Autor Tópico: [RESOLVIDO] Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?  (Lida 12456 vezes)

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
[RESOLVIDO] Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Online: 08 de Agosto de 2013, 18:31 »
E aí, pessoal.  Eu gostaria de saber se tem algum jeito de aumentar o número de linhas de rolagem vertical do scroll do mouse no Ubuntu, igual tem no Windows, porque aqui tem que ficar girando, girando, girando o scroll para descer as páginas, e isso é meio incômodo. No Windows tá normal tendo 5 linhas de rolagem.

Agradeço a resposta.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2013, 20:13 por brunolopes96 »

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2013, 19:01 »
Cara, se você souber a resposta dessa, me avise  :-\

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2013, 19:06 »
Eu também. :(

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2013, 22:13 »
Alguém sabe se tem essa opção nas configurações do Ubuntu, ou se precisa de algum aplicativo, ou então se nem tem como mudar isso?

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #4 Online: 08 de Agosto de 2013, 22:23 »
Alguém sabe se tem essa opção nas configurações do Ubuntu, ou se precisa de algum aplicativo, ou então se nem tem como mudar isso?

Se souber a resposta dessa, não esqueça de me avisar rsrs  :(

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #5 Online: 08 de Agosto de 2013, 23:43 »
Acho muito ruim o Linux não ter uma opção dessas...
E além disso, as configurações do mouse não funcionam também...

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #6 Online: 09 de Agosto de 2013, 08:39 »
Desconheço se há uma opção global para isso (possivelmente não). No entanto, dá pra fazer isso apenas nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox.

No Chrome, tente executá-lo no terminal, com o parâmetro "--scroll-pixels=150", ou outro número maior se preferir. Mais ou menos assim:

Código: [Selecionar]
$ google-chrome --scroll-pixels=150
Já no Firefox (16 ou inferior), tente realizar os seguintes passos:

  • Na barra de endereço, digite about:config
  • Procure pela linha "mousewheel.withnokey.sysnumlines", dê nela um clique duplo e mude seu valor para "false".
  • Procure agora a linha "mousewheel.withnokey.numlines", e mude seu valor para o número que preferir.

A partir daí, é só você testar quais números dão o melhor resultado. É um pouquinho manual, mas supostamente funciona.

Fonte: http://askubuntu.com/questions/22589/how-can-i-change-the-mouses-wheel-scroll-rate

EDIT: Descobri agora que, no Firefox, as configurações de "mousewheel" que mencionei são depreciadas, e só funcionam no Firefox 16 ou inferior. Para versões superiores à 16, os passos são esses:

  • Na barra de endereço, digite about:config
  • Procure pela linha "mousewheel.system_scroll_override_on_root_content.enabled", dê nela um clique duplo e mude seu valor para "true".
  • Procure agora as linhas "mousewheel.system_scroll_override_on_root_content.horizontal.factor" e "mousewheel.system_scroll_override_on_root_content.vertical.factor", e mude seus valores para o número que preferir.

Fonte 2: https://bitbucket.org/cat_in_136/configuration-mania/issue/101/mousewheelwithnokeynumlines-depracated
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 14:33 por Solid One »

Offline brunolopes96

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2013, 00:19 »
Não sei se é isso mesmo, mas pelo que eu ouvi dizer, o Chrome não dá mais suporte a esse parâmetro, agora o único jeito de resolver isso é com uma extensão chamada "Chromium Wheel Smooth Scroller", que me permitiu aumentar para a quantidade desejada, mas mesmo assim, obrigado pela resposta.  O estranho é que o Ubuntu oferece uma certa liberdade de configuração, mas não tem nem isso que é o básico?  :(
« Última modificação: 10 de Agosto de 2013, 00:32 por brunolopes96 »

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2013, 14:36 »
O estranho é que o Ubuntu oferece uma certa liberdade de configuração, mas não tem nem isso que é o básico?  :(

É por aí mesmo. Na verdade, eu diria que este é um dos recursos que você só encontra no Windows, e não encontra em nenhum outro S.O., seja este Mac OS X, Ubuntu, FreeBSD ou similar.

Tem vários outros recursos similares que, até o momento, não há para Linux. Um deles é um software de monitoramento de joysticks plugados no computador (no passado eram usados para calibrar os controles e evitar que os eixos ficassem loucos). Outro é o de, em janelas maximizadas, quando você arrasta o cursor do mouse para o canto superior esquerdo (ou direito) e dar um clique do mouse, o botão X de fechar a janela ser acionado. Tem isso no Windows XP e 7, mas até pouco tempo atrás não tinha em praticamente nenhum modo gráfico no Linux. Foi implementado recentemente no Unity e no Gnome 3, mas antigamente, sempre havia uma pequena distância de uns 2 píxels entre o canto da tela e o botão fechar maximizado. É o que chamam de "Lei de Fitts", quando aplicada à usabilidade em desktops.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2013, 17:08 por Solid One »

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2013, 13:59 »
O Scroll do meu mouse, no Ubuntu 13.04, quando eu acionava pra baixar ou subir a página, ia até embaixo, ou seja: muito além das três linhas do pádrão. Como não vi nenhuma solução no fórum, comprei um mouse comum PS2 e instalei na máquina. Talvez com o tempo os desenvolvedores achem uma solução pra isso, já que no Seven funciona normalmente.
Bezerra.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2013, 18:09 »
Olha, tem como alterar isso nos navegadores e quanto ao sistema eu só sei no KDE!


No Firefox ( 19 em diante) na barra de endereços  about:config,  procure por mousewheel.min_line_scroll_amount  e aumente o número de 5 para algo próximo a 50 ou mais.  Façam seus testes. Em versões mais antigas do Firefox, procurem por mousewheel.withnokey.sysnumlines  e mude para false e depois procurem por mousewheel.withnokey.numlines e aumente esse número para o que for preciso.

Na dupla Chrome/Chromium, também na barra de endereços chrome://flags/, procure por "rolagem suave" se o seu sistema estiver em português ou "Smooth Scrolling" se estiver em inglês.  E ative este recurso.

Também tem a opção de instalar um plugin para o chromium chamado Chromium Wheel Smooth Scroller, tem bastante opções.

Já quanto ao KDE é fácil, Configurações do Sistema > Dispositivos de entrada > mouse > aba avançado > "roda do mouse rola"   e escolha o número de linhas!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2013, 18:30 »
Parece que o KDE é bem legal heim  :)

Offline czarvoigt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [RESOLVIDO] Aumentar quantidade de linhas de rolagem do scroll?
« Resposta #12 Online: 07 de Outubro de 2013, 00:38 »
Opa, a solução ta ai: http://www.youtube.com/watch?v=i-acwJs9UfY

Testei aqui e funcionou de boa... flw