Autor Tópico: Problema no som do lubuntu  (Lida 9754 vezes)

Offline Vjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Problema no som do lubuntu
« Online: 31 de Agosto de 2013, 20:54 »
Olá pessoal,
como foi o único tópico que achei possível colocar algo do lubuntu que encontrei, já que é no suporte técnico>Distr. deriv. do Ubuntu, eu resolvi colocar meu problema aqui. Peço desculpa se foi o local errado.  ::)
Sou super novo com o uso do linux-lubuntu e mais novo ainda aqui no fórum. Confesso que esse OS é realmente bom.
Bom, mas vamos ao problema. Eu instalei o lubuntu, que foi o que eu gostei mais, mas tenho um problema no som. Meu note é um acer aspire e1-421-3686, todo os drivers funcionaram muito bem, mas o som esta impossível de fazer funcionar. Eu fiz a maioria dos tutoriais em português e inglês, mas nada de resolver o problema. Em todos os tutoriais falavam para instalar o Alsamixergui, pois bem, eu fiz isso e nada. Até apareceu o ícone do auto-falante ao lado do relógio, coisa que não aparecia. Também instalei vários pacotes no synaptics, que um fórum aconselhava, mas nada resolveu.
O que fico mais perplexo é que eu abro esse alsamixergui e a barra de som aparece se movimentando, quando eu abro algum arquivo de musica, mas o som não sai nos falantes nem no fone de ouvido. Eu tenho certeza de que os falantes estão bom, pois tenho dual boot com o win7 e lá esta funcionando perfeitamente.
Será que alguém consegue me ajudar nessa?

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problema no som do lubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2013, 07:20 »
checou se o som não está no MUTE?

Offline Vjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema no som do lubuntu
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2013, 13:43 »
checou se o som não está no MUTE?

Sim, foi a primeira coisa que eu fiz.

Offline adiaswin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 979
    • Ver perfil
Re: Problema no som do lubuntu
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2013, 20:06 »
ola

humm me parece um problema bem simples ma como garantia rode este comando

Código: [Selecionar]
lspci
e poste a saida aqui....
ubuntu 12.04

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problema no som do lubuntu
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2013, 20:31 »
Coloque os nomes dos pacotes que você instalou.

Offline Vjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Problema no som do lubuntu
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2013, 20:39 »
Coloque os nomes dos pacotes que você instalou.

Bom, para começar eu instalei o Alsamixergui com o controle de volume do pulseaudio, assim o ícone de áudio apareceu ao lado do relógio (isso foi dito anteriormente).
Como não tinha resolvido eu resolvi partir para a apelação e instalar qualquer pacote que tivesse no synaptics, assim eu fiz uma busca no synaptics por "sound" e fui seguindo instalando, os pacotes que eu instalei foram:

sound-common
gimp
gnome-session-canberra
gnome-settings daemon
gstreamer0.10-alsa
gstreamer1.0-alsa
gstreamer1.0-pulseaudio
indicator-sound

* confesso que nessa parte eu não tinha a mínima ideia do que eu estava fazendo. Então eu devo ter instalado pacotes que nem tinham nada a ver com esse problema, mas fui fazendo o teste.
Depois de instalar esses acima eu reiniciei e o mp3 funcionou no gnome mplayer, mas o áudio do navegador não tinha funcionado, então eu atualizei o flash e reiniciei.
Parece-me que agora esta tudo funcionando.
 


Quanto a resposta do comando "lspci",foi:

00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Complex
00:01.0 VGA compatible controller: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Wrestler [Radeon HD 6320]
00:01.1 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] nee ATI Wrestler HDMI Audio [Radeon HD 6250/6310]
00:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Port
00:05.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 14h Processor Root Port
00:10.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB XHCI Controller (rev 03)
00:11.0 SATA controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH SATA Controller [AHCI mode]
00:12.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB OHCI Controller (rev 11)
00:12.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB EHCI Controller (rev 11)
00:13.0 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB OHCI Controller (rev 11)
00:13.2 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB EHCI Controller (rev 11)
00:14.0 SMBus: Advanced Micro Devices [AMD] FCH SMBus Controller (rev 14)
00:14.2 Audio device: Advanced Micro Devices [AMD] FCH Azalia Controller (rev 01)
00:14.3 ISA bridge: Advanced Micro Devices [AMD] FCH LPC Bridge (rev 11)
00:14.4 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] FCH PCI Bridge (rev 40)
00:14.5 USB controller: Advanced Micro Devices [AMD] FCH USB OHCI Controller (rev 11)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 0 (rev 43)
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 1
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 2
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 3
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 4
00:18.5 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 6
00:18.6 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 5
00:18.7 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 12h/14h Processor Function 7
01:00.0 Ethernet controller: Qualcomm Atheros AR8151 v2.0 Gigabit Ethernet (rev c0)
02:00.0 Network controller: Atheros Communications Inc. AR9485 Wireless Network Adapter (rev 01)

Não sei se foi o conjunto dos pacotes que ajudou realmente a sair o áudio ou se foi a atualização do flash. Talvez a inexperiência seja o pior fator nesse problema que eu tive.

Mas se caso alguém quiser deixar alguma explicação do que deve ter acontecido, será bem vindo.

Agradeço a paciência e ajuda de todos.
Abraço
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 21:27 por Vjr »

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re: Problema no som do lubuntu
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2013, 22:07 »
com certeza, o gimp foi desnecessário. ele é um editor de imagens, similar ao photoshop

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Problema no som do lubuntu
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2013, 22:17 »
com certeza, o gimp foi desnecessário. ele é um editor de imagens, similar ao photoshop

+1

Agora eu fiquei pensando, o que GIMP tem a ver com "sound"?  ;D