Autor Tópico: Windows 8 e Linux - Inicialização  (Lida 2753 vezes)

Offline LucasGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Windows 8 e Linux - Inicialização
« Online: 12 de Fevereiro de 2014, 01:33 »
Tenho um notebook que veio com Windows 8 e tem a tal da UEFI pra atrapalhar...consegui instalar umas distribuições de Linux para testar, dentre elas ubuntu, e depois de ter decidido qual usar, formatei as partições de Linux e percebi que ao iniciar o Windows e pressionar a tecla esc (para entrar no setup), apareciam ainda as opções para inicializar algumas distribuições de Linux que tinha instalado mas não estão mais instaladas. Obviamente, selecionar essas opções não funciona mas por que elas estão lá e como tirá-las?


Edit: Quando instalei o Windows 8 pela última vez, tinha uma partição de sistema EFI que não formatei. O ubuntu deixa alguma coisa nesta partição após instalá-lo? Se eu reinstalar o Windows formatando esta partição meu problema será resolvido?
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2014, 02:13 por LucasGama »

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Windows 8 e Linux - Inicialização
« Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 07:01 »
É essa partição EFI que contém informações das outras distros. Mas você não precisa se preocupar em formatar e instalar tudo de novo. Eu nem esquentaria a cabeça.

Se quiser resolver, é só entrar nessa partição e apagar os arquivos (cuidado para não apagar o do ubuntu!). Para acessar, entre no Ubuntu, e vá em /boot/efi, é ali que sua partição EFI está montada.

E o UEFI não atrapalha tanto assim, é só se acostumar à usá-lo. Em sistemas dual boot acho até mais seguro e confiável usar UEFI + GPT do que o que tinhamos antigamente.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline LucasGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Windows 8 e Linux - Inicialização
« Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 11:36 »
É essa partição EFI que contém informações das outras distros. Mas você não precisa se preocupar em formatar e instalar tudo de novo. Eu nem esquentaria a cabeça.

Se quiser resolver, é só entrar nessa partição e apagar os arquivos (cuidado para não apagar o do ubuntu!). Para acessar, entre no Ubuntu, e vá em /boot/efi, é ali que sua partição EFI está montada.

E o UEFI não atrapalha tanto assim, é só se acostumar à usá-lo. Em sistemas dual boot acho até mais seguro e confiável usar UEFI + GPT do que o que tinhamos antigamente.

Como funciona esse UEFI + GPT? To sem o linux agora, tem algum link com tutorial pra fazer essa instalação em dual boot com meu win8?

Offline ragazzid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • RagazziD
Re: Windows 8 e Linux - Inicialização
« Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2014, 18:06 »
Cara um fiz um tutorial, eu aconselho que você leia tudo antes de tentar:
http://ragazzid.blogspot.com/2013/11/dual-boot-windows-8-e-ubuntu.html
--- RagazziD ---