Enquete

Resposta automática no Thunderbird

como fazer
0 (0%)
passo a passo
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04 (Resolvido)  (Lida 8762 vezes)

Offline Anderson cesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04 (Resolvido)
« Online: 18 de Setembro de 2013, 15:14 »
Olá pessoal, comecei a utilizar o ubuntu a algumas semanas. consegui instalar vários programas e estava me saindo bem, até que queria rodar alguns vídeos de um cd meu. só que está em formato avseq.dat e ele nem reconhece o arquivo. já tentei de tudo e não adianta os plugins que poderia resolver o meu problema eu não consigo instalar. dá erro. tinha até feito uma pesquisa e encontrei esses plugins para instalar
gstreamer0.10-plugins-ugly
gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse
gstreamer0.10-plugins-bad
gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
Só que estes que estão especificado como gstreamer na central de programas ubuntu eu não consigo instalar. vlc e outros eu instalei numa boa mas não suporta o que eu estou querendo. desde já grato
« Última modificação: 24 de Setembro de 2013, 13:50 por Anderson cesar »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04
« Resposta #1 Online: 18 de Setembro de 2013, 15:55 »

[...]

gstreamer0.10-plugins-ugly
gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse
gstreamer0.10-plugins-bad
gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
Só que estes que estão especificado como gstreamer na central de programas ubuntu eu não consigo instalar. [...]

Mas não consegue instalar por quê?

Todos os repositórios do Ubuntu no seu computador estão ativados?

Para saber faça o seguinte. Clique na engrenagem no canto direito superior do monitor e faça a seguinte rota:

Citar
Software Atualizado --> Clique no botão configurações --> Aba "Aplicativos Ubuntu".

Selecione todas as opções, exceto, código fonte e CD-ROM Ubuntu.

Tente instalar novamente pelo Synaptic ou pela Central de Programas do Ubuntu.

OU

Tente instalar usando o terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
Dê <Enter>. digite a senha e <Enter> novamente.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04
« Resposta #2 Online: 19 de Setembro de 2013, 01:17 »
Citar
Clique na engrenagem no canto direito superior do monitor e faça a seguinte rota:


Citar
Software Atualizado --> Clique no botão configurações --> Aba "Aplicativos Ubuntu".

Lembrando que no Ubuntu 13.04 não é esse caminho. O caminho mais fácil é digitando no Dash (ou Painel, o primeiro ícone da barra lateral) Programas e atualizações e clicar nele.

E depois segue com a dica:

Citar
Selecione todas as opções, exceto, código fonte e CD-ROM Ubuntu.
Tente instalar novamente pelo Synaptic ou pela Central de Programas do Ubuntu.

OU

Tente instalar usando o terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get update && sudo apt-get install gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse
Dê <Enter>. digite a senha e <Enter> novamente.
« Última modificação: 19 de Setembro de 2013, 01:23 por Renan Rischiotto »

Offline Anderson cesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04
« Resposta #3 Online: 19 de Setembro de 2013, 17:09 »
Boa Tarde pessoal !
Entrei em configuração do sistema e já estava conforme vcs me falaram, tentei pela central e no terminal e nada. no terminal aparece está frase:

O pacote gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote 'gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse' não tem candidato para instalação

Até inclui no item programas e configurações (parceiros da canonical) e tbm não deu certo.
por gentileza algum programa que lei arquivos AVSEQ.DAT. ótima tarde ! desde já grato novamente


Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2013, 08:52 »
Eu acho que o VLC abre isso aí, pois o VLC tem codecs próprios, encapsulados na aplicação. Ele não depente dos codecs gstreamer, até onde sei.

Tente instalar o VLC e tentar abrir o vídeo por ele. É melhor do que ficar quebrando cabeça instalando essas dependências e testando no Totem, player padrão (que por sua vez, é um tanto limitado de recursos).

Offline Anderson cesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2013, 15:03 »
Então pior que já tinha tentado abrir no vlc, nada tbm ! é uns vídeos dos meus filhos quando eram pequenos. a gravação foi feita no nero 4 se eu não me engano. ai fica com esse tipo de arquivo. já olhei de gabo a rapos algum programa na central de programas mas tá complicado. nunca imaginei que seria tão dificil . se alguém souber de algo mais. me avisa. obrigado a todos que já me ajudaram. sds...

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04
« Resposta #6 Online: 23 de Setembro de 2013, 08:28 »
Então pior que já tinha tentado abrir no vlc, nada tbm ! é uns vídeos dos meus filhos quando eram pequenos. a gravação foi feita no nero 4 se eu não me engano. ai fica com esse tipo de arquivo. já olhei de gabo a rapos algum programa na central de programas mas tá complicado. nunca imaginei que seria tão dificil . se alguém souber de algo mais. me avisa. obrigado a todos que já me ajudaram. sds...

Arquivos "avseq.dat" não são mais que vídeos em VCD ou SVCD. Em suma, é um formato de vídeo que é projetado para gravar em CDs de 700mb, para você poder reproduzir em alguns leitores de DVD antigos. Era muito comum nos primórdios do DVD, quando um gravador de DVD ainda não era tão acessível comparado aos tempos de hoje.

A qualidade de imagem do VCD se equipara à imagem de VHS, enquanto que a do SVCD era quase a imagem de DVD (na verdade, um intermediário entre VHS e DVD). No entanto, você podia gravar no máximo 1 hora por CD, aproximadamente, o que fazia muitas pessoas repartirem filmes de lançamento em dois/três CDs em VCD.

Ainda sobre o VCD, o formato interno de vídeo que ele usa é um variante de MPEG-1 ou MPEG-2. Logo, não é tão diferente de um DVD, de modo que em teoria não deve ser difícil fazer esses vídeos funcionarem no Ubuntu. Nas duas perguntas feitas por gringos no Askubuntu sobre como reproduzir arquivos avseq.dat de VCD no Ubuntu, ambos sugeriram o VLC, e inclusive mostraram instruções (com imagens, inclusive) de como fazê-lo:

http://askubuntu.com/questions/42660/playing-vcds-on-ubuntu
http://askubuntu.com/questions/115650/how-to-open-a-dat-files-from-a-vcd

Um dos usuários disse que alguns discos em VCD possivelmente podem vir com algum tipo de encriptação que dificulte a cópia do seu conteúdo. Para esses casos, ele sugeriu você instalar a biblioteca libdvdcss2, que é capaz de descriptografar estas informações e facilitar na reprodução. Nos links também há instruções de como instalar essa biblioteca.

Outra saída seria você abrir o arquivo no Windows e tentar convertê-lo para outro formato mais amigável, digamos assim. Hoje em dia, se DVDs já estão cada vez mais caindo em desuso, imagine os VCDs e SVCDs de quase dez anos atrás.

Offline Anderson cesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04 (Resolvido)
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2013, 13:38 »
Bom dia !
Muito obrigado ! consegui visualizar. Vc ter enviado o link com a resposta do gringo foi o que me salvou !
Aproveitando a deixa, sendo que o pessoal do Forum são muito compreensíveis, como sofri pra caramba para consegui visualizar.o vídeo como faço para converter para avi ou mpg ?
Instalei o Winff, mas quando tento converter para AVI aparece está mensagem:  (Invalid data found when processing input)
Grato por mais está informação.
« Última modificação: 24 de Setembro de 2013, 13:51 por Anderson cesar »

Offline Anderson cesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Problemas com Winff
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2013, 08:10 »
Bom dia !
Depois de a galera do forum ter me ajudado e muito a conseguir vizualizar avseq. dat. Preciso de mais uma informação.
Instalei o Winff para poder converter o antigo avseq.dat para avi ou mpg mais comuns nos dias de hoje. só que apareçe este erro: Invalid data found when processing input.
Como devo proceder ? Lembrando que instalar gstreamer e codecs na minha máquina não instala, sempre dá erro não seu pq tbm.
Temos outro programa mais amigavél que este ?
Desde já grato

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re: Problemas com Winff
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2013, 10:09 »
Já tentou usar o Avidemux? Se não achar muito amigável, ele é multi plataforma e tem diversos tutoriais sobre ele na internet.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Problemas com Winff
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2013, 15:08 »
Bom dia !
Depois de a galera do forum ter me ajudado e muito a conseguir vizualizar avseq. dat. Preciso de mais uma informação.
Instalei o Winff para poder converter o antigo avseq.dat para avi ou mpg mais comuns nos dias de hoje. só que apareçe este erro: Invalid data found when processing input.
Como devo proceder ? Lembrando que instalar gstreamer e codecs na minha máquina não instala, sempre dá erro não seu pq tbm.
Temos outro programa mais amigavél que este ?
Desde já grato


Tente o Mobile Media Converter (http://www.miksoft.net/mobileMediaConverter.php) ou o HandBrake (http://handbrake.fr/). Ambos tem versão para Windows e Linux, são simples de usar, e tem quebrado o galho legal pra mim aqui.

Mas só pra constar, o HandBrake converterá o vídeo apenas para MKV ou MP4 (formatos tidos como mais populares da atualidade, juntamente com FLV, OGV e WebM). Já o Mobile Media Converter possibilitará converter para vários formatos, porém depende de bibliotecas do sistema como ffmpeg e mencoder para realizar tais tarefas. E essas bibliotecas costumam apresentar problemas, dependendo do formato do arquivo ou da versão do Ubuntu que você está utilizando.

Caso não consiga com estes, você pode tentar também: Transmageddon, Arista e Avidemux. Você encontra todos esses programas para instalar a partir dos repositórios padrões do Ubuntu.

Offline Anderson cesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04 (Resolvido)
« Resposta #11 Online: 01 de Outubro de 2013, 15:34 »
Então pessoal, o avidemux eu consegui instalar mas deu erro na hora de converter. os transmageddon e arista deram erro na hora da instalação. Consegui converter pelo VLC mesmo e ficou como mpg4 o formato. Mas quando fui converter ele não converteu por faixa. sendo que no cd tinha 11 vídeos e ficou todos em 1 só. tem como converter por faixa ?
Fui na opção do VLC mídia/abrir disco/disco/mudo para svcd/vcd/ mudo a opção de reproduzir para converter, e clico.
Lembrando que alterando de dvd para o svcd/vcd ele não dá erro na hora de abrir, vai direto.
Desde já grato a todos.       
 


Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04 (Resolvido)
« Resposta #12 Online: 01 de Outubro de 2013, 16:27 »
Então pessoal, o avidemux eu consegui instalar mas deu erro na hora de converter. os transmageddon e arista deram erro na hora da instalação. Consegui converter pelo VLC mesmo e ficou como mpg4 o formato. Mas quando fui converter ele não converteu por faixa. sendo que no cd tinha 11 vídeos e ficou todos em 1 só. tem como converter por faixa ?
Fui na opção do VLC mídia/abrir disco/disco/mudo para svcd/vcd/ mudo a opção de reproduzir para converter, e clico.
Lembrando que alterando de dvd para o svcd/vcd ele não dá erro na hora de abrir, vai direto.
Desde já grato a todos.

Não sei se vai resolver, mas existem dois programas para Linux utilizados para ripar DVDs: K9copy e dvd95. Ambos são bastante similares ao DVD Shrink para Windows. Talvez eles consigam extrair vídeos de VCDs por faixa, visto que seu disco tem 11 faixas distintas.

Tente ambos e veja se não resolve. Você encontra ambos na Central de Programas do Ubuntu.

Offline Anderson cesar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04 (Resolvido)
« Resposta #13 Online: 04 de Outubro de 2013, 08:32 »
Instalei o dvd95 e ela dá erro de leitura no dvd, tenho que alterar alguma configuração ? não encontrei configurações ! o K9copy não encontrei na central.  ???
grato a todos, mais ainda tentando!

Offline Solid One

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 276
  • Linux for human beings
    • Ver perfil
Re: Abrir videos em formato avseq.dat ubuntu 13.04 (Resolvido)
« Resposta #14 Online: 07 de Outubro de 2013, 08:57 »
Ah, você usa o 13.04. Estranhamente, o K9copy não tem nos repositórios. No 12.04 tem, se não me engano.

Mas enfim, veja se você tem a biblioteca "libdvdcss2" instalada. A ausência dela gera erros ao ripar discos criptografados. Veja também se o disco não tá arranhado.

Caso o disco não esteja arranhado, você poderia pegar o arquivo mp4 convertido pelo VLC e recortar as faixas manualmente. É um trabalho chato, mas que pelo menos uma vez feito, você talvez não vá mais precisar do disco. Dá pra fazer isso pelo HandBrake, pois ele tem uma função de converter vídeos por intervalos de tempo. Por ele, você pode abrir um vídeo de 3 horas e converter ele para um vídeo menor de uns 10 minutos, e dá pra fazer isso a partir de qualquer ponto do vídeo.

Mas se ainda preferir algum método mais automatizado para ripar VCDs, então acho que só pra Windows. Certamente deve haver algum programa que auxilie na ripagem de VCDs, e que te permita fazer isso faixa por faixa. Mas eu não conheço nenhum, porque nunca criei discos em VCD para guardar.