Autor Tópico: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"  (Lida 7126 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
De uns dias para cá percebi que não consigo mais acessar a minha conta de e-mail bol pelo Ubuntu. Tanto faz se uso o firefox ou o Chrome, depois de um tempo tentando a conexão aparece uma mensagem "A conexão para o servidor foi reiniciada durante o carregamento da página."

Comecei a perceber isso no domingo, quando tentava enviar um artigo científico para uma revista de Universidade, pelo sistema Open Journal Systems. A mensagem de erro é a mesma. O estranho é que acessei minha conta de e-mail por volta de 18:00h e agora a noite não consigo mais.

Fiz o teste e pelo celular o acesso está normal. Até pelo windows, com Internet Explorer e tudo e consigo acesso. Outros serviços de e-mail, como IG e mesmo o hotmail eu consigo acessar normalmente. Não consigo acessar alguns serviços, entre eles a conta de e-mail bol, tanto pelo desktop, quanto pelo netbook, ambos com Ubuntu 12.04LTS
« Última modificação: 23 de Novembro de 2013, 18:32 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2013, 12:54 »
Sua conexão no Ubuntu é por cabo ou wireless?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2013, 13:58 »
O desktop é por cabo (Net). O nefbook é wifi, na mesma rede.

O mais estranho é que pela internet 3G, por meio de um modem Huawei E226, consegui a conexão com o netbook. Já com a rede wifi Net não, sendo que outras páginas são acessadas normalmente.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2013, 15:13 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2013, 22:45 »
Já eliminou a possibilidade de estar perdendo pacotes?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2013, 23:33 »
Estou perdido e não tenho noção do que possa estar acontecendo.
1) A conta da Net está em dia e a navegação está funcionando normalmente;
2) Nos mesmos computadores da rede, desktop e netbook, não consigo acessar pela rede net, mas consigo pela 3G da Oi;
3) No desktop, onde existe uma instalação windows XP em dual boot, pelo windows funciona normalmente;
4) No desktop, usando Internet Explorer 8, no Ubuntu mesmo, via wine/playonlinux, consigo acessar.
5) No ubuntu, tanto faz se uso Firefox ou Chrome, o resultado é o mesmo.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2013, 12:58 »
Outro aspecto estranho: o problema de conexão reiniciada no login do e-mail bol acontece também com outros sites do grupo uol e com os navegadores firefox e crhome. Com internet Explorer, pelo windows ou pelo wine, consigo o acesso, mas limitado, não podendo realizar tarefas como excluir mensagens.

O mais estranho é que no serviço, numa rede prodesp, com ubuntu, a coisa funciona normalmente, assim como com a rede 3G da Oi. É como se houvesse uma falha no servidor da Net.

Com o Thunderbird, consigo acesso à conta.

Tentei também mudar o DNS, para o google (8.8.8.8,8.8.4.4), mas continuou na mesma.

Probleminha esquisito...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2013, 13:06 »
Depois de várias tentativas e pesquisa, acho que encontrei um caminha (e um culpado...). A conexão da Net em questão é feita pelo roteador Thomson DWG850, que em diversos fóruns é apontado como problemático. Inicialmente, comecei a alterar opções da configuração desse roteador e ao mexer acabei piorando muito as coisas, fazendo com que não fosse possível acessar nem mesmo os sites bol e uol.

Então, resolvei restaurar as configurações de fábrica e depois disso, para minha surpresa, consegui acessar o e-mail do BOL. O chato é que o acesso ao internet banking do Banco do Brasil, que deixou de funcionar pouco antes de eu mexer, ainda não foi resolvido.

Por padrão, o roteador vem com as seguintes funções ativadas:
WAN blocking;
Ipsec PassThrough;
PPTP PassThrough;
Multicast;
NatSip Alg.

As funções Remote Config Management e UPnP ficam desativadas.

Além disso, no firewall, apenas o firewall protection fica ativado.

Pesquisando, li que, a rede da Net é complicada e para ativar ou desativar uma função é preciso aplicar uma mudança de cada vez e aguardar alguns segundos ou minutos entre as mesmas (não fiz assim e talvez por isso as coisas tenham piorado ao ponto de ter que restaurar...). Outra coisa que li é que em vários fóruns existe a recomendação de se desativar o firewall do roteador e deixar que isso seja feito pelo PC.

Obs: Percebi que depois dessa restauração de configurações de fábrica, o tempo entre o login e o efetivo carregamento da página do uol ou do e-mail bol, numa conexão DHCP de 10Mb, leva mais de um minuto. É como se o endereço não fosse localizado

Obs2: O técnico da operadora resolveu o problema substituindo esse roteador por um modelo Motorola SVG1202
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, 22:10 por xluisfernando »
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Problemas em realizar login de e-mail bol/uol - Erro de "conexão reiniciada"
« Resposta #7 Online: 23 de Novembro de 2013, 18:54 »
A banda larga da Net, na minha região, tem apresentado problemas de configuração, de tempos em tempos, fazendo com que esse problema de conexão reiniciada sempre volte.

A única forma que encontrei para tratar esse problema é a restauração do modem Motorola às configurações de fábrica, pressionando o botão reset que fica próximo a entrada do cabo coaxial da net (com o aparelho ligado e conectado ao pc; com os aparelhos wifi com a função desligada, pressiono e mantenho o botão, por cerca de 20 segundos, até que todas as luzes se apaguem, com exceção da link. Depois, é só configurar o setup novamente, 192.168.0.1, com usuário admin e senha motorola)

Acontece que, ao restaurar sempre fico na dúvida entre as opções de configuração. Por padrão, esse modem motorola vem com as seguintes opções "advanced" ativadas:
WAN Blocking;
Multicast Enable.

Ficam desativadas as funções:
IPsec PassThrough;
PPTP PassThrough;
Remote Config Managemen;
UPnP Enable.

Como eu li que a função WAN Blocking interfere na conexão dos torrents, eu a tenho desativado, ao mesmo tempo em que ativo a UPnP (com UPnP ativado, na configuração do transmission a porta fica aberta e a velocidade aumenta)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS