"Esta aplicação, chamada Apt-Fast, não é mais que um script que irá utilizar o
Apt-Get. Aliás, este script, de uma forma muito simplista não é mais que a junção entre o
Axel (pode ser outro), que é um gestor e acelerador de downloads, e o Apt-Get, que é o instalador de programas.
Com esta combinação perfeita, você conseguirá fazer download das atualizações ou dos pacotes dos programas que quer instalar da forma mais rápida possível. Aliás, a não ser que você tenha uma conexão gigabyte (e mesmo assim depende se o servidor envia mais rápido ainda), o mais provável é que você utilize o máximo possível da capacidade da sua Internet.
Isto ocorre uma vez que o Apt-Fast analisa quais os pacotes a fazer download através do Apt-Get, faz download através do acelerador de downloads Axel e depois manda o Apt-Get instalar esses pacotes que transferiu. Como o acelerador de downloads divide os pacotes em partes para ter várias conexões a fazer download, você consegue tirar o máximo proveito da sua Internet aquando da instalação de novos pacotes.
Como é óbvio, o Apt-Fast é útil apenas para quem utiliza o terminal para instalar aplicações ou atualizar o sistema. Para esses casos, que normalmente utilizam o Apt-Get, em vez de utilizarem o Apt-Get utilizam o Apt-Fast. Os argumentos serão todos iguais aos do Apt-Get."
InstalaçãoO
Apt-Fast não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu. No entanto, existe um repositório dedicado que disponibiliza a versão estável. Portanto, para o ter apenas precisa de adicionar o respetivo repositório e depois proceder à instalação.
sudo add-apt-repository ppa:apt-fast/stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install apt-fast axelO funcionamento do Apt-Fast é
muitíssimo semelhante ao do Apt-Get exatamente para que os utilizadores que estão acostumados não tenham que aprendar nada de novo. Aliás, para quem utilizava o Apt-Get, agora apenas precisa de saber que tem de substituir para Apt-Fast, o resto é tudo igual.
Vídeo demonstrativoTestei aqui e funcionou muito bem!!