Autor Tópico: MacBook Air - Mac OS X removido!  (Lida 17081 vezes)

Offline lenonsg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
MacBook Air - Mac OS X removido!
« Online: 14 de Setembro de 2013, 16:24 »
Autor: Anunakin The Linux Jedi

Faltava algo no meu Macbook Air, bom depois de uns 5 meses usando o Mac OS X e ficar perdendo tempo no Macports, concluí que o melhor mesmo é instalar o Ubuntu.

100% do hardware é reconhecido afinal é o melhor Notebook para quem usa Linux, claro que Eu estava usando o Linux em um HDD externo, mas não é a mesma coisa.

Perde-se os joguinhos e as firulas do Mac OS X, mas ganha-se no Open Source, quem usa open source sabiamente sabe que não tem coisa melhor.

O Hardware da Apple é o melhor para sistemas Unix like como o Mac OS X e o Ubuntu Linux, bom escolhi o Ubuntu, por ser melhor, por ponto de vista de um programador.

Detalhe meu MacBook com Ubuntu 12.10 está carregando em menos de 2s, por conta do SSD, acredito.

Fonte:http://www.fazzi.eng.br/

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #1 Online: 15 de Setembro de 2013, 01:01 »
Que cara contraditório... Usa sistema com binary blobs em hardware de arquitetura fechada...
« Última modificação: 15 de Setembro de 2013, 01:40 por Turritopsis nutricula »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #2 Online: 15 de Setembro de 2013, 02:32 »
hardware de arquitetura fechada...

Ola

Teria como me explicar este negócio?

Hardware aberto/fechado?

Sou novo neste mundo de informática e tenho um notebook.

Se abro a tampa do note eu tenho hardware aberto? É isto?

Se fecho a tampa do note ele passa a ter hardware fechado, estou certo?

Abraços

Paulinho1971

  • Visitante
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #3 Online: 15 de Setembro de 2013, 04:21 »
hardware de arquitetura fechada...

Ola

Teria como me explicar este negócio?

Hardware aberto/fechado?

Sou novo neste mundo de informática e tenho um notebook.

Se abro a tampa do note eu tenho hardware aberto? É isto?

Se fecho a tampa do note ele passa a ter hardware fechado, estou certo?

Abraços
Mesmo podendo levar carão, Tota essa foi para o arquivo do Paulo

Kkkkkkkkkk
;)

T +

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2013, 13:38 »
Mesmo podendo levar carão, Tota essa foi para o arquivo do Paulo

Kkkkkkkkkk
;)

T +

É que dizer software aberto para um computador inteiro ainda soa algo estranho no atual desenvolvimento, comparar um mac a uma placa arduíno...

Quero ver alguém usar HD aberto, ou cd rom aberto ou memoria ram aberta.

Talvez no dia em que "o Grande Irmão" (1984) assumir, "todas as fabricas deixarão de visar o lucro e passarão as patentes, processos produtivos  e técnicas de manufatura de forma gratuita à toda raça humana."

Enquanto isto não ocorre, a tampa do note determina de ele é aberto ou fechado.

[]'s

Paulinho1971

  • Visitante
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #5 Online: 16 de Setembro de 2013, 09:55 »
O meu então não é totalmente "fechado" (monitor de bundão LG = fechado), mas o gabinete é aberto Tota senão ele esquenta muito e o PC não para de reiniciar kkkkkkk

Eu tenho um hardware aberto descoberto pelo Tota.

Gente desculpem ai as brincadeiras no tópico, mas há algumas coisas que se deve pensar bem antes de sair postando.
;)

T+

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #6 Online: 16 de Setembro de 2013, 16:02 »
Citar
Arquitetura aberta
A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada, criada inicialmente pela IBM) é a mais aceita atualmente, e consiste em permitir que outras empresas fabriquem computadores com a mesma arquitectura, permitindo que o usuário tenha uma gama maior de opções e possa montar seu próprio computador de acordo com suas necessidades e com custos que se enquadrem com cada usuário.
Arquitectura fechada
A arquitectura fechada consiste em não permitir o uso da arquitetura por outras empresas, ou senão ter o controle sobre as empresas que fabricam computadores dessa arquitectura. Isso faz com que os conflitos de hardware diminuam muito, fazendo com que o computador funcione mais rápido e aumentando a qualidade do computador. No entanto, nesse tipo de arquitectura, o utilizador está restringido a escolher de entre os produtos da empresa e não pode montar o seu próprio computador.
Neste momento, a Apple não pertence exactamente a uma arquitectura fechada, mas a ambas as arquitecturas, sendo a única empresa que produz computadores que podem correr o seu sistema operativo de forma legal, mas também fazendo parte do mercado de compatíveis IBM.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware#Arquitetura_aberta
« Última modificação: 16 de Setembro de 2013, 16:03 por Turritopsis nutricula »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #7 Online: 16 de Setembro de 2013, 16:53 »
Neste momento, a Apple não pertence exactamente a uma arquitectura fechada, mas a ambas as arquitecturas, sendo a única empresa que produz computadores que podem correr o seu sistema operativo de forma legal, mas também fazendo parte do mercado de compatíveis IBM.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware#Arquitetura_aberta
[/quote]

Concordo plenamente no que se refere aos processadores dos iPad, iPhone e iPod.

Mas em maquinas Intel, como os macbook e mac? Nunca vi isto!!!! Ou sou míope demais.

Meu mac tem:

Intel core2duo
Rede Broadcomm
Video nvidia
hd Samsung
Memorias Kingston
A mother board é unica para cada mac, como o é para os hp, dell, etc.

Onde tem hardware fechado? na tampa?

Citar
sendo a única empresa que produz computadores que podem correr o seu sistema operativo de forma legal, mas também fazendo parte do mercado de compatíveis IBM

Só o sistema opreacional é fechado e em partes, pois utiliza muito do projeto GNU.

[]'s


Safetec

  • Visitante
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #8 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:24 »
Comprar um Mac pra instalar o Ubuntu o cara só pode ter um parafuso a menos.. Ahh faça-me um favor né...

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #9 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:40 »
Comprar um Mac pra instalar o Ubuntu o cara só pode ter um parafuso a menos.. Ahh faça-me um favor né...

Heheheh... dual-boot até vai, mas apagar tudo e deixar só o ubuntu? Numa máquina cara dessas? Aí foi f*da. Tirou 70% da graça de usar um Macbook. :D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Safetec

  • Visitante
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #10 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:52 »
Depois que ele ver que a bateria de 10 horas dele não durar nem 2 com o Ubuntu ele vai ver o que é tentar colocar um motor de Jaguar numa Ferrari.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #11 Online: 21 de Setembro de 2013, 17:50 »
Show de bola, fez que nem o Linus Torvalds fazia :-)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline lpds25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #12 Online: 23 de Setembro de 2013, 11:17 »
o meu atual portátil "parece" um mac, tirando a parte da tampa cor de rosa  de resto é igualzinho (já estive ao pé de muitos, embora não lhes tenha tocado). e custou menos de 1 terço do preço...
« Última modificação: 23 de Setembro de 2013, 11:27 por lpds25 »
Utilizador Ubuntu nº 29843

Offline osvaldohsilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #13 Online: 17 de Novembro de 2014, 20:39 »
Caro lenonsg,
Estou tentando fazer o mesmo que vc fez. Estou tentando migrar do Mac (OSX) para o Linux. Instalei o Ubuntu no meu Macbook mas não deu muito certo. Ele não reconhece o touchpad e nem acessa a internet. Será que devo instalar uma outra versão do Ubuntu? Alguém pode me dar alguma dica? Ficarei muito agradecido.

Offline Ro301

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
Re: MacBook Air - Mac OS X removido!
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2014, 10:56 »
Comprar um Mac pra instalar o Ubuntu o cara só pode ter um parafuso a menos.. Ahh faça-me um favor né...

Eu sou da área de comunicação e vos digo que o linux é desconhecido porque querem. Tinhamos um mundo para prmover e potenciar o uso deste fantástico sistema operativo. Comprar um mac para usar ubuntu é demais.

Caso não saibas o ubuntu tem um valor maior que o custo que pagas pelo mac. O problema é que as pessoas avaliam o valor dos produtos pelo custo que pagam.

Por exemplo quando pagas um jornal não estás a pagar o valor dele mas sim o custo de fabricação. O seu valor é MUITO MAIOR.

Pessoalmente se comprasse um mac não instalava o ubuntu por uma simples razão, ainda me considero muito ignorante nestes assuntos. Ando a aprender. Mas os meus pc's têm todos linux. E já convenci a familia toda a usar linux e todos eles estão satisfeitos. Dizem que é rápido sem erros e fácil de usar.

Usam ubuntu e mint.

O mac tem ferramentas interessantes para quem trabalha com desenho, software de edição etc como eu. Ando a formar-me para substituir esses softwares por softwares open source o problema é que o processo de aprendizagem é sempre algo demorado.

Já agora sugiro-vos o lightworks para quem quer editar video. Não se vão arrepender.

cmps