Autor Tópico: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.  (Lida 11619 vezes)

Offline oblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Olá pessoal, blz?

Estou rodando o Ubuntu 12.04 LTS e o Chromium (Versão 28.0.1500.52 Ubuntu 12.04 (28.0.1500.52-0ubuntu1.12.04.2).

Quando rodo um vídeo em tela cheia no youtube (flash 11.2 r202 NPAPI) o navegador trava, o painel superior do unity some e aparece uma janela de erro do apport indicando que o compiz falhou.

Essa combinação ubuntu lts (xorg e mesa antigos), chromium c atualizações demais para um pacote de sistema LTS e o flash 11.2 tem sido fatal.

Mesmo quando eu habilito o pepper flash no chromium dá problemas, pois aparecem artefatos coloridos no vídeo e nem adianta mais aquele "disable-accelerated-compositing", pois aí é que o vídeo nem renderiza mesmo (tela preta).

Enfim, alguém já teve algum desses problemas aí?

Obrigado.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2013, 22:37 »
Olá oblador!

Poderia nos informar qual placa de vídeo utiliza?

Abç!

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #2 Online: 23 de Julho de 2013, 23:23 »
Para dar a resposta pro Renan, execute sudo lshw -C video e cole o resultado aqui.

Offline maosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 190
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2013, 09:52 »
Acontecia isso comigo direto, até que desisti e instalei o Google Chrome que vem com flash atualizado e nunca mais tive problemas.

Offline oblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2013, 18:55 »
Para dar a resposta pro Renan, execute sudo lshw -C video e cole o resultado aqui.

Segue a informação da placa:

 *-display:0             
       descrição: VGA compatible controller
       produto: Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (primary)
       fabricante: Intel Corporation
       physical id: 2
       informações do barramento: pci@0000:00:02.0
       versão: 0c
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: msi pm vga_controller bus_master cap_list rom
       configuração: driver=i915 latency=0
       recursos: irq:45 memória:fea00000-feafffff memória:e0000000-efffffff ioport:eff8(tamanho=8)
  *-display:1 UNCLAIMED
       descrição: Display controller
       produto: Mobile GM965/GL960 Integrated Graphics Controller (secondary)
       fabricante: Intel Corporation
       physical id: 2.1
       informações do barramento: pci@0000:00:02.1
       versão: 0c
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm bus_master cap_list
       configuração: latency=0
       recursos: memória:feb00000-febfffff


Passei a utilizar o cinnamon e estou mais feliz. O problema antes referido não mais ocorre.

Não obstante, ainda tenho problemas para usar o pepperflash no youtube, pois surgem artefatos coloridos. Isso eu "corrigi" usando flash adobe normal.

Paciência. Acho que a próxima atualização, o 12.04.3, corrigirá alguns problemas com a nova versão do mesa lib.

Mt obrigado.



Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2013, 19:14 »
Já experimentou usar o Google Chrome que possui um flash muito mais atualizado?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #6 Online: 01 de Agosto de 2013, 19:16 »
Será que é normal todo mundo ter computadores com placa de vídeo híbrida??!!  ;)

Offline oblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2013, 09:11 »
Já experimentou usar o Google Chrome que possui um flash muito mais atualizado?

Já usei o pepperflash, mas o problema dele é que aparecem artefatos coloridos nos vídeos do youtube.

Mt obrigado.

Offline oblador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2013, 09:17 »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2013, 13:29 »
Oblador ao instalar o google crome ele adiciona automaticamente um PPA para atualizaçoes posteriores, veja no synaptic e instale a versao 30 do navegador;

[img=http://img138.imageshack.us/img138/3376/r883.th.png]

Esse erro que  esta dando na interface é porque vc esta tentando rodar o flash da adobbe, deve ter desabilitado o peperflash nativo. Deixe tudo como estava originalmente(se vc criou alguma pasta manualmente para colocar flash remova tbm)e marque para remoção completa o google crome depois marque a versao isntavel, a versao 30 que vai funcionar sem artefatos coloridos na tela e sem o log chato que aparece na home.

Eu tenho a mesma placa de video que a sua, intel 965 e ela tem esse problema mesmo, apresenta artefatos coloridos na versao estavel do google-crome, agora na versao 30 nao laga  e vej videos em 1080 sem problema, ja no cromium eu nao posso garantir que funcione, mas provavelmente sim..

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,107577.msg595532.html#msg595532
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,87662.msg566429.html#msg566429
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,106663.msg589029.html#msg589029
« Última modificação: 13 de Agosto de 2013, 14:17 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline catrevingts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #10 Online: 17 de Agosto de 2013, 22:54 »
Eu tenho o mesmo problema.

Eu também já tentei usar PepperFlash e não funcionou direito. Já tentei instalar o Google Chrome e tive problemas bem parecidos, não iguais, mas travando e sumindo o painel também. Atualmente, desabilitei o flash no chromium, para eu não esquecer do problema e não tentar ver vídeos nele. Só quem roda confiável é o Firefoz.

Pelo que entendi, há duas soluções propostas: a) retornar a versão anterior do compiz; b) instalar a versão "instável" do chrome/chromium.

Idealmente, eu tentaria a primeira, pois sempre assisti os vídeos normalmente em tela cheia no chromium e os problemas começaram este ano. Alguém poderia explicar como fazer para fazer esse "rollback"?

Obrigado.

Minhas configs:
notebook Dell Inspiron - Intel® Core™ i5-2450M CPU @ 2.50GHz × 4 - Intel® Sandybridge Mobile - 64-bit - 3,8 GiB RAM

Offline catrevingts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #11 Online: 17 de Agosto de 2013, 23:23 »
Olha, pessoal,
o Launchpad citado está completamente certo: voltar para a versão "1:0.9.7.6-0ubuntu1 (precise)" do Compiz resolve o problema. Não sou expert, mas o problema está na combinação Adobe Flash 11.2 + Chrome/Chromium + Ubuntu 12.04 + Compiz 1;.....12.
Launchpad:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/compiz/+bug/1188331

Basta ir no Synaptic mesmo, encontrar o pacote do Compiz, ir em Pacote, Forçar versão, escolher a anterior e aplicar. No Chromium, ir em about:plugins, verificar que o Flash está ativado (pode ser a versão velha da Adobe, a 11.2). É preciso reiniciar o PC.
---
Já consigo ir e voltar da tela cheia imediatamente quantas vezes quiser, sem travar nada.
Realmente, um excesso de atualização na versão LTS. Aliás, usando o Ubuntu desde versão 8, todos os problemas que eu tive com o Ubuntu foram de atualização, seja atualização de pacotes ou atualização de versão do sistema. O "workaround" está dado. Agora, solução mesmo, só com a versão de sistema 12.04.3 LTS.

Obrigado.

Abraços

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Chromium rodando vídeos flash (11.2) trava em tela cheia. Erro do Compiz.
« Resposta #12 Online: 17 de Agosto de 2013, 23:49 »
Ola catrevingts, aqui foi so isntalar a versao 30(dev ou instalvel) do google-crome como reportei e funcionou tudo sem problemas, enfim, o importante e que esta funcionando ai :) .
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997