Autor Tópico: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?  (Lida 9671 vezes)

Offline feeble

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #15 Online: 15 de Agosto de 2013, 18:26 »
Gostaria de saber se existe a possibilidade de trocar o Unity pelo gnome(desinstalando o unity e deixando somente o gnome no Ubuntu).

Também gostaria de receber indicações de interfaces gráficas que não consumam muito da memória.

Baixei o Fedora 19 KDE e me decepcionei, o sistema ficou lerdo, muitos erros de navegação e no update, eu acabei não conseguindo atualizar o software e por sinal, até os sites que eu queria acessar não carregavam.

Estava em um processo de migração(procurando outros SO's), mas parece que pelo visto acabarei ficando mais um tempo com o Ubuntu.

O Ubuntu 12.04 em diante passou a utilizar o Unity, que por sua vez é baseado no Gnome 3. No entanto, dá para você instalar o chamado "Gnome Classic", que lhe possibilita ter uma interface 90% idêntica à do Gnome 2.

Para instalá-la, você pode ir na Central de Programas do Ubuntu e procurar pelo pacote de nome "gnome-session-fallback". Ou alternativamente, através do seguinte comando no terminal:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install gnome-session-fallback
Após instalar, reinicie a máquina. Na tela de login de usuário, você poderá mudar o modo gráfico "Ubuntu" para "Gnome Clássico". E você tem ainda a opção de escolher com ou sem efeitos gráficos.

O único contra disso é que algumas coisas mudaram em relação a antes. Nem todos os applets do Gnome 2 vem inseridos no painel superior, e o menu de configurações de Sistema não situa-se no mesmo lugar de antes. Além disso, para você realizar qualquer alteração nos painéis do Gnome 2 (como inserir novos applets ou remover o painel, por exemplo), um clique com o botão direito do mouse no painel não basta. Você vai precisar segurar Alt + Tecla Windows + Botão direito na barra. Mas de resto, é a cara do Gnome 2.

Quando eu citei que havia achado a solução, me referia em:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install gnome
Esse comando instalou as duas versões do gnome, o clássico e o novo, que realmente é bem semelhante ao Unity.

O que me preocupa é não ter o controle, pois não tenho certeza se consegui remover o Unity por completo. Por isso, eu tinha feito um tópico antigo aqui pedindo uma ajuda para o pessoal, para me passarem uma base, para eu saber o que fazer e não fazer, saber o que devo retirar, com o que devo me preocupar, ou seja, uma base para manter o sistema sob meu meu controle, mas as respostas me deram tudo menos a base eu precisava e preciso.

Eu não sei se me entenderá o que quero dizer, mas é que quando me deparado com um problema gostaria de entendê-lo, saber o por que e resolvê-lo.

Não adianta eu pegar um comando na internet colocar no Terminal e deixar que o sistema faça tudo, queria ter o controle do sistema, saber o que ele está fazendo, o que devo ou não tirar dele.

Mas por fim, eu confesso que o sistema que chamou atenção foi o XFCE, parece muito com o Elementary OS, eu instalei com o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install xubuntu-desktop
Porém, agora não consigo remover o gnome 3, simplesmente peguei o comando e executei, agora vou ter que dar um jeito de tirar o Gnome 3 e provavelmente o máximo que conseguirei fazer é por um comando para rodar sem saber o que ele está removendo ???
« Última modificação: 15 de Agosto de 2013, 21:51 por feeble »

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #16 Online: 15 de Agosto de 2013, 22:10 »
Se você instalou o XFCE, inicie por ele e, pelo synaptic, marque a remoção completa do unity e do gnome. Teoricamente, isso fará com que ao término disso o sistema seja forçado a iniciar pelo XFCE, convertendo-se em um Xubuntu
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline feeble

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #17 Online: 16 de Agosto de 2013, 00:46 »
Se você instalou o XFCE, inicie por ele e, pelo synaptic, marque a remoção completa do unity e do gnome. Teoricamente, isso fará com que ao término disso o sistema seja forçado a iniciar pelo XFCE, convertendo-se em um Xubuntu

Baixei o Xubuntu 13.04 pelo Baixaki, assim, não preciso ficar me preocupando com bibliotecas orfãs dentro do disco sem eu saber. Usar o Baixaki como fonte para download de SO é seguro?

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #18 Online: 16 de Agosto de 2013, 08:35 »
O que me preocupa é não ter o controle, pois não tenho certeza se consegui remover o Unity por completo. Por isso, eu tinha feito um tópico antigo aqui pedindo uma ajuda para o pessoal, para me passarem uma base, para eu saber o que fazer e não fazer, saber o que devo retirar, com o que devo me preocupar, ou seja, uma base para manter o sistema sob meu meu controle, mas as respostas me deram tudo menos a base eu precisava e preciso.

Eu não sei se me entenderá o que quero dizer, mas é que quando me deparado com um problema gostaria de entendê-lo, saber o por que e resolvê-lo.

Não adianta eu pegar um comando na internet colocar no Terminal e deixar que o sistema faça tudo, queria ter o controle do sistema, saber o que ele está fazendo, o que devo ou não tirar dele.

Mas por fim, eu confesso que o sistema que chamou atenção foi o XFCE, parece muito com o Elementary OS, eu instalei com o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install xubuntu-desktop
Porém, agora não consigo remover o gnome 3, simplesmente peguei o comando e executei, agora vou ter que dar um jeito de tirar o Gnome 3 e provavelmente o máximo que conseguirei fazer é por um comando para rodar sem saber o que ele está removendo ???

Não sei se é uma boa você tentar remover o Unity por completo e deixar apenas o Gnome, pois o Unity está fortemente integrado ao Ubuntu, de modo que algumas coisas podem deixar de funcionar se você tentar removê-lo da forma incorreta. Para removê-lo, geralmente não basta remover seus respectivos pacotes via apt-get. É preciso realizar outros passos para evitar que o seu sistema dê pau e não consiga mais dar boot.

No entanto, esses links dão várias explicações sobre como remover o Unity completamente. Em suma, você instala outro modo gráfico, inicializa por ele, e em seguida faz a remoção do Unity. De todo modo, segue os links:
http://linux-software-news-tutorials.blogspot.com.br/2012/04/totally-remove-unity-from-ubuntu-1204.html
http://blogs.operationaldynamics.com/paul/opensource/not-unifed-in-12-10-the-quickening

Creto

  • Visitante
Re: Como desinstalar o unity e instalar o gnome?
« Resposta #19 Online: 16 de Agosto de 2013, 10:45 »
tente a dica do Lobo L - Linux dicas & suporte

Espero ter Dido útil de alguma forma.

Boa sorte!

T+