Autor Tópico: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas  (Lida 33249 vezes)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #45 Online: 03 de Agosto de 2013, 11:41 »
Citação de: haereticus
O GNU/Linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #46 Online: 03 de Agosto de 2013, 13:48 »
Citação de: haereticus
O GNU/Linux não propaga pragas, mesmo que ele tenha sido infectado (rarissimo), o arquivo ficará "morto" pois sem permissão root de nada serve - virus, spywares, trojans e outras porcarias. O problema do windows é que todo usuário ao logar já ganha poderes administrativos para o sistema, podendo apagar até os registros de inicialização caso queira, diferente do linux.

Entendeu porque não se necessita ?

Offline cafcaf777

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #47 Online: 05 de Agosto de 2013, 03:26 »
Quanto ao Firewall, é só ativar o ufw que já está de bom tamanho =)
Basta o Firewall e nada mais.
---------------------------------------------

Com respeito ás temperaturas, nem creio que seja um "problema", e  sim um bug, se não for normal....
Seria motivo para preocupação se as temperaturas estivessem altas, e não diferentes de um S.O para outro  ;)


Olá, Obrigado pela sugestão da firewall. Relativamente às temperatura é um bug realmente no programa do Windows.


@cafcaf777

Colega, com todo respeito e educação, para você compreender profundamente o nível de segurança do GNU/Linux, será necessário fazer uma graduação em Ciência da Computação. Aí você terá melhor entendimento/compreensão de que o Ubuntu e outras distros, sem os pacotes de seguranças pagos ou não, são mais seguras do que o Windows.

Como já comentado aqui, o grande problema na segurança de um sistema operacional, é a peça que fica entre a cadeira e o teclado. Se essa peça é de confiança, qualquer sistema operacional será seguro.

Pondero que a sua crença nos pacotes de segurança é tamanha, que acredito que nenhum argumento que seja apresentado a você mostrará a grande diferença existentes entre os dois sistemas operacionais em questão.

Como já li aqui no fórum dezenas de vezes: GNU/Linux É diferente de Windows. E curva de aprendizado é relativamente grande. E se torna maior ainda quando o usuário que chega do Windows quer repetir no GNU/Linux as mesmas coisas que faz no Windows.

Volto a dizer, com toda educação e cordialidade: comece no GNU/Linux deixando de lado os vícios que outros sistemas operacionais impõe. Quando conseguir fazer isso, verá as vantagens, por exemplo, do Ubuntu.

Atenciosamente,

jkmsjq


Olá, obrigado pela opinião. Mudei meu ponto de vista sobre o Ubuntu e tenho utilizado o mesmo sem as ferramentas de segurança que tanto valorizo no Windows. Tanto para compreender o nível de segurança do Linux como do Windows precisaria de estudar as linguagens de programação certamente, é válido para os dois casos. Até agora a experiência com o Ubuntu está a correr bem e está a ser agradável. Obrigado mais uma vez.



Já usei antivírus no Ubuntu, só a título de curiosidade, mas percebi que isso só traz mais peso ao sistema, só funciona como um placebo e se mudei do windows para o Linux em boa parte para poder me livrar desses aplicativos que roubam desempenho do sistema operacional, não tinha sentido usar os mesmos no linux.

O que uso para me sentir seguro é o firewall do próprio sistema (ufw, mas tem a sua interface gráfica Gufw), uso sempre que entro e saio do sistema os comandos sudo apt-get update e sudo apt-get upgrade para me manter sempre atualizado e por fim no navegdor Firefox (é o que uso) utilizo essas dicas:

Citar
Crie uma senha mestre
Assim como os outros navegadores, por padrão o Firefox permite que qualquer um com acesso ao seu computador faça login em sites cuja senha você tenha salvo. E assim como no Chrome, uma lista dos nomes de usuário e senhas armazenados pode ser vista na tela de opções.
Felizmente o Firefox oferece um recurso chamado “senha mestre” que criptografa e protege a lista de senhas salvas. Quando ele estiver ativo, você terá de digitar uma senha mestre antes da primeira vez que for usar uma senha salva, uma vez por sessão. Além disso, você sempre terá de digitar a senha mestre antes de ver a lista com todas as senhas salvas. Este é um ótimo recurso para evitar que “bisbilhoteiros” descubram suas senhas, e impede que até mesmo que muitos utilitários de terceiros as recuperem.
Para habilitar a senha mestre abra o menu Firefox, clique em Opções, na aba Segurança e marque a opção Usar uma senha mestra.

Use uma senha forte para sincronização
Assim como o Chrome, o Firefox tem um recurso que permite sincronizar seus favoritos, senhas e outros dados com cópias do navegador rodando em outros computadores ou dispositivos. Felizmente o Firefox criptografa todos os dados sincronizados, não só as senhas (como faz o Chrome).
Além disso, por padrão o Firefox tem mais segurança quando você está ativando a sincronização em um novo computador ou dispositivo. Primeiro você precisa fazer login com sua senha de sincronização, e então digitar um código gerado pelo novo aparelho em um que já tenha a sincronização habilitada, ou copiar uma “chave de recuperação” deste aparelho para o novo.
Ou seja, você não precisa se preocupar muito com a sincronização no Firefox, desde que use uma senha forte, com letras em maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Se alguém descobrir sua senha e tiver acesso a um aparelho onde a sincronização esteja ativada, essa pessoa poderá ativar a sincronização em um outro aparelho, e de lá acessar uma cópia de suas senhas e dados do navegador sem que você nem perceba. A mesma dica vale para a senha mestre do navegador.
Para habilitar a sincronização, ou mudar suas opções, abra o menu Firefox e clique em Preferências e na aba Sync.

Verifique se as opções de segurança estão ativadas
Assim como outros navegadores populares, o Firefox inclui alguns recursos básicos de privacidade e segurança. Embora a maioria deles esteja ativada por padrão, você deve se certificar de que por acaso não foram desabilitados.
Abra o menu Firefox, clique em Preferências e na aba Segurança. A primeira opção, Alertar se sites tentarem instalar extensões ou temas, deve estar marcada, para que nenhum site tente instalar algo em seu navegador sem seu conhecimento. Marque também as opções seguintes, Bloquear sites avaliados como foco de ataques e Bloquear sites avaliados como falsos, que irão ajudá-lo a se proteger de malware como os “drive-by downloads” (onde basta visitar um site para ser infectado) e tentativas de phishing (sites falsos que tentam se passar, por exemplo, por um banco para roubar suas informações pessoais).
Agora clique na aba Privacidade e, se quiser mais privacidade online, marque a primeira opção, chamada Notificar aos sites que não desejo ser rastreado. Embora ela não possa impedir todas as tentativas de rastreio, irá reduzir a prática por sites que respeitam esta opção.
Agora clique na aba Conteúdo e marque a primeira opção, Bloquear janelas pop-up, que irá impedir aquelas janelinhas com propagandas irritantes, e às vezes perigosas, de “pipocar” do nada em sua tela.
Por fim selecione a aba Avançado, a aba Atualizações e marque a primeira opção, que diz Instalar automaticamente. Assim as atualizações do Firefox serão instaladas automaticamente em seu PC, o que irá ajudar na proteção contra eventuais falhas de segurança no navegador que, se não corrigidas, podem ser usadas para expor suas informações.

Use estes complementos para proteção extra
Além dos recursos de segurança integrados ao Firefox, há complementos que podem ajudá-lo a se manter protegido. Recomendamos:
NoScript: permite controlar quais sites podem usar (e como podem usar) código e elementos em JavaScript, Silverlight e Flash, entre outros, já que eles podem ser usados de forma maliciosa para infectar seu computador ou em tentativas de phishing.
Adblock Plus: bloqueia propaganda em banners, pop-up ou vídeo em sites, o que “despolui” o visual e reduz o incômodo, além da chance de esbarrar em propagandas que podem levar a malware e tentativas de phishing.
Web of Trust (WoT): classifica os sites, de acordo com a opinião dos usuários, e bloqueia os perigosos, como aqueles com malware, para aumentar a segurança ao navegar, comprar e fazer pesquisas na internet.
HTTPS Finder: detecta se os sites tem suporte a conexões criptografadas via HTTPS/SSL e força seu uso, o que reduz as chances de que “bisbilhoteiros” em uma conexão Wi-Fi aberta capturem suas informações de login ou dados bancários enquanto eles trafegam pela rede.

Verifique e atualize seus plugins
Criminosos frequentemente usam vulnerabilidades em plugins populares para seu navegador, como o Java e produtos da Adobe como o Flash e Acrobat, para invadir e infectar computadores com malware. A maioria dos plugins é regularmente atualizada para corrigir estas vulnerabilidades, e até vem configurada para se atualizar automaticamente, ou ao menos avisá-lo de que uma atualização está disponível. De qualquer forma, é uma boa ideia buscar periodicamente por atualizações. Use o verificador de plugins da Mozilla, ou o Qualys BrowserCheck  para facilitar a tarefa.
fonte: http://seumicroseguro.com/2013/06/12/dicas-para-um-firefox-mais-seguro/

E por último tenho uma atitude proativa no uso do sistema com a finalidade de aumentar ainda mais a proteção, por exemplo: Não instalar aplicativos no Ubuntu de origem duvidosa (fora dos repositórios), não entrar em sites suspeitos, não cair em ataques de phishing, não usar o modo root de forma constante, evitar o uso/acesso do meu computador por terceiros, etc.


Agora se mesmo assim você não se sente seguro, alguns antivírus bem conhecidos (AVG, ESET, Avast, etc.) para windows têm versões para linux só pesquisar nos sites dos seus desenvolvedores.



Olá,

Muito boas as sugestões e dicas de segurança. Obrigado! Estou a dispensar um anti-virus no momento, mesmo não acreditando na imunidade do Ubuntu ehehe


No tempo todo em que uso Linux nunca vi uma pessoa com tanto medo de pegar virus,rapaz usa o ubuntu e veja o que o sistema pode fazer por voce,e o que voce pode fazer com ele,e com o tempo voce vai ver se ele e bom ou não.


Olá,

Essa pessoa não sou eu. Eu não tenho medo de virus, apenas questionei a imunidade do sistema operativo a virus e preocupo-me em manter a experiência de utilização da Web segura. Obrigado.


Valeu linuser104! Gostei da sua postura, é assim que deve tratar um usuário que está a iniciar no mundo Linux! Todos que querem deixar o Windows e partir para uma nova experiência, como o Ubuntu, vêm com muitas dúvidas, e essa da segurança é a principal delas. O problema é que sempre tem algum engraçadinho que se acha "expert" em tudo e fica com ironias, e ao invés de colaborar com quem está a iniciar no Linux, fica com brincadeiras e a fazer chacotas, mas no fundo tem a mesma dúvida do colega @cafcaf777! E a pergunta inicial sobre a temperatura nenhum "expert"
respondeu! Infelizmente não posso respondê-la, porque também estou a iniciar no Ubuntu, e já tive esse mesmo problema ao fazer uma pergunta e ter como resposta uma ironia, chacota, desdém...!

  


Olá,

Sim, essa é a postura adequada a manter por qualquer pessoa. Humildade e espirito de ajuda. Relativamente às temperaturas o problema é no programa do Windows, as temperatura correctas são as que são apresentadas no Ubuntu.


Alguém consegue dar-me uma explicação para esta alternâncias de valores nas temperaturas entre os dois sistemas operativos?

Nunca usei esse programa pra windows, então não posso atestar sua qualidade, entretanto faz mais sentido que a CPU seja mais quente, como informado pelo lm-sensors (na teoria o sensor está o mais próximo possível, e o lm-sensors por padrão informa o valor exato recebido, outros programas podem tentar tratar os dados, pra que fiquem "mais precisos"). Veja o valor que a bios informa, pra comparação, e de qualquer forma seu sistema não está em risco de superaquecer, então eu ficaria tranquilo.

Olá,

Sim, faz todo o sentido a temperatura mais elevada ser a do processador, pelo que verifiquei na Bios como sugeriu e efectivmente o Lm-sensors é que apresenta as temperaturas de forma correcta. "Kudus" para o Ubuntu. Obrigado.


@cafcaf777

Um site muito bom para instalar programas e acompanhar lançamentos é este :

www.pkgs.org



Olá,

Muito obrigado! Gostei bastante do site. É inclusive muito parecido com o site que eu estou habituado a utilizar (www.filehippo.com) para obter e ficar a par das mais recentes aplicações do Windows.



-Fazendo justiça ao titulo do tópico "Uma mão cheia de dúvidas e problemas" deixo mais um problema e mais uma dúvida:

Problema: Não consigo utilizar o Google Earth. Após instalar o programa ao tentar abri-lo apenas a seguinte imagem aparece por momentos e desaparece de seguida:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/87526575/Captura%20de%20ecra%20de%202013-07-30%2002%3A33%3A38.png

Dúvida: Como posso monitorizar também as temperaturas da minha placa gráfica e disco-rígido no Ubuntu?

Obrigado a todos.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 03:36 por cafcaf777 »

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #48 Online: 05 de Agosto de 2013, 08:55 »
Problema: Não consigo utilizar o Google Earth. Após instalar o programa ao tentar abri-lo apenas a seguinte imagem aparece por momentos e desaparece de seguida:
Eu aqui só consigo usar o Google Earth 6.0.3.2197.

 
Usuário Linux- 449417

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #49 Online: 05 de Agosto de 2013, 09:12 »
Eu uso o Jupiter, para controlar e monitorar a temperatura do CPU.

Para monitorar a temperatura do HD, eu uso o hddtemp.

Para instalar o Jupiter:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/jupiter
sudo apt-get update
sudo apt-get install jupiter


Para instalar o hddtemp:


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #50 Online: 05 de Agosto de 2013, 15:30 »
sudo apt-get update; sudo apt-get install googleearth-package -y; make-googleearth-package; sudo dpkg -i googleearth_*.deb; sudo apt-get install -fy

aqui eu fiz dessa forma ai em cima e rolou de primeira, ubuntu 12.04 64bits versao 6.0.3

[img=http://img23.imageshack.us/img23/6300/o56u.th.png]

[img=http://img821.imageshack.us/img821/833/p9xl.th.png]

[img=http://img819.imageshack.us/img819/4263/inzm.th.png]

Se eu nao estive enganado, com o jupter tbm da para regular a frequencia  da cpu para economizar energia tbm.....
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 20:42 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Milanos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #51 Online: 07 de Agosto de 2013, 15:07 »
Sei não! (expressão idiomática)...Venho do Conectiva, Kurumim...etc.E nunca tive problemas de invasão de qualquer espécie..hoje uso para trabalho e recreação Linux e Windows ( XP e 7) sempre em dual boot e toda a invasão sofrida foi no windows. Uso internetbank em 3 bancos, com SO Linux, no que não aceita linux ( Internet Explorer) já fui invadido ( com anti-virus Avast). Portanto, amigo, tenho, em decorrência da experiência vivida, certeza de que se invadirem teu computador vão preferir o Windows ao Linux (Ubuntu ou Mint)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #52 Online: 07 de Agosto de 2013, 15:16 »
Eu acho que pra criar um vírus para Linux ou invadirem, o cara precisará de muito mais cabeça heim rsrs

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #53 Online: 07 de Agosto de 2013, 15:18 »
Será preciso, saber como que um vírus pode atacar o sistema se precisa de permissão root, de qualquer jeito, usuário sensato não faria isso.

Offline Raul Liota da Rosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #54 Online: 07 de Agosto de 2013, 15:19 »
Na verdade Virus mesmo é praticamente impossível existir para Linux, por causa da forma que o sistema trabalhas, o que existem mesmo são outras pragas virtuais, como por exemplo um rootkit, mas virus, acho dificil ein.

Offline King11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 466
    • Ver perfil
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 09:47 por King11 »

Offline rlcastrobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #56 Online: 10 de Agosto de 2013, 11:20 »
Mais um...!!!!!


https://under-linux.org/content.php?r=7353

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/08/novo-trojan-ataca-pcs-com-linux-e-rouba-informacoes-bancarias.html

Da mesma forma que o sistema linux é seguro por remover as vulnerabilidades rapidamente, nada impede o mau intencionado de também atualizar os trojans ou encontrar mais vulnerabilidades. Li no blog de http://www.aprigiosimoes.com.br/
"Problemas como scripts maliciosos, sistema operacional sem hardening (boas praticas de segurança), rootkits (programas se comportando de outra maneira), setuid (bits especiais) aplicados de forma deliberada, sem administração e qualquer documentação, exploits, tuning de kernel (relacionado a boas praticas de segurança) e outros"
A solução destes problemas depende do usuário.

Interessante isso:
"O kernel Linux recentemente apresentou um bug que esteve presente entre as versões 2.6.37 e 3.9 foi corrigido já há algum tempo, mas não era considerado uma falha de segurança – só que agora foi demonstrado (via um exploit) que o mesmo bug permite que um usuário local alcance privilégio de root."

Será que não existem outros erros obscuros no sistema? Não existe paranoia nenhuma em tentar descobrir como conseguir mais segurança, principalmente para quem usa internet banking. Afinal todos sabem como é difícil progredir nesse país da injustiça. Gostei muito da iniciativa do tópico. E espero que os iniciantes possam aprender com isso, por meio da dúvida, para dominarem melhor o sistema.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #57 Online: 19 de Agosto de 2013, 08:46 »
Será preciso, saber como que um vírus pode atacar o sistema se precisa de permissão root, de qualquer jeito, usuário sensato não faria isso.

O problema é que existem usuários que consideram "chato" ter que digitar a senha dele para terem acesso root ao sistema. Aí o que fazem: buscam formas de desativar a senha. Consequência: qualquer alteração no sistema operacional é realizada de forma direta, sem confirmação por meio de uma senha segura.

Como se diz: trazem vícios de outros sistemas operacionais para o GNU/Linux, e depois ficam reclamando das consequências...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #58 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:43 »
Será preciso, saber como que um vírus pode atacar o sistema se precisa de permissão root, de qualquer jeito, usuário sensato não faria isso.

O problema é que existem usuários que consideram "chato" ter que digitar a senha dele para terem acesso root ao sistema. Aí o que fazem: buscam formas de desativar a senha. Consequência: qualquer alteração no sistema operacional é realizada de forma direta, sem confirmação por meio de uma senha segura.

Como se diz: trazem vícios de outros sistemas operacionais para o GNU/Linux, e depois ficam reclamando das consequências...

É o preço que se paga pela popularização do sistema....o Ubuntu ganha mais visao e chama a atenção de empresas como a Valve e conseguentemente "força" empresas com Ati e Nvidia fazerem drivers de video melhores para dar o suporte. Isso aumenta a sua base de usuarios, em compensação, alguns usuarios sem noção fazem tbm a migração de um sistema para outro resutando nessas aberraçoes que vemos por ai.

E outra coisa....: ) nao tem coisa mais chata do que falar de virus...principalmente no linux....porque ninguem mostra nada e fica somente nessa conversa sem graça...hehehe. Acho mehor e mais proveitoso se preocupar com rootkits e cuidar do sistema, reverter o tempo que se perde com esses casos que ninguem prova nada, fica so no "vapor" para gerar visualizaçoes em blogs e sites(o que eu acho uma porcaria o cara ter que recorrer a isso para ter views no blog) e reverter em aprendizado explorando o sistema e aprendendo o seu funcionamento, nao e verdade?


« Última modificação: 19 de Agosto de 2013, 09:51 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: A minha experiência Ubuntal com um mão cheia de dúvidas e problemas
« Resposta #59 Online: 19 de Agosto de 2013, 09:54 »
Putz...mordi a lingua agora...encontrei um para linux virus aqui bem documentado e em video;

http://www.youtube.com/watch?v=Cq4vD29JkGo
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997