Autor Tópico: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?  (Lida 21627 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #15 Online: 02 de Setembro de 2013, 11:52 »
Uaiiii!!!!

Mais um tópico Linux X Windows?

Cadê o debate sobre MacOS x outros sistemas, Unix X outros sistemas.

E cadê os derivados do Unix? HP-UX, BSD, free-BSD, Open-BSD?

Na minha opinião de leigo, até o debate a respeito do titulo é ruim.

Tudo é ruim neste tópico, pois depende do objetivo de uso do sistema, do tipo de maquina onde se irá instalar o sistema, e se este uso é doméstico ou corporativo.

Se para uso doméstico é fácil. Tem que ser um sistema fácil e intuitivo e que satisfaça a curva de aprendizado do usuário em se adaptar ao sistema pretendido.

Se o usuário fez seu aprendizado no Mac vai defender o MacOS, de o fez no Windows é Windows "na veia" e se o fez no Linux ou Unix-Like vai defender este sistema, pois o conhece e para ele é o mais fácil.

Se para uso corporativo, aí a coisa vai depender de um sem número de fatores, como capacidade instalada das maquinas, idade das maquinas, numero de funcionários que utilizam estas maquinas, treinamento e informação destes funcionários, tipo de missão a que o sistema será submetido, topologia de rede e infraestrutura já instalada e sobretudo dinheiro para a implementação e suporte posterior à instalação e vários outros fatores, até vontade política da empresa entra na equação.

Desculpem, mas para mim, um titulo assim e um debate como está sendo levado, faz deste tópico um tópico que nasceu morto, pois é como reinventar a roda.

Para uma reportagem como a do "Olhar Digital" o assunto até tem um propósito, pois é uma "revista"  eletrônica para consumo rápido e descartável.

Já discutir isto num fórum oficial de suporte, nem tem cabimento. É transformar o fórum num Orkut da vida...

Mas como só sou eu aqui a dizer isto, podem continuar, pois o debate é sempre saudável, em qualquer lugar.

[]'s

A questão é simples Tota. O Fórum perdeu praticamente o seu objetivo porque se tornou uma variante do Orkut...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline haereticus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 975
  • Xubuntu 12.04.2 x64
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #16 Online: 02 de Setembro de 2013, 11:56 »
Acho que não o fórum. Mas sim os usuários, tá horrivel a qualidade dos tópicos, quando não é isso é texto ambiguo traduzido pelo google translator.
Notebook: Samsung 305E4A-BD1 - AMD A6-3420M (Quad Core) @2.4GHz - Radeon™ 6520G 512MB - 8GB - HD 500GB - 14” LED HD - HDMI - Bluetooth - Webcam 1.3 HD - Base CoolerMaster Notepal Ergostand - Mouse X7 Oscar 750bk 3200dpi.

Sony Xperia L - Android 4.1.2

Creto

  • Visitante
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #17 Online: 02 de Setembro de 2013, 19:38 »
Uaiiii!!!!

Mais um tópico Linux X Windows?

Cadê o debate sobre MacOS x outros sistemas, Unix X outros sistemas.

E cadê os derivados do Unix? HP-UX, BSD, free-BSD, Open-BSD?

Na minha opinião de leigo, até o debate a respeito do titulo é ruim.

Tudo é ruim neste tópico, pois depende do objetivo de uso do sistema, do tipo de maquina onde se irá instalar o sistema, e se este uso é doméstico ou corporativo.

Se para uso doméstico é fácil. Tem que ser um sistema fácil e intuitivo e que satisfaça a curva de aprendizado do usuário em se adaptar ao sistema pretendido.

Se o usuário fez seu aprendizado no Mac vai defender o MacOS, de o fez no Windows é Windows "na veia" e se o fez no Linux ou Unix-Like vai defender este sistema, pois o conhece e para ele é o mais fácil.

Se para uso corporativo, aí a coisa vai depender de um sem número de fatores, como capacidade instalada das maquinas, idade das maquinas, numero de funcionários que utilizam estas maquinas, treinamento e informação destes funcionários, tipo de missão a que o sistema será submetido, topologia de rede e infraestrutura já instalada e sobretudo dinheiro para a implementação e suporte posterior à instalação e vários outros fatores, até vontade política da empresa entra na equação.

Desculpem, mas para mim, um titulo assim e um debate como está sendo levado, faz deste tópico um tópico que nasceu morto, pois é como reinventar a roda.

Para uma reportagem como a do "Olhar Digital" o assunto até tem um propósito, pois é uma "revista"  eletrônica para consumo rápido e descartável.

Já discutir isto num fórum oficial de suporte, nem tem cabimento. É transformar o fórum num Orkut da vida...

Mas como só sou eu aqui a dizer isto, podem continuar, pois o debate é sempre saudável, em qualquer lugar.

[]'s
Tota, não, não é apenas você, que pensa assim..., muito porém, como não tenho esse dom da oratória e poderia eu é que ainda levaria o "carão"...

E também, faz tempo que o pessoal se ofende ao dizermos que esses assuntos são legais em facebug e adjacências, ai fazer o que?

T+

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2013, 20:01 »
Nesse caso vou dar minha opinião:

*Desktop: Ubuntu com Unity, pois para mim é rápido, funciona bem, tem tudo que eu quero (editor, software de cálculo numérico, bash e shell script, além do basicão claro). Por alguma razão o Unity aumenta demais minha produtividade no Desktop, essa é a principal razão.

*Notebook: Sabayon com XFCE para produtividade e Gentoo com FluxBox para navegar na net. No Sabayon faço diversos trabs da facul com relativa velocidade, mas ele não dá tanto certo pra ficar navegando aleatoriamente pela internet como gosto, porém o Gentoo faz isso muito bem. Obs.: o Gentoo tem o LibreOffice mais rápido e leve também, mas não acho isso tão fundamental assim

*Smartphone: Android 4.1, pois acho que é bem fácil de aprender a mexer com ele, pego várias dicas com amigos (sou iniciante nele ainda rs), tem gerenciador de energia, programa pra enviar msg, é leve, bonito e ainda é free hahaha. Ouvi coisas ruins sobre o iOS, como dificuldade na interoperabilidade entre sistemas etc por isso nem tenho vontade de testá-lo.

As experiências que tive com sistemas da Apple não foram lá essas coisas, não gosto de como funciona a customização e nem dos atalhos e outras coisas diferentes. O Windows devo dizer que a versão 7 é utilizável, mas não dá tanta produtividade e também há problemas na customização, gerenciamento do sistema e suporte a coisas básicas para mim, como bash e shell script (notebooks e desktops claro). Não tenho contato com outros BSD/Unix da vida ou qualquer sistema diferente desses então num posso falar.

Observação importante: Tudo que escrevi foi baseado apenas nas minhas necessidades e nas características que eu gosto.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #19 Online: 03 de Setembro de 2013, 08:52 »
Sim, aquele que supre suas necessidades, que te atenda, que você domine, e principalmente, que você goste de usar.

IMHO o Arthur Bernardes encerrou a discussão com sua resposta.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.195
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2013, 15:06 »
Citar
Café com Ubuntu
O local para descontração. Poste aqui sobre outros assuntos relacionados ao Ubuntu e software livre. Fotos de eventos, integração social.
Atenção: Aqui não serão aceitas mensagens que desrespeitem as novas regras de conduta do fórum.

Esse espaço do fórum, em minha humilde interpretação, tem o escopo de fazer justamente a função de um mídia social mesmo. Ainda que sendo um fórum oficial de suporte. Não há porquê ser sisudo quanto a isso, a meu ver.
É um espaço muito bacana onde se pode ter um debate com maior amplitude, e/ou menos foco. Acho valido. Quem não achar, é só não ler. Não faz mal a ninguém.

De fato, como o Tota falou, falta o MacOS nesse assunto e, sim, sem ter uma motivação de uso, ou seja, sem saber para quê, ou sob que circunstância  o usuário vai usar o sistema não há como estabelecer comparação.

Sim, aquele que supre suas necessidades, que te atenda, que você domine, e principalmente, que você goste de usar.

IMHO o Arthur Bernardes encerrou a discussão com sua resposta.

Obs.:
Olha, me vejo inclinado a discordar dos colegas nesse ponto... não sei se simplesmente atender as necessidades e ser de domínio pessoal é uma boa resposta. Somos seres físico e intelectualmente adaptáveis. Eu domino a direção de uma fiat 147 e ela atende minhas necessidades, mas sei que existem carros melhores, mais rápidos, mais potentes, mais modernos, etc... sei que a marcha em outros carros é encaixada de outra forma, que haverão diferenças, mas ainda assim, se eu puder escolher, prefiro um melhor.
Para mim isso a imparcialidade é política da boa vizinhança... ser educado e gentil apenas. Eu sou meio que nem o Lobão nesse ponto, sou parcial no debate. Evito o radicalismo em todo sentido, mas não me mantenho imparcial, quando tenho uma opinião. Então, sem mais prolixidade, apenas a parte de atender necessidades é válida, a parte de ser o sistema que você domina... é contestável... sempre se pode aprender.

Reiterando: sem que seja exposto um objetivo ao uso não dá para estabelecer um debate. Só dá fazer conjecturas e ser demagogo.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2013, 15:31 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2013, 15:56 »


(...)

Eu domino a direção de uma fiat 147 e ela atende minhas necessidades, mas sei que existem carros melhores, mais rápidos, mais potentes, mais modernos, etc... sei que a marcha em outros carros é encaixada de outra forma, que haverão diferenças, mas ainda assim, se eu puder escolher, prefiro um melhor.
(...)

Se alguém viesse hoje me oferecendo de presente, especificando que eu deveria permanecer com ele e que fosse apenas para meu uso pessoal e perguntasse se eu gostaria de ganhar um Fiat 147 ou uma Ferrari eu escolheria o Fiat 147 - E não estou sendo demagogo, kkkkk ou alguém aí conseguiria bancar combustível, manutenção e impostos? ;)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.195
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:00 »


(...)

Eu domino a direção de uma fiat 147 e ela atende minhas necessidades, mas sei que existem carros melhores, mais rápidos, mais potentes, mais modernos, etc... sei que a marcha em outros carros é encaixada de outra forma, que haverão diferenças, mas ainda assim, se eu puder escolher, prefiro um melhor.
(...)

Se alguém viesse hoje me oferecendo de presente, especificando que eu deveria permanecer com ele e que fosse apenas para meu uso pessoal e perguntasse se eu gostaria de ganhar um Fiat 147 ou uma Ferrari eu escolheria o Fiat 147 - E não estou sendo demagogo, kkkkk ou alguém aí conseguiria bancar combustível, manutenção e impostos? ;)

Olha, eu prefiro um fusca! kkkkkkk
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:00 »


(...)

Eu domino a direção de uma fiat 147 e ela atende minhas necessidades, mas sei que existem carros melhores, mais rápidos, mais potentes, mais modernos, etc... sei que a marcha em outros carros é encaixada de outra forma, que haverão diferenças, mas ainda assim, se eu puder escolher, prefiro um melhor.
(...)

Se alguém viesse hoje me oferecendo de presente, especificando que eu deveria permanecer com ele e que fosse apenas para meu uso pessoal e perguntasse se eu gostaria de ganhar um Fiat 147 ou uma Ferrari eu escolheria o Fiat 147 - E não estou sendo demagogo, kkkkk ou alguém aí conseguiria bancar combustível, manutenção e impostos? ;)

Então você utiliza o GNU/Linux somente porque é de graça...?! ::)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:09 »
(...)
Então você utiliza o GNU/Linux somente porque é de graça...?! ::)

Não apenas por ser de graça. Mas também porque dependendo do problema que tiver eu não preciso levar em uma autorizada em outra cidade, estado ou talvez até mesmo outro país... eu mesmo posso simplesmente abrir o capô, encontrar o problema e solucioná-lo.

Caso eu não tenha habilidade para arrumar meu fiat 147, tenho muitos amigos mecânicos, ou mesmo entusiastas de mecânica que podem me ajudar e até mesmo me ensinar a resolver problemas parecidos (ou outros) quando eles surgirem.

Posso andar com meu fiat 147 nas ruas de minha cidade esburacada e cheia de lombadas sem problemas, se fosse uma ferrari, andar em algumas vias seria impossível.

Posso ir para a balada com meu fiat 147 sem chamar a atenção de possíveis assaltantes e sequestradores - Ok... sei que fiats 147 também são alvos de ladrões (crackers, aqui nesta comparação), mas que chama menos atenção isso é verdade.

Ps.: Se eu tiver paciência, dinheiro, conhecimento e claro: gostar disso... posso eu mesmo montar meu fiat 147

Estes são apenas alguns dos motivos, claro. Espero que eu tenha sido claro em minhas "comparações".

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:31 »

[...]

Ps.: Se eu tiver paciência, dinheiro, conhecimento e claro: gostar disso... posso eu mesmo montar meu fiat 147

[...]

Você é do tempo que se vendia carros a partir de peças da Lego... :)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #26 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:35 »

[...]

Ps.: Se eu tiver paciência, dinheiro, conhecimento e claro: gostar disso... posso eu mesmo montar meu fiat 147

[...]

Você é do tempo que se vendia carros a partir de peças da Lego... :)

Quase... quase... mas moro perto do Paraguay, unidades da Receita Federal não faltam, portanto sempre têm leilões e o pessoal se diverte comprando estes carros para vender em ferro-velho ou reaproveitar mesmo as peças.

Tenho um amigo que ultimamente está 'refazendo' um opala 78

(Eu no máximo já montei carrinho de rolimã ou então bicicleta)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #27 Online: 04 de Setembro de 2013, 16:41 »
Então vou encomendar umas peças aí com você do Feiraguay...  :D


P.S.: Bons tempos dos carrinhos de rolimã... :D ::)
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline BrunoPT

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 222
    • Ver perfil
    • Site Pessoal
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #28 Online: 04 de Setembro de 2013, 18:44 »
É relativo, vou dar a minha opinião:
Vantagens do Windows sobre Linux:
 -Quase todas as aplicações possiveis e imaginárias existem para Windows.
 -Tem um office muito bom
 -Existem muitos jogos para Windows
 -Maior parte do hardware é feito para ser compativél com linux.

Vantagens do Ubuntu Linux sobre o windows:
 -Possibilidade de escolher o ambiente que mais me agrada (GS, Unity, Pantheon, XFCE, LXDE...);
 -Não me chateia a cabeça para reiniciar o computador de X em X minutos sempre que há uma actualização;
 -Não demora uma eternidade a ligar/desligar sempre que faço uma actualização;
 -Poucos virus;
 -Suporte excelente;
 -Tudo é alteravél no sistema, o controlo sobre o computador é muito maior em Linux;
 -A instalação de software (Pacotes DEB, Repositorio) é mais fácil e sem riscos de toolbars e tretas desse genero.
 -É L.I.V.R.E!!
 -Podia continuar por ai fora mas não quero massar o pessoal...

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Qual é o melhor sistema operacional da atualidade?
« Resposta #29 Online: 04 de Setembro de 2013, 20:56 »

[...]

Ps.: Se eu tiver paciência, dinheiro, conhecimento e claro: gostar disso... posso eu mesmo montar meu fiat 147

[...]

Você é do tempo que se vendia carros a partir de peças da Lego... :)
Lembrei do Gentoo nesse momento ;D
Rolling Release é o máximo \o/