Autor Tópico: Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?  (Lida 3038 vezes)

Offline AlexandreBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?
« Online: 20 de Setembro de 2006, 22:45 »
Boa noite pessoal!
Estou bastante perdido e se alguém puder ajudar eu agradeço muito.
Estou tentando instalar alguns programas mas não estou conseguindo de jeito nenhum, até pq não sei como fazer isso.
As duvidas são mais ou menos assim:
1-Uso o ubuntu 6.06, como eu sei qual arquivo eu devo baixar, que é a instalacao correta. Assim, tipo, .rpm, .deb, .tar.gz e outras infinidades de extenções. No windows eu baixava um executável e pronto. Aqui eu aindanão entendi como que funciona.

2- depois que eu baixar o arquivo, que normalmente fica na área de trabalho como eu acesso o mesmo e qual é o "executável" que faz a instação?

3- alguns diretórios eu não estou tendo acesso, como faço para ter acesso, como eu logo como root se não sei nem a senha? pelo menos quando eu instalei o ubuntu só criei o meu usuário.

4-ontem tentei editar o arquivo /etc/apt/sources.list. Na hora de salvar eu não conseguia por falta de privilégios. Como resolvo isto?

5-Agora quero instalar a versão mais atualizada do thunderbird, já baixei e está na área de trabalho, como instalo?


Se alguém me der um help obrigado.

Alexandre

Offline cybertraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2006, 23:24 »
A forma mais fácil de instalar um programa no Ubuntu é digitando no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install XXXXX
Substitua XXXXX pelo nome do programa. Para remover, use:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove XXXXX