Autor Tópico: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows  (Lida 3683 vezes)

ncc1701

  • Visitante
Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Online: 18 de Agosto de 2013, 00:08 »
Olá a todos!

Apanhando aqui e ali, a gente vai solucionando. Preciso da ajuda de vocês:

Comprei um notebook para usar em rede com meu desktop (o tar laptop ainda está na caixa!).

No desktop tenho, no hd, o Windows 8; num pen drive Sandisk 32GB, permanentemente espetado numa das portas USB do desktop, tenho o Ubuntu 13.04. Na inicialização do pc, o comando fica com o Ubuntu, que disponibiliza uma tela vinho com as opções de iniciá-lo ou ao Windows 8 (uso cada um na medida das minhas necessidades, e vou aprendendo devagar as características do Ubuntu, que tem me encantado :D).

Para a rede - uso banda larga, o antigo Speedy, com o modem Speedtouch, velho de 10 anos -, comprei um roteador D-Link modelo DIR-905L, o qual, seguindo as instruções do manual, consegui instalar normalmente no Windows, ficando então habilitada a conexão "Ethernet" (antes era a "Conexão de Banda Larga").

Quando fui tentar repetir o processo no Ubuntu, não consegui sucesso: com o cabeamento já atualizado, e offline (como havia feito no Windows), abri o Firefox e digitei "http://192.168.0.1" e não apareceu, como deveria, a caixa de diálogo do D-Link, e sim a mensagem de que o Firefox não conseguia acesso à página solicitada.

Voltei então ao cabeamento anterior (cabo ethernet no pc direto no modem, sem portanto o roteador), e o Ubuntu acessou a internet, com minha conexão DSL normal. Repeti o processo de instalação dos cabos com tudo ligado, conforme o manual, e nada... A mesma advertência no Firefox.

O que fazer? Ajudem-me, por favor, pois estou adorando o Ubuntu e não quero perdê-lo! :-[

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2013, 10:15 »
Com o modem roteado nunca tive problemas de acessar o Ubuntu. Roteava o modem e servia pros dois sistemas. Dê uma verificada. Porque, a partir que está roteado não tem nenhuma configuração, é só entrar normalmente. Espero ter ajudado.
Bezerra.

ncc1701

  • Visitante
Re: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Resposta #2 Online: 18 de Agosto de 2013, 11:42 »
Olá,

Como dissera antes, simplesmente não dá acesso. Tenho no Ubuntu a conexão DSL. Precisaria usar outra?

ncc1701

  • Visitante
Re: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Resposta #3 Online: 18 de Agosto de 2013, 12:04 »
elio7769, dentro do que você falou, eu estou pensando no seguinte:

Eu instalei o Ubuntu (que agora comanda a inicialização, conforme referi) já com o W8 instalado. Conectei-me à internet criando uma conexão DSL, com o meu endereço de email do uol e minha senha para ele.

E se eu mudar a BIOS para inicializar pelo CD-ROM, fazendo-o com o DVD-RW de instalação que possuo, do Ubuntu, sobrescrevendo a minha instalação anterior, e agora já com o roteador instalado no Windows, será que ele não assumiria a conexão com a internet dentro do novo parâmetro modem/roteador?

Offline cajaboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • "Livre-se da tela azul, seja livre, use GNU/Linux"
    • Ver perfil
Re: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Resposta #4 Online: 18 de Agosto de 2013, 12:15 »
Aqui uso banda larga também através do cabo e conector RJ-45, o que fiz quando comprei meu roteador foi só configurar uma senha pra ele trocar o canal, e habilitar a wi-fi.
Pelo que entendo, no roteador você deveria somente plugar e configurar senha do wifi e roteador e ele mesmo se encarrega de adaptar o IP da sua banda larga como DNS primário no roteador, tendo como IP principal 192.168.0.10 ou 100.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2013, 12:20 por cajaboy »
Baixe seu ubuntu, ou derivados aqui: http://releases.ubuntu.com/
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." 1 Timóteo 2:5

ncc1701

  • Visitante
Re: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Resposta #5 Online: 18 de Agosto de 2013, 13:53 »
Ellio7669 e cajaboy,

Larguei mão da "DSL Connection 1", criei uma "Ethernet Connection 1", joguei na aba IPv4 o endereço do D-Link (192.168.0.1), e funcionou! Conectou no ato!

Reiniciei o pc e agora, ao entrar no Ubuntu, já entra conectado direto, sem a necessidade que antes eu tinha, de clicar no nome da conexão! Benditas setinhas verticais opostas! Maravilhoso Ubuntu!

Grato ela disposição em ajudar, amigões!

Abraços.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Resposta #6 Online: 18 de Agosto de 2013, 15:56 »
Isso parece problema de DHCP, o servidor DHCP do roteador está ativo e funcionando?!!

ncc1701

  • Visitante
Re: Instalar roteador no Ubuntu, após fazê-lo no Windows
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2013, 17:49 »
Isso parece problema de DHCP, o servidor DHCP do roteador está ativo e funcionando?!!

Grato, Arthur, já consegui resolver. Adicionei uma conexão ethernet, com o IP padrão da D-Link, ignorando a conexão DSL.