Quanto a possível sobreaquecimento de processador e/ou gpu, você poderia monitorar a temperatura desses componentes enquanto joga. No Windows, eu faço bastante isso através de um programa chamado "MSI Afterburner", que é capaz de mostrar o nº de FPS de um jogo em tempo real, bem como a temperatura da CPU e GPU. Inclusive uso para monitorar a temperatura da minha placa de vídeo quando rodo algo pesado.
No caso do Ubuntu, não sei se há algo similar que funcione em tela cheia, mas você pode fazer algo desse tipo: Se você utiliza Gnome Classic ou Mate, você pode instalar o pacote "lm-sensors" junto com o "sensors-applet". Esses dois pacotes permitem que você insira em um dos painéis do Gnome um monitor de temperatura de CPU e GPU em tempo real, onde através dele você pode monitorar várias temperaturas ao mesmo tempo. Usava ele para monitorar meu processador e placa de vídeo enquanto utilizava o sistema. Você pode instalar ambos esses pacotes procurando pelos seus respectivos nomes na "Central de Programas do Ubuntu", ou através do comando:
sudo apt-get install lm-sensors sensors-applet
Se utiliza Unity, você pode instalar o "lm-sensors" junto com o "indicator-sensors". É quase a mesma coisa que o Gnome, exceto que projetado para o painel superior do Unity. É tão bom quanto o outro, exceto que acho que não dá pra monitorar múltiplas temperaturas ao mesmo tempo. Você tem que clicar no indicador para mudar a temperatura que quer monitorar. Nesse link, há instruções de como instalá-lo:
http://www.noobslab.com/2012/06/install-hardware-sensors-indicators-in.htmlO problema de ambos esses métodos é que você vai ter que rodar os jogos em modo janela para realizar este monitoramento. Mas funciona.