006, 17:15 por Muniek »

Offline Muniek

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Particionando ubuntu 6.06
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2006, 02:01 »
*EDIT*

Problema totalmente resolvido, incluindo acesso aos arquivos e gravação.

Meu medo porém é uma partição de 80 giga totalmente em fat32, isso é realmente possível ?

*Não acreditando*
« Última modificação: 21 de Setembro de 2006, 18:56 por Muniek »