Autor Tópico: Drive de DVD IDE e HD SATA  (Lida 13025 vezes)

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Drive de DVD IDE e HD SATA
« Online: 04 de Julho de 2008, 23:18 »
Olá pessoal,

Sou novo no forum e peço que, caso alguem possa me ajudar, mande a resposta por e-mail (ryckpassos@gmail.com) SE POSSÍVEL (e se as regras do forum permitirem). Vamos ao problema.

NUNCA utilizei linux derivado do debian antes. Não sou um usuário avançado em linux, sou apenas um curioso. Usei (e uso) há anos distribuições baseadas em .rpm (opensuse, mandriva, fedora, etc) e isso desde os idos em que fedora era ainda o "red hat" e a mandriva era mandrake.

Pela primeira vez estou usando o Ubuntu e digo que está muuuuuuuito acima da média no que diz respeito à uma interface amigável com o usuário. Tarefas automatizadas, facilidade de configurção, enfim.. gostei muito mesmo.

Ano passado adquiri um novo computador. Neste eu tenho o drive de dvd/rw da samsung (SH-S182F já com o ultimo firmware). Esse drive usa a IDE e meu hd usa a SATA. Ocorre que eu tinha alguns cds de distros rpms e tais cds ja foram usados antes para instalar linux em outras maquinas e todos SEMPRE instalaram sem qualquer problema. Ocorre que eles passaram a não serem mais instalados pois, quando o programa de instalação é carregado, diz que não há disco no drive. Fuçando em foruns, descobri uma "solução" em relação ao opensuse (e apenas a este) que consistia em indicar um drive a ser carregado durante o boot. Com essa "solução" eu consegui instalar o opensuse, mas ele não gravava nem cd e nem dvd, embora reproduzisse AMBOS (acreditem.. é maluco mas acreditem).

Dessa vez resolvi testar o Ubuntu. Para minha surpresa em menos de meia hora estava tudo instalado. Esse Ubuntu me surpreendeu de verdade!!! Ele instalou todo o hardware numa boa, inclusive o bendito drive de dvd. Dessa vez uma novidade: GRAVEI uma imagem .iso em um cd e funcionou normalmente. Mas estou tentando gravar uma .iso de dvd e não está gravando.

Quando eu estava com esse problema nas outras distros (opensuse, mandriva, etc), inclusive na opensuse 10.3 (penultima versão), eu fucei alguns foruns (não acredito muito mas não custa dizer) e vi alguns usuários dizendo que pode haver problema no linux quando hd e drive de dvd utilizam portas de comunicação diferentes, ou seja, SATA em um e IDE em outro.

Seja como for, eu gostei muuuuuuito mesmo do Ubuntu. Sinto falta apenas de algumas ferramentas de configuração de hardware e ambiente (como as do opensuse) mas ele está acima de todas as distros que já usei. E olhe que venho fuçando linux há mais de 10 anos. Gostaria muito que meu dvd gravasse normalmente!! Apenas isso!! Tenho esse pc há um ano e é só isso q eu quero!!!! Se o Ubuntu fizer isso eu vou ficar muito satisfeito. Acho que o Ubuntu é o futuro dos desktop linux.

Por favor, alguem me ajude!
OBS: Antes que alguem pergunte, o drive de dvd está funcionando normalmente! Tenho uma partição windows e lá ele grava até em biscoito hehehe!!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2008, 23:40 »
ryckpassos,

não há necessidade de driver algum tanto para IDE quanto para SATA. Hoje mesmo gravei dois DVDs inteiros sem problema ( não uma imagem, é verdade). Uso o K3B, mas creio que o Brasero também seja capaz disso. Conforme a versão que esteja usando, dê uma olhada aqui mesmo nos tópicos fixos da secção "Dicas e Truques" sobre multimídia no Ubuntu. Boa sorte!...  ;)

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2008, 15:42 »
Grande VB5,

Talvez eu não tenha sido muito claro. A questão de carregar um driver para o DVD/RW foi uma das "soluções" que eu encontrei no forum da opensuse. Como eu disse, na época em que adquiri esse computador o opensuse (bem como o mandriva) simplesmente não conseguia instalar pq dava a mensagem "não há disco no drive". Ou seja, ele carregava o programa de instalação durante o boot mas não continuava pq não reconhecia disco algum no drive. Vale salientar que esses mesmos discos foram usados perfeitamente antes. Dai a "solução" no forum da opensuse era a de especificar durante a instalação do opensuse qual drive utilizar para o dvd/rw. Ae eu consegui instalar o opensuse dessa maneira, mas ele não gravava NEM CD e NEM DVD, embora ele reproduzisse ambos normalmente.

Ao instalar o Ubuntu, não precisei configurar NADA! Nem mesmo minha rede que utilza adsl + router. Pra se ter uma ideia, em meia hora (ou menos) estava tudo instalado!! Cliquei no firefox e tava a internet lá prontinha.

Como eu tive problemas com o bendito samsung nas outras distros, tentei gravar um cd pra testar e CONSEGUI!! Gravou normalmente!! O problema agora é com DVD!! Não grava!!!

E como também já disse antes, alguns usuários (outras distros) reportaram problemas quando utilizam um HD ou DVD/RW na interface IDE e + 1 HD ou DVD/RW na interface SATA! Não sei se procede essa informação.

Desde já agradeço a ajuda prestada e aguardo novas informações.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2008, 17:19 »
ryckpassos, boa tarde!

Tenho HD's IDE, gravador de DVD IDE, e HD's SATA funcionando sem problemas no ubuntu, sendo que ele esta instalado em um desses HD's SATA.

Você consegue ler DVD neste drive (usando o Ubuntu)? Qual é a mensagem de erro quando tenta gravar um DVD?

A sim, só para fechar, procure não pedir ajuda pelo msn, ou email, pois o ideal é compartilhar as dúvidas e soluções aqui no fórum, pois é este o objetivo dele, compartilhar informação, correto?

Seja bem vindo ao fórum, espero que se torne um usuário constante aqui e que use o Ubuntu constantemente.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 05 de Julho de 2008, 17:21 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2008, 22:26 »
Citar
E como também já disse antes, alguns usuários (outras distros) reportaram problemas quando utilizam um HD ou DVD/RW na interface IDE e + 1 HD ou DVD/RW na interface SATA! Não sei se procede essa informação.

Creio que não. Como o amigo clcampos, no trabalho tenho várias máquinas com HD SATA e gravador DVD IDE (Ubuntu instalado no SATA), rodando sem problema algum e gravando DVDs todo o dia.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #5 Online: 06 de Julho de 2008, 04:42 »
Bem, eu confesso que eu também não acreditava muito em ser problema do IDE + SATA. Só que pesquisando na internet vi que realmente não são poucas as pessoas que apresentam esse problema até mesmo no windows (dá uma "googlada" ae que é facil de achar). Mesmo assim não achava que seria esse o problema.

O fato é que instalei o Ubuntu na segunda e esse é o primeiro linux que tenho em casa desde agosto do ano passado que CONSEGUE gravar CD! Mas não gravou dvd ainda.

Respondendo à pergunta feita.. sim, ele ta lendo CD/DVD normalmente. Ele só não tá gravando. Mas hoje eu descobri uma "luz" no fim do tunel: na segunda feira, quando instalei o ubuntu, eu tinha 3 midias dvd +r Maxwell. E tentei gravar uma imagem nessas 3 midias no ubuntu e deu erro com as 3 (não anotei a mensagem). Mesmo depois das tentativas o Braseiro identifica as 3 midias como midias VIRGENS. Esse meu computador tem uma partição XP e eu tentei usar as 3 midias lá no xp e TAMBÉM não gravaram.

Começo a ter esperança, pois pode ser um problema com as midias. Em verdade eu me arrependo mesmo é de ter comprado samsung. Se meu gravador fosse LG, Sony ou Pioneer aposto que não teria problema nenhum.
Vou descolar outras midias e mantenho o forum informado.

Abraços a todos.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2008, 10:07 »
Se você também teve problemas no windows provavelmente o problema é com as mídias, ou com o gravador.

De qualquer forma fica a dica de sempre anotar a mensagem de erro, porque sem ela te ajudar fica muito mais difícil.

[]'s 

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2008, 00:41 »
Grande Cristiano,

Tenho ABSOLUTA certeza de que as outras distros têm problemas para reconhecer o meu dvd-rw. Como vc viu ae, eu tive que indicar um drive para o opensuse identificar/instalar corretamente o dvd-rw. Mas em nenhuma distro gravou NADA. No ubuntu gravou pelo menos 1 cd.

Agora eu fiz um teste com diversas midias (basf, elgin, niponic, etc) de dvd e sequer está reconhecendo disco no drive. Nem no Ubuntu e nem no Windows. Está na cara que o problema agora é o dvd. Espero que a simples troca dele resolva.

Abração

Offline ryckpassos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Drive de DVD IDE e HD SATA
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2008, 11:05 »
Novidades!!!

Levei o pc na assistencia já que estava na garantia e o drive de dvd foi substituido pelo samsung (argh) sh-s202j.

GRAVOU!!!

E detalhe: continua DVD IDE + HD SATA!!!

:)

Gostei do Ubuntu!! Pelo menos me trouxe sorte com essa máquina!!! Nas outras máquinas (com outras distros) nunca tive problema algum. Mas gostei muito do ubuntu!!! Vou ficar com ele!!

Mudando de assunto (ou melhor... de tópico) aceito sugestões de programas dvd authoring bons!
Abraços