Boa noite pessoal!
Estava gravando um vídeo com o Kazam, mas ele apresenta bugs e é lento, dessa vez ele bugou e o programa fechou (cancelou a gravação).
Então instalei o RecordMyDesktop que parece ser bom, mas ele grava em .ogv e eu queria que fosse em .webm, .mp4 ou mesmo .avi como fazer?
[]'s
O RecordMyDesktop é um programa bem eficiente, mas o maior fraco dele é que ele não grava em outro formato senão "OGV". Além disso, ele utiliza codecs internos que não são muito bons com compressão, gerando arquivos enormes em vídeos de longa duração. Sem falar que não é lá muito otimizado para o Unity, podendo gerar alguns bugs de imagem ao utilizar de efeitos gráficos como zoom e janelas queimando por exemplo.
Eu recomendo que você tente novamente com o Kazam. Se tentou a versão oficial dos repositórios, tente a mais nova a partir de algum PPA. Digo isso porque o Kazam tem potencial muito maior que o RecordMyDesktop. O programa tem visual bem melhor, interface bem mais intuitiva, e lembra bastante o ScreenFlow, para Mac. E o melhor de tudo: grava direto em MP4 com vídeo h264 e áudio aac (não tenho certeza sobre o áudio, mas o vídeo sim). Isso gerará vídeos com qualidade de imagem excepcional, e a tamanhos bem menores do que o OGV.
Instalei o Ubuntu 13.04 no PC do meu trabalho, e por acaso instalei o Kazam para fazer um rápido teste. A versão que instalei foi a dos repositórios padrões, ou seja, a versão 1.4.2. Fiz um teste rápido com o programa, e ele funcionou perfeitamente aqui.
Uma dúvida, o RecordMyDesktop foi descontinuado?
É um excelente programa!!!
Esqueci de falar outra coisa: O RecordMyDesktop foi de fato descontinuado. Não é atualizado desde 2009 (por isso só aceita formatos de vídeo da época).
Ano passado, eu li no blog de um dos caras que desenvolveu o Kazam, que a maior motivação dos caras terem feito o Kazam foi porque o RecordMyDesktop e o XvidCap eram projetos obsoletos, não mais mantidos. Acima de tudo pelo fato deles utilizarem codecs não atualizados (O XvidCap só grava em xvid como diz o próprio nome, e a qualidade da imagem fica bem baixa pelo tamanho que o vídeo fica). Eles criaram o Kazam com o propósito de ter um programa com as mesmas funcionalidades desses programas, mas com bugs corrigidos e suporte aos formatos mais novos. Até porque, para screencasting, qualquer programa proprietário (Camtasia e Screenflow, por exemplo) possuem suporte a esses formatos mais novos por padrão.
Outro programa que eu acredito que possua uma proposta similar ao Kazam é o SimpleScreenRecorder, mencionado pelo colega platao. Não testei ainda, mas me parece bem promissor.