Autor Tópico: Atualização de Kernel  (Lida 9211 vezes)

rickpbusantos

  • Visitante
Atualização de Kernel
« Online: 29 de Agosto de 2013, 01:01 »
Estou querendo atualiza o meu kernel que ate então e o 3.8.0 para o novo Kernel que é o 3.10.0, mas nunca fiz isso e estou com medo!

Posso atualiza? Quais risco eu corro?

Abraço!
Citar
Ubuntu Gnome 3.4 Processado Intel Atom 1.80 2Gb de Ram e 256Mb de vídeo

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:34 »
Olá rickpbusantos!

Poder você pode, mas não é necessário, apenas se o seu sistema está com problemas e que não conseguiu resolver manualmente. Um novo kernel dificilmente deixará seu sistema mais rápido. Novos kernels implementam mais compatibilidade com hardwares e novos recursos, além das correções de bugs. Seria interessante atualizar caso você tivesse um PC muito recente, que poderia tirar mais proveito dos novos recursos do kernel ou se você tivesse uma placa de vídeo offboard da AMD (pois o novo kernel 3.10 ou 3.11 (não sei ao certo) está melhor para trabalhar com essas placas)

Se você atualizar, correrá um risco desnecessário de seu sistema apresentar problemas, como por exemplo, seu vídeo, rede wi-fi etc... deixarem de funcionar.

Espero que eu tenha conseguido tirar sua dúvida,


Abraços!
« Última modificação: 29 de Agosto de 2013, 20:01 por Renan Rischiotto »

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:55 »
Qual sua intenção em atualizar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2013, 19:59 »
Olá rickpbusantos!

Poder você pode, mas não é necessário, apenas se o seu sistema está com problemas e que não conseguiu resolver manualmente. Um novo kernel dificilmente deixará seu sistema mais rápido. Novos kernels implementam mais compatibilidade com hardwares e novos recursos, além das correções de bugs. Seria interessante atualizar caso você tivesse um PC muito recente, que poderia tirar mais proveito dos novos recursos do kernel ou se você tivesse uma placa de vídeo offboard da AMD (pois o novo kernel está melhor para trabalhar com essas placas)

Se você atualizar, correrá um risco desnecessário de seu sistema apresentar problemas, como por exemplo, seu vídeo, rede wi-fi etc... deixarem de funcionar.

Espero que eu tenha conseguido tirar sua dúvida,


Abraços!

Assino embaixo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2013, 12:53 »
Cara, eu não sei não, nunca cheguei a usar o Gnome no Fedora, mas se for o Gnome-Shell, você não acha que fica pesado pra sua máquina cara?

O Renan já usou o Ubuntu Gnome 13, e me parece que ele também tem um hardware modesto, eu já tenho uma máquina bem mais forte, então, não posso dizer se é pesado, pelo menos no meu Pentium 4 ficou muito lento o Gnome-Shell.

O Renan pode te explicar melhor.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2013, 13:14 »
Não, Não pelo contrario, o Gnome roda muito bem mas trava em algumas circunstancias, mas precisamente quando quero lista todos os aplicativos instalado na maquina, nesse momento é que ele da uma travadinha de 2 a 3 segundos!!

Mas é essa travadinha que também ocorre comigo. Hehehe.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2013, 13:50 »
Não, Não pelo contrario, o Gnome roda muito bem mas trava em algumas circunstancias, mas precisamente quando quero lista todos os aplicativos instalado na maquina, nesse momento é que ele da uma travadinha de 2 a 3 segundos!!

Não vai ser a troca do kernel que vai consertar isso.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Online galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2013, 16:16 »
Vocês conhece alguma forma de resolve esse problema ou contorná-lo?

Ja pesquisei muito no Google mas não acho nada, talvez eu esteja usando os termos errados!!

Fácil!

Vamos ver:

Atom 1.8GHz + 2GB deRAM + Gnome 3.6 + Kernel PAE 3.8 Generic, supondo que você instalou a versao 32bits, e algumas travadinhas!

E você não quer mais essas travadinhas?
Das duas uma, ou você usa um ambiente gráfico mais leve, como o XFCE ou o LXDE mais indicados neste seu processador, ou você troca por uma máquina mais potente!
Como os colegas já falaram não vai ser só a mudança do kernel que vai resolver isso.

Você também pode tentar esse meu tutorial: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,105729.0.html
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Online galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #8 Online: 30 de Agosto de 2013, 21:23 »
Alguém sabe qual a vantagem do Kernel Low Latency?
AQUI parece que o desempenho pioro

O kernel lowlatency ou de baixa latência, dá respostas rápidas as requisições dos processos.  Trocando em miúdos, você clica no ícone do programa e ele deveria responder o mais rápido possível.  Mas isso só acontece se o seu processador ainda tiver gás para responder.  No seu caso isso não vai acontecer.  O Atom está sobre carregado com o gnome 3.6 e pouca ram.   Mude de ambiente gráfico e tente o jfs como sistema de arquivos. Aí vai ter uma melhora evidente. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2013, 22:08 »
 Pode tentar o Elementary OS que tem o Pantheon Shell que é um fork do gnome ;D e tem a mesma funcionalidade de mostrar todas as janelas abertas (através de uma configuração, hot corner).
Rolling Release é o máximo \o/

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2013, 22:08 »
O Mate é um fork do Gnome 2.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2013, 22:54 »
O Mate é um fork do Gnome 2.

Isso, o MATE é uma boa.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2013, 23:01 »
Cara, eu não sei não, nunca cheguei a usar o Gnome no Fedora, mas se for o Gnome-Shell, você não acha que fica pesado pra sua máquina cara?

O Renan já usou o Ubuntu Gnome 13, e me parece que ele também tem um hardware modesto, eu já tenho uma máquina bem mais forte, então, não posso dizer se é pesado, pelo menos no meu Pentium 4 ficou muito lento o Gnome-Shell.

O Renan pode te explicar melhor.

O Ubuntu Gnome é mais leve do que o Ubuntu "normal" (com Unity).

O Gnome Shell é bem mais leve do que o Unity, bem mais leve. Mas eu não o usei mais, a distro ainda é nova e o Gnome 3 está alá touchscreen.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2013, 19:25 »
Esses travamentos também ocorrem no Windows?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Atualização de Kernel
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2013, 22:56 »
Tchau, volte quando estiver pronto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D