Autor Tópico: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas  (Lida 33250 vezes)

Offline linuser104

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #30 Online: 01 de Agosto de 2013, 09:58 »
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

E quem disse que não tem?

Abra a central de programas e procure por:

clamav

e sua interface gráfica GUI:

clamtk


Esse antivírus só não funciona em tempo real, mas dá para verificar arquivos.

PS: também não sei se ele continua funcional já que o Gnome e Ubuntu mudaram tantos nos últimos tempos, mas como ainda está nos repositórios, presume-se que ainda funciona.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #31 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:20 »
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #32 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:23 »
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Não entendi o que você quis dizer.

O gnu/linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #33 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:25 »
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(

Concordo plenamente com o Arthur.



« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 10:29 por haereticus »
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #34 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:29 »
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Existem alguns antivírus, e as vezes eles são usados, como por exemplo em servidores de email, pra scanear os anexos.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #35 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:35 »
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Existem alguns antivírus, e as vezes eles são usados, como por exemplo em servidores de email, pra scanear os anexos.

Ou partições windows.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #36 Online: 01 de Agosto de 2013, 10:55 »
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(

Como tem gente estúpida nesse fórum!  Ainda bem que é uma minoria...

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #37 Online: 01 de Agosto de 2013, 11:56 »
Concordo com o "cansei de atualizar anti-vírus, anti-spyware etc" mas o "cansei de parou de responder, congelamento sem sentido" tenho que discordar. O Ubuntu dá muito mais isso do que no Windows.

o ubuntu 12.04 logo apos o lançamento travava e aparecia mensagem do apport direto, mas de uns tempos pra ca melhorou bastante nenhum travamento e nehuma mensagem do apport.
Acho relativo em relação a travamentos as vezes pode ser algum hardware, ou até mesmo algum aplicativo
um exemplo foi quando o firefox tava NA versão 14 tava dando um conflito com o flash que travava minha máquina por completo, a mozila lançou uma atualização e o problema foi corrigido.

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #38 Online: 01 de Agosto de 2013, 14:50 »
Aqui o 12.04.2 tá muito bom, nenhuma travada em meses de uso 7 dias ligado por 8 horas diárias.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #39 Online: 01 de Agosto de 2013, 15:36 »
Cara, para com essa encheção de saco. ;D

Antivírus no Linux é totalmente desnecessário.

Se está preocupado com isso, volte pro Window$, lá com certeza tem vírus de sobra. :(

Como tem gente estúpida nesse fórum!  Ainda bem que é uma minoria...

Vamos parar com esse flame.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #40 Online: 01 de Agosto de 2013, 19:03 »
Se você usa um sistema que é seguro por si só, e que a forma mais indicada e correta de instalar programas é por uma "Central de Programas", que utiliza repositórios em que muito dificilmente terá um programa malicioso, por que usar anti-vírus e anti-tudo? Veja, não tem porque usar essas coisas, a menos que você seja daqueles que instala programa usando sites como Baixaki ou SuperDownloads.

Hoje em dia a tendência é dos SO usarem uma loja própria de aplicativos, e se a empresa tiver uma politica forte não tem como entrar aplicativo malicioso nos repositórios (a menos que vc utilize vários e vários PPA's, o que não é recomendável). Dessa forma, a única possibilidade de explorar por vulnerabilidades no sistema é por meio de bugs no kernel ou outro programa, mas toda semana sai correção de segurança para os principais softwares, como o kernel ou java. Ou seja, se você usar o sistema direitinho, não tem como pegar vírus.

O povo que pega vírus no Android é os espertões que querem rootear e instalar aplicativo crackeado/pirata de sites duvidosos.

Anti-vírus e outros só dão a falsa sensação de segurança. Eles normalmente trabalham com uma lista de vírus e malwares conhecidos, mas o filtro deles deixa passar muita coisa, normalmente o que não foi descoberto ainda.


O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Não entendi o que você quis dizer.

O gnu/linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?

Disse tudo.

O Android por si só é seguro também, assim como as distros Linux ele não fica logado como root, e o principal do sistema fica em uma partição somente leitura, se não me engano. Aplicativos de usuário fica em local diferente, e se acontecer algo é só restaurar o sistema.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2013, 19:07 por Sergio Benjamim »
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #41 Online: 01 de Agosto de 2013, 19:09 »
Citar
Anti-vírus e outros só dão a falsa sensação de segurança. Eles normalmente trabalham com uma lista de vírus e malwares conhecidos, mas o filtro deles deixa passar muita coisa, normalmente o que não foi descoberto ainda.

Exatamente!

Todos os dias surgem cerca de 100 mil novos vírus para Windows, os anti-virus não conseguem acompanhar todos os vírus, não conseguem manter o banco de dados sempre atualizado a cada 1 vírus que surge, eles são bem atrasados quanto a isso. Além de que mesmo que tivessem um banco de dados atualizado a cada 1 segundo sempre com todos os vírus do mundo lá, podem ser que deixariam passar algum.


Portanto, largue a mão de paranóia rsrs

Offline rlcastrobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #42 Online: 01 de Agosto de 2013, 20:08 »
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

E quem disse que não tem?

Abra a central de programas e procure por:

clamav

e sua interface gráfica GUI:

clamtk


Esse antivírus só não funciona em tempo real, mas dá para verificar arquivos.

PS: também não sei se ele continua funcional já que o Gnome e Ubuntu mudaram tantos nos últimos tempos, mas como ainda está nos repositórios, presume-se que ainda funciona.

Certo vou testar.
O ubuntu também deveria ter um antivírus. Vamos supor realmente que o sistema não precise (nunca me preocupei com isso), mas, seria certo continuar espalhando as pragas virtuais? Levando em consideração que não são todos que utilizam Linux.

Não entendi o que você quis dizer.

O gnu/linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?

Sim, mas meu questionamento não é esse. Inclusive disse que nem me preocupo com isso, mas, lendo este post lembrei que:
Não consigo recordar quantas vezes já encaminhei um e-mail, ou repassei arquivos para computadores com windows. E que nesses casos, pouco me importava, se um desses arquivos poderiam perturbar a vida de um usuário windows, se de alguma forma estivessem com vírus.

Uma dúvida, o que será que acontece quando, executamos um arquivo .exe (que tenha qualquer tipo de vírus) pelo Wine. Pelo que me responderam, não acontece nada, pois, o arquivo não tem a permissão de root. É isso?

Offline Faqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #43 Online: 03 de Agosto de 2013, 01:25 »
Uma dúvida, o que será que acontece quando, executamos um arquivo .exe (que tenha qualquer tipo de vírus) pelo Wine. Pelo que me responderam, não acontece nada, pois, o arquivo não tem a permissão de root. É isso?

Não tem nada a ver se o vírus feito para Windows está ou não com permissão de root, pois o vírus foi feito para o Windows, logo ele executará ações especificamente para a plataforma Windows, o Wine ele cria algumas "partições virtuais" como c: ou d: e os arquivos que estão nessas partições virtuais podem ser danificados, mas só isso, no sistema operacional gnu/linux não acontece absolutamente nada.

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #44 Online: 03 de Agosto de 2013, 11:24 »
Eu uso somente o Firewall ufw que fica habilitado e ativo na inicialização do sistema. Use sudo ufw enable para ativá-lo. Com relação ao antivírus existem duas ótimas opções: o Clamav (opensource) que pode der baixado através da Central de Programas, mas não tem proteção em tempo real. A outra é Comodo antivírus, este sim tem proteção em tempo real, mas exige muito do hardware. Agora, todo sistema operacional está sujeito a pegar vírus, até o Linux,
pode pegar até ao baixar um simples protetor de tela, como já aconteceu através do site gnome.look. Então, se você não se sente seguro, independente do que dizem, use  sim um antivírus e habilite o firewall que com certeza estará mais seguro!  
« Última modificação: 03 de Agosto de 2013, 11:35 por King11 »