Se você usa um sistema que é seguro por si só, e que a forma mais indicada e correta de instalar programas é por uma "Central de Programas", que utiliza repositórios em que muito dificilmente terá um programa malicioso, por que usar anti-vírus e anti-tudo? Veja, não tem porque usar essas coisas, a menos que você seja daqueles que instala programa usando sites como Baixaki ou SuperDownloads.
Hoje em dia a tendência é dos SO usarem uma loja própria de aplicativos, e se a empresa tiver uma politica forte não tem como entrar aplicativo malicioso nos repositórios (a menos que vc utilize vários e vários PPA's, o que não é recomendável). Dessa forma, a única possibilidade de explorar por vulnerabilidades no sistema é por meio de bugs no kernel ou outro programa, mas toda semana sai correção de segurança para os principais softwares, como o kernel ou java. Ou seja,
se você usar o sistema direitinho, não tem como pegar vírus.
O povo que pega vírus no Android é os espertões que querem rootear e instalar aplicativo crackeado/pirata de sites duvidosos.
Anti-vírus e outros só dão a falsa sensação de segurança. Eles normalmente trabalham com uma lista de vírus e malwares conhecidos, mas o filtro deles deixa passar muita coisa, normalmente o que não foi descoberto ainda.
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.
Não entendi o que você quis dizer.
O gnu/linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.
Entendeu porque não se necessita ?
Disse tudo.
O Android por si só é seguro também, assim como as distros Linux ele não fica logado como root, e o principal do sistema fica em uma partição somente leitura, se não me engano. Aplicativos de usuário fica em local diferente, e se acontecer algo é só restaurar o sistema.