Pois é, com relação a instalação dos adicionais de convidado, eu já desisti, pois ao que parece os pacotes tem que estar instalados no guest (mandriva) e não no host (ubuntu) e com um dos problema apresentados pelo guest é a impossibilidade de acessar a internet, não é possível atualizar ou instalar os pacotes necessários para que os adicionais de convidado funcionem corretamente.
As minhas tentativas agora estavam voltadas para remover esses arquivos através de um pen drive, porem como preciso fazer tudo através de linha de comando, não estou conseguindo acessar e montar o pen drive. A maquina virtual já reconhece o pen drive através do comando "lsusb", pois já instalei o Extension Pack do VBox e adicionei o usuário ao grupo vboxusers.
Agora essa dica que tu postou de tentar acessar através do liveCD parece ser uma boa sacada, vou ter que ler um pouco a respeito para saber como fazer a maquina virtual mandriva dar boot pelo liveCD, de forma a permitir o acesso ao HD virtual onde se encontra o backup do banco de dados que necessito.
@Edit: Pois é pessoal, venho aqui agradecer toda ajuda e dicas que os colegas do fórum me passaram, finalmente consegui recuperar o backup da maquina virtual que estava corrompida, consegui isso através da dica do LInuser104, rodei dentro da maquina virtual um liveCD do ubuntu 10.04 e acessei o HD virtual, a partir dali enviei o backup para a Nuvem.
Mais uma vez deixo aqui o meu agradecimento aos usuários, Tota e Linuser104, por terem abraçado esta causa.