O Ubuntu e mais seguro que o Windows com as "suites" de segurança pode ter certeza.
Seguindo a sua logica sim, todo sistema e passivel de ser invadido, e so vc ficar de olho nos alertas de segurança de sites especializados, saem quase que todos os dias, vulnerabilidades fresquinhas para serem exploradas. Ha brechas que ficam abertas muito tempo ate as empresas fazerem as correçoes, ate la o estrago esta feito. Mas convenhamos, se vc tivesse capacidade de usufruir desses dados nao estaria aqui perguntando isso.... : )
Os programas que sao isntalados vem de um repositorio proprio, oficial, portanto os pacotes sao confiaveis. No Ubuntu vc nao sai por ai isntalando qualquer coisa.
Pode acessar o seu home-bank tranquilo com o Ubuntu. Quando iniciei no Linux tbm tinha essa preocupação, se intere sobre o sistema e vera que todos os processos e atualizações tem criterios rigorosos, o maior problema ainda continua a ser o usuario final.
Olá,
Por acaso, sim, embora tenha começado a usar recentemente o Ubuntu já saí por aí instalando várias apps para conseguir ter programas que realizem as mesmas tarefas que realizo habitualmente no windows.
Recordo-me que instalei um monte de coisas só para tentar fazer com que o Google Earth funcionasse, no final disso tudo continua não funcionado, mas isto é só um exemplo.
Está a ser um pouco medonho instalar apps não conhecidas e com um "look" não tão profissional como estou habituado a ver, apps bastante conhecidas popularmente e com muito feedback positivo, por outro lado a própria loja de apps do Ubuntu parece medonha, mas certamente me acostumarei, no entanto receio que de um dia para o outro surja uma noticia como sucedeu com a Play Store do Android - Loja de Apps do Ubuntu é na verdade um poço cheio de vírus
Para um usuário que precisa de utilizar a Internet para realizar pagamentos, fazer transições de dinheiro, trocar documentos importantes e pessoais diariamente, o que será mais apropriado:
O S.O. Ubuntu sem suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc
ou
O Windows com suites de segurança reconhecidas como as da Kaspersky, Bit-Defender, etc?
Qualquer um é seguro. O problema não reside no sistema, mas como é feito o tunelamento encriptado entre maquina do usuário e instituição financeira.
No caso de troca de documentos, nada é seguro se o documento não for encriptado ou protegido por senhas.
Lembre que a comunicação na rede passa por varias maquinas até chegar ao destinatário, o que compromete a segurança de todas as formas, não importando o sistema.
Sim estou ciente disso e concordo.
-O problema aqui afasta-se um pouco da questão se S.O é vulnerável ou não, ou se é mais vulnerável ou menos, mas sim se há segurança na Web, se há segurança no Email, se as ferramentas disponíveis que ajudam a proteger-nos de rasteiras como o phishing ou outras estão a cumprir o seu papel.
Correto! Não há segurança na web, de forma alguma.
Porém em relação aos sistemas, o usuário é o mais vulnerável devido a ser levado a crer, por qualquer motivo, em engenharia social.
Recebes um e-mail de seu primo (pai, mãe, etc.) solicitando abrir determinado arquivo sem verificar se seu primo foi o verdadeiro agente da mensagem. Ao abrí-lo sem conhecimento, pode sim receber um ataque de phishing ou um trojan.
No momento de acessar bancos, use uma conta convidado no GNU/Linux, pois ao fim da sessão, absolutamente tudo de "convidado" será removido do sistema. Simples assim.
Eu denoto com bastante regularidade as tentativas fraudulentas de engenharia social, há muitas fáceis de perceber e não cair nelas.
A exemplo posso citar o email que recebi hoje de um suposto banco Brasileiro onde supostamente eu tenho uma conta bancária e preciso de actualizar os meus dados bancários caso contrário algo de mau acontecerá à minha conta. Essa é de caras pois eu não tenho conta em nenhum banco brasileiro, porém há engenharia social mais apurada, mais eficaz, mais "perfeita", essa sim é a que eu temo, e embora eu saiba ter uma posição na Web bastante sensata, perspicaz e cautelosa sem um "braço direito" não sinto tanta confiança. Partilho a mesma opinião, a opinião em que nós (os usuários) somos o ponto principal para evitar problemas desse género, mas sem um apoio (Ferramenta de segurança adicional), não me sinto tão confortável. Sendo o problema a Web não o Ubuntu. Mas certamente não haverá muitos mais argumentos para produzir aqui, pois eu não acredito na imunidade do Ubuntu.
Penso que compreendo a arquitectura do Ubuntu ou a forma como ele trabalha (e segundo a sua opinião) é mais segura por não termos o acesso directo como se fossemos administradores, ou seja se pretendo fazer uma alteração como por exemplo instalar uma aplicação nova terei de confirmar a mesma e colocar a password para realizar essa modificação, no entanto isto não será corruptível também?
Dificilmente será corruptível, mormente no Ubuntu, que utiliza o arquivo de senhas encriptado com chaves.
Evidente, que se deixas sua maquina ligada a rede 24 x 24 horas por meses, um ataque é possível. Mas um usuário domestico fica conectado por, digamos, 24 a 36 hortas para baixar um filme pela rede. Este tempo não é suficiente para uma invasão.
Não é a palavra de passe que faz o sistema seguro, mas a forma como ela é utilizada.
[]'s
Sim, não será certamente pelo tempo que estarei conectado que serei vitima de algo.
Iniciarei uma fase de testes mais profunda com o Ubuntu, embora não continue convencido que esteja mais seguro, terei que ver por mim mesmo o quão "Bannarizado", "Spammado" e reencaminhado para sites não fidedignos vou ser por não ter o meu fiel companheiro dos últimos anos KIS.
Kkkkkkkkkkkkk Suites de proteção para gnu/linux ?
Isso soa como utopia e pode ser motivo de chacota caso você cite isto em algum evento ou em público ao redor de usuários do sistema.
---
Ubuntu ou distros gnu/linux não são seguras só porque tem percentual baixo de usuários, quem criou esta teoria provavelmente é usuário do windows.
A diferença grande é que quando uma vulnerabilidade é descoberta o update de correção é liberado em poucos dias ou até mesmo horas depois de sair em público. Enquanto que na Microsoft tem bugs que tem cerca de 17 anos e não foram corrigidos até hoje.
---
Desencana que Gnu/linux não é o queijo suiço do windows.
Olá,
kkkkkkkkkk "to nem aí, mas nem é motivo para chacota, pelo menos aqui não foi, pois certamente estou a lidar com pessoas humildes e adultas.
Quanto a Bugs, problemas, falhas, whatever o histórico da Microsoft já é notável e continua a ser pois até actualmente após lançar o Windows 8 seguiu-se imediatamente o primeiro SP.
Com o Ubuntu talvez seja melhor, talvez não, enfim, ou se acredita ou se descobre utilizando.
Leitura recomendada:
Software livre contra o Grande Irmão que está te observando.
Quanto a segurança, já tive também a minha paranoia logo quando cheguei no Ubuntu: Configuração do Snort em Desktop Cliente. Hoje, uso somente o firewall padrão ativado e mantenho o sistema operacional sempre atualizado.
Colega, na boa! É muito mais importante se preocupar com as brechas de segurança que o flash da Adobe e o Java da Oracle proporcionam ao sistema operacional do que com ele em sim (no caso do GNU/Linux). Se possível for, nem instale eles no seu computador, aí sim estará seguro em definitivo!
Olá,
Agradeço as recomendações de leitura, embora já tivesse um certo conhecimento da primeira, gostei do conteúdo.
Sim, desde o ano passado que dispenso o Java completamente, embora o tenha instalado para testar o seu desempenho com o Ubuntu, mas o flash é essencial, maldito Youtube! Eheh
Vou dizer novamente,nunca precisei de antivirus no Linux,tenho uma hd externa com musicas,videos e documentos.uso ela tanto no Linux,quanto no windows eo antivirus que tenho instalado no windows nunca acusou virus nenhum,comecei a usar Linux pois não aguentava ficar formatando o computador por causa do windows usei um monte de antivirus e não vi um sequer que não deixa-se passar um virus pra acabar com tudo.
Olá,
O que levava você a formatar tantas vezes o Windows? Problemas com virus? Pergunto pois nem me recordo da ultima vez que tive que formatar o Windows XP, Vista ou Seven por necessidade, mau desempenho, ou problemas com virus.
Mano, estava passando e resolvi para para ler...
Assim como o outro mano aqui, uso ubuntu desde 8.04 nunca precisei de antivirus, firewal ou coisa parecida...livre leve e solto.
Ja vi gente instalando antivirus, vi sim mas so pq na rede tinha alguns pcs com rwindows, dai para ¨colaborar¨ com os escravos da microsoft instalaram, mas eu ja trabalhei em rede e tinha 50% dos pcs com ubuntu, nunca nunca nunca tivemos problema nem com virus nem com compartilhamento de arquivos e impressoras.
O que acontece parceiro, é que a microsoft põe esse ¨medo¨ nas pessoas. Claro não é a microsoft em si...mas enfim ela ¨colabora¨
Faça a experiencia, eu parei, cansei de virus, de: ¨não responde¨, congelamentos sem sentido, atualizar antivirus, spywares, malware, eu queria viver sem medo, e o ubuntu me proporcionou tudo que eu sempre pensei de sistema operativo...impossivel retroceder...
Olá,
Livre, leve e solto, e acrescento - gratuito! (isto se não pretendia dizer o mesmo com livre). Gostei da opinião e já estou em experiência, mas por causas diferentes das suas, porque não tenho queixas de vírus, ou congelamentos e para me proteger e actualizar o sistema só utilizo duas ferramentas adicionais: Ccleaner e Kaspersky Internet Security 2013. Para além do Windows Update claro, mas isso é comum em ambos os S.O. e apenas refiro isto pois pareceu um pouco dramática a sua experiência com o Windows com um montão de programas e problemas.
Concordo com o "cansei de atualizar anti-vírus, anti-spyware etc" mas o "cansei de parou de responder, congelamento sem sentido" tenho que discordar. O Ubuntu dá muito mais isso do que no Windows.
Concordo com a discórdia, já me deparei com alguns congelamentos no Ubuntu desde que comecei a utilizá-lo. Congelamentos, não mensagens de erro.
No Ubuntu 12.04.2 pelo menos não tive erros.
Essa versão realmente está bem sólida. Final de agosto teremos o 12.04.3.
Quanto ao autor do tópico: e aí? Vai instalar antivírus mesmo no ubuntu?
Olá,
Não. O que eu quero realmente é uma ferramenta completa com firewall, anti-banner, anti-espionagem, anti-etc.
Os vírus só em si até podem ser bonitos e dão para coleccionar, desde que a firewall esteja em funcionamento e o backup esteja em dia.
Obrigado a todos, mas ninguém se lembrou do outro problema? O problema das temperaturas?