Autor Tópico: Diferenças entre versões LTS e não-LTS do Ubuntu  (Lida 14720 vezes)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Diferenças entre versões LTS e não-LTS do Ubuntu
« Online: 23 de Agosto de 2013, 02:31 »
Boa madrugada pessoal!  :P

Então, gostaria de saber quais as diferenças entre as versões LTS e não-LTS do Ubuntu, além do óbvio, claro rsrs

Tipo, eu li uma postagem do nosso amigo Sérgio Benjamim em um tópico falando que as versões LTS possuem correções de bugs além das atualizações de segurança (pois eu pensava que só recebia atualizações de segurança). É isso mesmo?

Se for, existe mais algum tipo de atualização que as versões LTS do Ubuntu recebe?

Outra coisa, as versões LTS do Ubuntu não recebem novos recursos né, mas recebem atualizações dos programas e bibliotecas importantes do sistema (como o servidor Xorg e a biblioteca mesa) dos repositórios oficiais? E quanto aos programas comuns dos repositórios, todos recebem atualizações?


Abraços!

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Diferenças entre versões LTS e não-LTS do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2013, 07:55 »
Boas Renan
pelo que eu sei as versões LTS não só recebem actualizações de segurança, bem como recebem novas funcionaliidades testadas nas versões não-LTS. mas isto carece de confirmação, pois só estou no Ubuntu (desta vez) há 2 dias, com a 12.04 LTS e vou fazer um esforço tremendo para actualizar só na próxima LTS.
Abraço
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Diferenças entre versões LTS e não-LTS do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2013, 09:24 »
Versões LTS são normalmente baseadas no Debian Testing, enquanto as normais são baseadas no Debian Unstable. Fora isso, existe o suporte estendido (de 5 anos) pra um subconjunto de pacotes. "Suporte" significa atualização contra falhas de segurança e outros bugs considerados graves, disponibilidade pra assinar contratos de suporte com a Canonical e a possibilidade de usar suas ferramentas de gerenciamento de servidores.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Diferenças entre versões LTS e não-LTS do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2013, 17:22 »
Obrigado pelas respostas, mas eu fiquei na mesma rsrs

Sou iniciante ainda, seria bom umas respostas mais diretas   :P

Creto

  • Visitante
Re: Diferenças entre versões LTS e não-LTS do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2013, 17:42 »
Renan não tem o que simplificar mais do que o irtigor mencionou acima veja bem:

LTS = Baseadas no ramo "Testing" do Debian, no caso Debian Testing que nem sempre usa os pacotes mais atuais, porém são pacotes que passaram por uma fase de seleção, correções de bugs e blá, blá e fazem parte do Debian testing por justamente terem sidos altamente testados e com isso funcionam quase sempre sem nenhum problema (Bugs).

Versões normais do Ubuntu = Baseadas no ramo "Unstable ou sid" do Debian, e esse tem como resumir bem, as versões do Debian sid usam sempre o que há de mais atual no mundo do software livre, porém é uma distro com alto risco de quebrar, entendeu? Um pouco mais então, os debian sid só se atualizam via modo de texto puro e fora do "X" (ambiente gráfico). O Ubuntu tirou essa última parte porém os aplicativos que as versões do ubuntu versões normais (não-LTS) continuam com os pacotes instáveis ou seja não tão testados.

Resumo do não LTS, você é o beta-test.

Sobre as atualizações no LTS, sim elas recebe tanto atualizações de segurança como atualizações nos aplicativos, mas as atualizações nos aplicativos como disse acima só recebe quando esses pacotes passaram por tudo o comentado acima, test, test, test, test chega no ubuntu LTS.
;)

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Diferenças entre versões LTS e não-LTS do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2013, 17:51 »
Renan não tem o que simplificar mais do que o irtigor mencionou acima veja bem:

LTS = Baseadas no ramo "Testing" do Debian, no caso Debian Testing que nem sempre usa os pacotes mais atuais, porém são pacotes que passaram por uma fase de seleção, correções de bugs e blá, blá e fazem parte do Debian testing por justamente terem sidos altamente testados e com isso funcionam quase sempre sem nenhum problema (Bugs).

Versões normais do Ubuntu = Baseadas no ramo "Unstable ou sid" do Debian, e esse tem como resumir bem, as versões do Debian sid usam sempre o que há de mais atual no mundo do software livre, porém é uma distro com alto risco de quebrar, entendeu? Um pouco mais então, os debian sid só se atualizam via modo de texto puro e fora do "X" (ambiente gráfico). O Ubuntu tirou essa última parte porém os aplicativos que as versões do ubuntu versões normais (não-LTS) continuam com os pacotes instáveis ou seja não tão testados.

Resumo do não LTS, você é o beta-test.

Sobre as atualizações no LTS, sim elas recebe tanto atualizações de segurança como atualizações nos aplicativos, mas as atualizações nos aplicativos como disse acima só recebe quando esses pacotes passaram por tudo o comentado acima, test, test, test, test chega no ubuntu LTS.
;)

T+


Aee, valeu! =D