Autor Tópico: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador  (Lida 13642 vezes)

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Boa noite.

De uns tempos pra cá notei que meu ubuntu vem consumindo um nível de memória ram bizarramente alto depois de um tempo de uso, se algum navegador estiver aberto. No começo o consumo é mais ou menos normal, depois vai aumentando aos poucos, mesmo se eu não abrir nada novo, até chegar um ponto em que o sistema trava completamente.

A princípio isso acontecia com o Firefox. Daí troquei pro Chromium, mas continuou na mesma. Coloquei o Midori e também deu na mesma. Sem abrir nenhum navegador, pelo menos até agora, não notei diferença.

Meu sistema é um Ubuntu 12.04 com kde 4.10 (eu acho). Mas o problema acontece no Lxde também. Ainda não testei no unity pra ver... O kernel é 3.8. alguma coisa.

Vou postar uns screenshots pra demonstrar.






Primeiro o login no sistema e os primeiros minutos de uso:
(reparem o horário)
http://imageshack.us/photo/my-images/837/y6wf.png/



Depois de algumas horas de uso, abrindo um ou outro programa além do navegador (só o de screen shot e o gimp, que eu me lembre):

http://imageshack.us/photo/my-images/818/txm8.png/

O Monitor do sistema mostrando as tarefas ativas que mais estão consumindo memória:

http://imageshack.us/photo/my-images/189/efa9.png/

Ps: detalhe que se não fechar o navegador nessa altura, o consumo do processador aumenta até 100% também e tudo trava.

-


O que pode ser isso? o.o
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, 02:55 por yureee123 »

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2013, 15:18 »
 Não tem motivo aparente @_@ qual a versão do kernel? Roda um uname -r
Rolling Release é o máximo \o/

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2013, 15:30 »
Não tem motivo aparente @_@ qual a versão do kernel? Roda um uname -r

3.8.0-27-generic

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2013, 16:23 »
Quantas abas estão abertas ao mesmo tempo?

Esse consumo de RAM acontece com qualquer página aberta ou alguma especificamente?

Meu Kubuntu 13.04 64bits consome até 1.5GB de RAM com o GoogleChrome e várias abas abertas por muito tempo.

Qual a sua configuração completa e a versão correta do Kubuntu?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2013, 20:08 »
Quantas abas estão abertas ao mesmo tempo?

Esse consumo de RAM acontece com qualquer página aberta ou alguma especificamente?

Meu Kubuntu 13.04 64bits consome até 1.5GB de RAM com o GoogleChrome e várias abas abertas por muito tempo.

Qual a sua configuração completa e a versão correta do Kubuntu?

Nossa. Realmente alto esse consumo. Será que é natural aqui então? O que acho estranho é que começa consumindo 1,1 e mesmo sem aumentar o número de abas a memória vai aumentando cada vez mais, até chegar a quase 2 gb.
E isso não acontecia antes...

A quantidade de abas aqui varia, mas raramente passa de 5. Quando passa eu fecho logo alguma. Não reparei se acontece com uma página específica não. Na verdade não é não, porque a única página que fica aberta por mais tempo é a do facebook, mas já reparei que acontece quando a fecho também.

Meu computador é um Acer Aspire E1 471
Processador: Intel® Core™ i3-2328M (2,2GHz)
Ram: 2gb

Exatamente como este: http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/model-datasheet/NX.M23AL.015

Uso o Ubuntu 12.04 64-bit. O ambiente varia entre Kde, Lxde e Gnome 3.

O problema acontece nos 3.

Obrigado pela atenção. =)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2013, 20:12 por yureee123 »

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2013, 21:34 »
Hoje é comum que os sites dependam fortemente de javascript, e a maioria usa de forma errada, pra piorar... o navegador com o consumo mais inteligente (segundo os testes feitos pelos sites) é o firefox, nele dá pra ver com detalhes digitando about:memory, na barra de endereços.

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Problema resolvido! \o
« Resposta #6 Online: 13 de Setembro de 2013, 02:53 »
Problema resolvido! \o

Depois já ter desistido de resolver o problema, por acaso encontrei aqui no forum um tópico falando de, dentre outras coisas, o uso de sistemas de 64-bit em computadores com menos de 4gb de ram. No tópico o autor explicava que o 64-bit consome naturalmente mais memória para as tarefas do que o sistema 32-bit.
Resolvi desinstalar o meu 64 e instalar o 32 pra ver e pronto. Tá uma beleza o consumo. O sistema recém logado consome pouco mais de 200 mb. Com o chromium aberto com 6 abas tá consumindo 800 e pouco. uns 30 a 40% a menos do que antes.
E o consumo ttem permanecido estável, não vao aumentando progressivamente.

Obrigado a todos que tentaram colaborar.
=)

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #7 Online: 13 de Setembro de 2013, 03:00 »
E além de tudo, você acaba de desvendar o maior mistério do munda da informática  ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #8 Online: 13 de Setembro de 2013, 08:36 »
Nem é tanto mistério assim.

Pelo menos ele conseguiu comprovar com experiência própria que o 64 Bits é mais pesado sim do que o 32 Bits.

Muitos diziam que dá pra usar muito bem e rápido 64 Bits com máquinas com menos de 4 GB, pelo menos ele (eu também) conseguiu comprovar isso.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #9 Online: 13 de Setembro de 2013, 09:37 »
Esse consumo excessivo não pode se dar por meio de memory leak? Quando usava Arch Linux com Gnome Shell, dava direto isso, mas era um bug do Gnome. Daí pode ser que esse bug ocorra em uma arquitetura, e em outra não. Não sei, teria que fazer muitos testes para saber. Eu desconfiei do Gnome Shell, e rodei um script durante algumas horas, e deu para comprovar que o problema era ele, ia aumentando o consumo gradualmente até usar os 4 GB de ram, e o sistema congelava.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #10 Online: 13 de Setembro de 2013, 17:03 »
Esse consumo excessivo não pode se dar por meio de memory leak? Quando usava Arch Linux com Gnome Shell, dava direto isso, mas era um bug do Gnome. Daí pode ser que esse bug ocorra em uma arquitetura, e em outra não. Não sei, teria que fazer muitos testes para saber. Eu desconfiei do Gnome Shell, e rodei um script durante algumas horas, e deu para comprovar que o problema era ele, ia aumentando o consumo gradualmente até usar os 4 GB de ram, e o sistema congelava.

Voltamos a estaca 0.

O mistério ainda continua... ;D

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #11 Online: 13 de Setembro de 2013, 20:35 »
Esse consumo excessivo não pode se dar por meio de memory leak? Quando usava Arch Linux com Gnome Shell, dava direto isso, mas era um bug do Gnome. Daí pode ser que esse bug ocorra em uma arquitetura, e em outra não. Não sei, teria que fazer muitos testes para saber. Eu desconfiei do Gnome Shell, e rodei um script durante algumas horas, e deu para comprovar que o problema era ele, ia aumentando o consumo gradualmente até usar os 4 GB de ram, e o sistema congelava.

Voltamos a estaca 0.

O mistério ainda continua... ;D

Bom, realmente não sei. Não sei o que é memory leak.. mas de qualque forma, aqui estava dando em outros ambientes também. Eu comecei a perceber quando estava usando KDE ainda. Depois testei no Lxde antes do gnome 3, e também deu. 

De qualquer forma o consumo de memória caiu quase pela metade só pela troca de arquitetura. Já foi um grande avanço.
Mas vou continuar observando...

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #12 Online: 13 de Setembro de 2013, 21:37 »
Mistério solucionado!

Troquei de novo de versão do Ubuntu e aproveitei para fazer um teste quanto a este assunto.

Estava com o Ubuntu 12.04 x64 e instalei o 13.04 x86, resultado:


Ubuntu 12.04 x64 com três abas abertas (Facebook, o Fórum e o YouTube), consumo de memória RAM = 940MB + uso de Swap (uns 15MB) aproximadamente.

Ubuntu 13.04 x86 com as mesmas três abas abertas, consumo de memória RAM = 540MB aproximadamente.


Conclusão: 64-bits é mais pesado do que 32-bits, consome mais memória; então para se usar um sistema operacional 64-bits, além de precisar do processador 64-bits, se precisa de uma boa quantidade de memória RAM.

Offline yureee123

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #13 Online: 14 de Setembro de 2013, 19:21 »
Mistério solucionado!

Troquei de novo de versão do Ubuntu e aproveitei para fazer um teste quanto a este assunto.

Estava com o Ubuntu 12.04 x64 e instalei o 13.04 x86, resultado:


Ubuntu 12.04 x64 com três abas abertas (Facebook, o Fórum e o YouTube), consumo de memória RAM = 940MB + uso de Swap (uns 15MB) aproximadamente.

Ubuntu 13.04 x86 com as mesmas três abas abertas, consumo de memória RAM = 540MB aproximadamente.


Conclusão: 64-bits é mais pesado do que 32-bits, consome mais memória; então para se usar um sistema operacional 64-bits, além de precisar do processador 64-bits, se precisa de uma boa quantidade de memória RAM.

Faz uma diferença enorme, né? Principalmente pra quem tem 2gb de ram ou menos... Acho que muita gente mais leiga, como eu, não sabia disso. Essa informação deveria espalhar.. =)

Agora resta saber se há alguma vantagem de usar o 64-bit ao invés do 32-bit em computadores com pouca memória...

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: [resolvido] Consumo de ram desproporcional (e progressivo) pelo navegador
« Resposta #14 Online: 14 de Setembro de 2013, 19:25 »
Citar
Agora resta saber se há alguma vantagem de usar o 64-bit ao invés do 32-bit em computadores com pouca memória...

Nenhuma.  :)
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"