Autor Tópico: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".  (Lida 15212 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Online: 21 de Agosto de 2013, 12:09 »
          Faz algum tempo venho percebendo que praticamente todos os dispositivos de armazenamento que utilizo, ao colocar esses dispositivos no Ubuntu recebo a informação de sua capacidade (até aí, nada demais). Eis que toda vez que vou fazer coisas como "enviar um arquivo de 1.8 gigas para um cartão de memória de 2 Gigas" recebo o aviso de "falta de espaço". Ora, se o arquivo tem 1.8 gigas e a memória 2.0 gigas, como não há espaço? O mesmo se repete para meu HD externo que possui 320 gigas de capacidade de armazenamento e que com algo como 200 gigas da aviso de "cheio" (?)... assim como a memória do meu celular (smarthphone - 8 gigas)... meu pendrive (4 gigas)... Ou seja, em TODOS os meus dispositivos de armazenamento recebo o aviso de "não haver mais capacidade" quando sempre há algum espaço sim. O que seria isso?


Obs. Acabei de verificar aqui que um dos meus cartões de memória (de 2 gigas) está com 411,6 MB de espaço ocupado e está avisando que está cheio. Ora, o próprio sistema me avisa que há 1.5 Gigas de espaço livre. Então como está cheio? e não consigo inserir mais nada nele ?!?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2013, 12:14 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2013, 18:04 »
Ola

Dentro desta "turma toda", deve existir uma pasta oculta chamado .trash

remova esta pasta que deve resolver seu problema.

Possivelmente você apagou arquivos sem esvaziar a lixeira, e desconectou o dispositivo, com isto mantendo arquivos "órfãos" dentro da lixeira.

Abra o Nautilus como root (sudo nautilus) , configure para exibir arquivos ocultos e remova a pasta .trash dos dispositivos portáteis.

[]'s

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2013, 18:44 »
Seu pendrive é original?
se for falsificado pode dar este tipo de diferença "grande".
Os Fabricantes "enganam você" pois e mais fácil lidar com números arredondados.
Mas quando você compra um pendrive de 8GB, tecnicamente você sabe que 1MB = 1024kB e não 1000kB.
A perda de espaço é normal, mas não muito pois depende também do tamanho da unidade de alocação do sistema de arquivos.
Aqui tem um artigo interesante com uma explicação mais detalhada.

http://www.hardware.com.br/livros/hardware/gigabyte-bilhao-bytes.html

Cuidado com pendrive falsificado estes realmente enganam o comprador, já ouvi falar de casos
que pendrives de 1GB foram vendidos como sendo de 16GB :-(
« Última modificação: 23 de Agosto de 2013, 16:45 por Xterminator »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2013, 08:50 »
Olha acredito que meus dispositivos de armazenamentos sejam todos originais sim. Agora uma coisa é certa, o que o Tota citou faz todo sentido. Sei da existência desse arquivo ".trash" e de fato, "apago arquivos sem esvaziar a lixeira" sim. Bem pessoal verificarei as dicas e logo mais posto os resultados aqui... Valeu.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2013, 14:27 »
Citar
Os Fabricantes "enganam você" pois e mais fácil lidar com números arredondados.
Mas quando você compra um pendrive de 8GB, tecnicamente você sabe que 1MB = 1024KB e não 1000KB.

É exatamente o contrário. A informação correta é a do fabricante. 1MB são 1000KB, que por sua vez são 1.000.000 bytes.
Só na informática que tem essa palhaçada de usar multiplicador de 1024, em vez de 1000.

E se vc acha que eu estou errado, experimenta chegar na padaria e pedir 1Kg de farinha. O padeiro vai te dar 1000g, tenta explicar pra ele que vc trabalha com informática, e pra vc, 1K = 1024...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2013, 11:33 »
Citar
Os Fabricantes "enganam você" pois e mais fácil lidar com números arredondados.
Mas quando você compra um pendrive de 8GB, tecnicamente você sabe que 1MB = 1024KB e não 1000KB.

É exatamente o contrário. A informação correta é a do fabricante. 1MB são 1000KB, que por sua vez são 1.000.000 bytes.
Só na informática que tem essa palhaçada de usar multiplicador de 1024, em vez de 1000.

E se vc acha que eu estou errado, experimenta chegar na padaria e pedir 1Kg de farinha. O padeiro vai te dar 1000g, tenta explicar pra ele que vc trabalha com informática, e pra vc, 1K = 1024...

São coisas diferentes, vou te dar só um exemplo quando você compra aquele produto de R$9.99 , se o cara não te der o troco você nem se importa pois seu cérebro já se habituou a isto, mas indo para o lado lógico
1 milhão de centavos é uma boa quantia não acha?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2013, 14:38 »
Sim, é uma boa quantia; mas 1 milhão de centavos são 1Mcents, não 0.95Mcents.
Quando o vendedor diz que o HD dele tem 100GB, é pq tem 100.000.000.000 bytes, e ele tem razão nisso. Você é que está tão bitolado em usar multiplicador de 1024, que acha que há lógica em dizer que um HD de 100GB deveria ter 107.374.182.400 bytes. Não há.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2013, 21:58 »
Sim, é uma boa quantia; mas 1 milhão de centavos são 1Mcents, não 0.95Mcents.
Quando o vendedor diz que o HD dele tem 100GB, é pq tem 100.000.000.000 bytes, e ele tem razão nisso. Você é que está tão bitolado em usar multiplicador de 1024, que acha que há lógica em dizer que um HD de 100GB deveria ter 107.374.182.400 bytes. Não há.
OK sem problemas, estou bitolado, pegue 1.80GB e coloque em um pendrive de 2GB e depois tente completar o valor final, depois me diga a quantidade total de dados que coube
no seu pendrive de 8GB
« Última modificação: 24 de Agosto de 2013, 22:09 por Xterminator »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2013, 22:49 »
Ué, se o sistema de arquivos do pendrive estiver consistente, e se o pendrive não for falsificado, tudo vai funcionar direito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2013, 23:17 »
Ué, se o sistema de arquivos do pendrive estiver consistente, e se o pendrive não for falsificado, tudo vai funcionar direito.

Ok você me convenceu, mas eu vou continuar considerando 1024, pois desta forma sempre consigo copiar a real quantidade de dados nos meus dispositivos.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #10 Online: 24 de Agosto de 2013, 23:34 »
Ou seja, você jogou tudo que eu disse no lixo...

Tchau, bom domingo. Desisto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2013, 23:36 »
Seus bitolados ;D
Rolling Release é o máximo \o/


Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #13 Online: 26 de Agosto de 2013, 15:20 »
Olha lamento informar... mais aparentemente minha lixeira não esvazia não !!! Já removi tudo dela e mesmo assim, sempre da sinal de que tem algo. Assim sendo, fui agora há pouco adicionar 32o megas em um espaço de 1.4 gigas e... "não há espaço suficiente no dispositivo" !!!!!
« Última modificação: 26 de Agosto de 2013, 15:27 por JoaoDamasceno.ufc »

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re: Dúvidas sobre a leitura de "capacidade de armazenamento".
« Resposta #14 Online: 26 de Agosto de 2013, 18:00 »
Cara que coisa mais odiosa é isso... hoje, desde aproximadamente 1 da tarde que luto com esse negócio de inserir informações em um cartão de memória que deveria ter 2 gigas de espaço e o sistema só lê 1.4 gigas, e ainda assim, nem 970 megas consigo enviar pra ele, pois dá... "espaço insuficiente".

Ora, o cartão é de 2 gigas... o micro está indicando que tem livre 1.4 gigas... e ao copiar 970 megas recebo aviso de que não há espaço????