Autor Tópico: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?  (Lida 9670 vezes)

Offline feeble

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Online: 14 de Agosto de 2013, 01:05 »
Gostaria de saber se existe a possibilidade de trocar o Unity pelo gnome(desinstalando o unity e deixando somente o gnome no Ubuntu).

Também gostaria de receber indicações de interfaces gráficas que não consumam muito da memória.

Baixei o Fedora 19 KDE e me decepcionei, o sistema ficou lerdo, muitos erros de navegação e no update, eu acabei não conseguindo atualizar o software e por sinal, até os sites que eu queria acessar não carregavam.

Estava em um processo de migração(procurando outros SO's), mas parece que pelo visto acabarei ficando mais um tempo com o Ubuntu.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2013, 02:23 »
Olá!

Se quiser usa o Ubuntu com o ambiente gráfico Gnome, recomendo que use a distro Ubuntu Gnome, que é o Ubuntu com o ambiente Gnome por padrão.

Abç!

Offline feeble

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2013, 04:15 »
Nesse meio tempo de tópico achei a solução, porém, perdi a mesma novamente. Eu gostaria simplesmente de ter a versão 12.04. Porém no gnome 2, que por sinal, é uma interface leve, bonita e na minha humilde opnião bem mais organizada, a minha preocupação é estar com o sistema desatualizado, mas ao mesmo tempo, não tenho simpatizado muito com as novas interfaces gráficas, que também exigem um pouco da máquina. O sistema mais agradável e leve que usei foi o Linux Educacional KDE 3.5.0, utilizei esse sistema na escola, e achei confortável, simpático e leve. Novamente vou repetir, "aconselham alguma distro com uma interface gráfica leve e estável?"

A propósito, usar softwares antigos influenciam na segurança da máquina? Estou pensando em manter o Ubuntu 10.04(a melhor versão na minha opinião), porém, acho a central de software meio desatualizada com poucos recursos de software para desenvolvimento, etc...

Obrigado!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2013, 04:31 »
Distro com ambiente gráfico leve tem muitas opções, Linux Mint Mate ou XFCE, Xubuntu, Lubuntu, elementary OS...

Sim, sistema e softwares desatualizados comprometem a segurança, estabilidade e desempenho da máquina.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2013, 10:15 »
Citar
Eu gostaria simplesmente de ter a versão 12.04. Porém no gnome 2, que por sinal, é uma interface leve, bonita e na minha humilde opnião bem mais organizada, a minha preocupação é estar com o sistema desatualizado

Pode usar o Mate normalmente no Ubuntu 12.04, ele é um fork do Gnome 2.

Offline luiscarlos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 534
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #5 Online: 14 de Agosto de 2013, 12:01 »
Você deve está se referindo ao Mate, em uma rápida busca pela internet achei muitos tópicos tratando deste assunto... Olha a preguiça...  ;D

Esta é a página oficial do Mate =>http://mate-desktop.org/

Softwares antigos não são aconselháveis, procure usar as versões estáveis e que ainda possuem suporte.



[]'s

Offline feeble

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2013, 19:55 »
Deixe-me ver... O LMDE(Linux Mint Debian), parece ser bem interessante. Vou baixá-lo agora mesmo, porém, algo ainda me encomoda... Tenho dificuldade para instalar pacotes no Debian, pois, tem de mexer em source list's se não me engano(pode que eu não tenha entendido), mas o que procuro é um SO estável para usar no dia a dia, trabalhos de escola, música... Terminal? Sim, claro, instalar um programa útil, ou utilizar para tarefas que exijam o root.

O Ubuntu se encaixa perfeitamente as minhas necessidades porém a nova interface é muito duvidosa e cheia de erros, e no caso de eu usar versões mais antigas(estáveis como o 10.04), acabo por ficar sem atualizações dos software's... Por mais que eu tente atualizar a lista de pacotes, muitos programas não são inclusos.

Acho que estável para fins caseiros, porém poluído, só o Ruindows mesmo(ha ha ha).

Aliás, achei que o Fedora fosse atender minhas necessidades, porém, a interface gráfica pesa muito, tanto o KDE quando o GNOME 3.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2013, 21:54 »
Window$ estável? Amigo, o fim da vida é logo ali. ;D

Então, pode usar o Ubuntu 12.04 ou Linux Mint 13 com Mate, que é baseado no Ubuntu 12.04

São bem estáveis, e atualizados.

Offline feeble

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:04 »
Window$ estável? Amigo, o fim da vida é logo ali. ;D

Então, pode usar o Ubuntu 12.04 ou Linux Mint 13 com Mate, que é baseado no Ubuntu 12.04

São bem estáveis, e atualizados.

Isso foi uma sátira... "ruindows", porém eu me referi as diversas distros, e as dificuldades de cada uma, no próprio site do Linux Mint ele afirma que o LMDE não é um friendly-desktop para usuários inexperientes.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:14 »
Sim, o LMDE é baseado no Debian, que não é tão simples e atualizado como o Ubuntu.

Por isso, recomendo que use o Linux Mint 13 ou mesmo o Lubuntu 12.04

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #10 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:32 »
O recém-lançado elementaryOS parece ser bom também  :)

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #11 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:34 »
O recém-lançado elementaryOS parece ser bom também  :)

Esse tá dando o que falar, hein?!!

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #12 Online: 14 de Agosto de 2013, 22:39 »
O recém-lançado elementaryOS parece ser bom também  :)

Esse tá dando o que falar, hein?!!

Sim kkkkkkk

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #13 Online: 14 de Agosto de 2013, 23:27 »
Sobre a pergunta do tópico, acredito que a melhor opção seja fazer a instalação do gnome-shell e a remoção do unity, por meio do bom e velho synaptic.

Se você simplesmente colocar o comando sudo apt-get install gnome-shell, o sistema se encarregará de listar as dependências e depois de concluída a instalação, a opção pelo gnome ou unity é feita na tela de login.

A vantagem de usar o synaptic (que nunca deveria ter saído do rol dos pacotes nativos do ubuntu) é que por ele é possível perceber a importância e o significado de cada dependência.

Não cheguei a fazer a remoção do unity, mas, certa vez, numa instalação que fiz num notebook compaq, depois de instalar o kde pelo synaptic, depois de reiniciar, até o splash do sistema mudou para kubuntu, com fundo azul e tudo.

Assim, o ideal seria manter o unity instalado e usar o gnome, pois a remoção dele poderia causar efeitos inesperados.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #14 Online: 15 de Agosto de 2013, 08:46 »
Gostaria de saber se existe a possibilidade de trocar o Unity pelo gnome(desinstalando o unity e deixando somente o gnome no Ubuntu).

Também gostaria de receber indicações de interfaces gráficas que não consumam muito da memória.

Baixei o Fedora 19 KDE e me decepcionei, o sistema ficou lerdo, muitos erros de navegação e no update, eu acabei não conseguindo atualizar o software e por sinal, até os sites que eu queria acessar não carregavam.

Estava em um processo de migração(procurando outros SO's), mas parece que pelo visto acabarei ficando mais um tempo com o Ubuntu.

O Ubuntu 12.04 em diante passou a utilizar o Unity, que por sua vez é baseado no Gnome 3. No entanto, dá para você instalar o chamado "Gnome Classic", que lhe possibilita ter uma interface 90% idêntica à do Gnome 2.

Para instalá-la, você pode ir na Central de Programas do Ubuntu e procurar pelo pacote de nome "gnome-session-fallback". Ou alternativamente, através do seguinte comando no terminal:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install gnome-session-fallback
Após instalar, reinicie a máquina. Na tela de login de usuário, você poderá mudar o modo gráfico "Ubuntu" para "Gnome Clássico". E você tem ainda a opção de escolher com ou sem efeitos gráficos.

O único contra disso é que algumas coisas mudaram em relação a antes. Nem todos os applets do Gnome 2 vem inseridos no painel superior, e o menu de configurações de Sistema não situa-se no mesmo lugar de antes. Além disso, para você realizar qualquer alteração nos painéis do Gnome 2 (como inserir novos applets ou remover o painel, por exemplo), um clique com o botão direito do mouse no painel não basta. Você vai precisar segurar Alt + Tecla Windows + Botão direito na barra. Mas de resto, é a cara do Gnome 2.