Autor Tópico: Como instalar o Empathy em interfaces não-GNOME  (Lida 2522 vezes)

Eliseu Carvalho

  • Visitante
Como instalar o Empathy em interfaces não-GNOME
« Online: 04 de Novembro de 2013, 19:31 »
Pessoal, todo mundo aqui deve conhecer o Pidgin, aquele cliente de IM multiprotocolo e que funciona em qualquer plataforma, não? Ele se aplica bem em quase qualquer caso. Quase...
Quem usa Google Hangouts (o antigo Google Talk) nota que o Pidgin costuma perder a conexão às vezes - coisa que o Empathy não faz. Mas quando a gente tenta instalar o Empathy em outras interfaces que não sejam baseadas em GNOME, ele acaba instalando desnecessariamente todo o GNOME. Então, vou mostrar aqui uma forma que encontrei de instalar o Empathy puro, sem ter o GNOME junto (no meu caso, no notebook, que roda com ambiente LXDE):

sudo apt-get install --no-install-recommends empathy
sudo apt-get install telepathy-gabble


O primeiro comando instala o Empathy sozinho, sem nenhum suporte a nada e com interface GTK (meio feinha, mas tá valendo  ::) ); o segundo instala o pacote necessário pra poder fazer qualquer conexão com contas XMPP (no meu caso, Google e chat do Facebook).
Com isso, usuários de ambientes gráficos não-GNOME que se conectam com o Google Hangouts podem ficar mais tranquilos  :D

P.S.: Ainda não achei um jeito de fazer o Empathy reconhecer a webcam sendo instalado dessa forma. Talvez tenha que instalar um novo pacote, mas o nome não me vem à mente. Se eu achar, atualizo isso aqui.