Autor Tópico: Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?  (Lida 3038 vezes)

Offline AlexandreBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?
« Online: 20 de Setembro de 2006, 22:45 »
Boa noite pessoal!
Estou bastante perdido e se alguém puder ajudar eu agradeço muito.
Estou tentando instalar alguns programas mas não estou conseguindo de jeito nenhum, até pq não sei como fazer isso.
As duvidas são mais ou menos assim:
1-Uso o ubuntu 6.06, como eu sei qual arquivo eu devo baixar, que é a instalacao correta. Assim, tipo, .rpm, .deb, .tar.gz e outras infinidades de extenções. No windows eu baixava um executável e pronto. Aqui eu aindanão entendi como que funciona.

2- depois que eu baixar o arquivo, que normalmente fica na área de trabalho como eu acesso o mesmo e qual é o "executável" que faz a instação?

3- alguns diretórios eu não estou tendo acesso, como faço para ter acesso, como eu logo como root se não sei nem a senha? pelo menos quando eu instalei o ubuntu só criei o meu usuário.

4-ontem tentei editar o arquivo /etc/apt/sources.list. Na hora de salvar eu não conseguia por falta de privilégios. Como resolvo isto?

5-Agora quero instalar a versão mais atualizada do thunderbird, já baixei e está na área de trabalho, como instalo?


Se alguém me der um help obrigado.

Alexandre

Offline cybertraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2006, 23:24 »
A forma mais fácil de instalar um programa no Ubuntu é digitando no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install XXXXX
Substitua XXXXX pelo nome do programa. Para remover, use:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove XXXXX
Isso só funciona quando você está conectado à Internet e quando o programa em questão consta nos repositorios oficiais. Quando o que você quer não puder ser instalado deste modo, aí sim é preciso baixar alguma coisa. Aí, para saber como instalar, procure por um documento chamado INSTALL que quase sempre vem com o programa que você baixou. Na maioria das vezes, é só ir até o diretório em que está o programa e digitar:

Código: [Selecionar]
./configure; make; sudo make install
Para tornar-se root temporariamente, use o comando sudo. Exemplo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/apt/sources.list abre o documento que lista os repositórios com o gedit com todas as permissões liberadas. Aí você pode alterar o documento que quizer. Ou use
Código: [Selecionar]
sudo nautilus que abre o programa Nautilus com todas as permissões liberadas para você alterar o que quizer. Mas tome cuidado enquanto estiver como root. Ah, a senha necessária para usar sudo é a sua própria senha, não uma senha de root específica.

Offline AlexandreBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2006, 23:40 »
Legal!
Valeu mesmo. Mas sem querer abusar, e como eu faço para aparecer o ícone do Thunderbird que acabei de instalar junto dos demais ícones que estão na barra de tarfas em aplicações/internet?

Alexandre

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Como faço para instalar programas no Ubuntu (linux)?
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2006, 00:06 »
Legal!
Valeu mesmo. Mas sem querer abusar, e como eu faço para aparecer o ícone do Thunderbird que acabei de instalar junto dos demais ícones que estão na barra de tarfas em aplicações/internet?

Alexandre

Uma das alternativas mais fáceis é atualizar o painel do Gnome:

no terminal digite:
"killall gnome-panel" (sem as aspas)

há também a forma de editar o painel manualmente, porém, como estou em viagem, e sem o meu Ubuntu (snif, snif...) não me recordo ao certo.

Espero ter ajudado!