Autor Tópico: Espionagem...???  (Lida 3676 vezes)

Offline lucas 94

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Espionagem...???
« Online: 21 de Setembro de 2013, 15:19 »
Muito se falou sobre a espionagem ultimamente, inclusive e principalmente governamental.

Existe, por exemplo, a Especulação de espionagem dos dados entre os Países, principalmente conseguindo dados de Servidores.

Existem também "suspeitas" de que Google, Microsoft e outras empresas tem acesso aos dados dos usuários; e quando se trata de usuários do Android o acesso aos dados é ainda maior.

Sabendo que muitíssimos servidores usam Ubuntu e Linux de forma geral, fica a questão: Será que o sistema é tão seguro como pensamos que ele é? Que fique bem claro: Não estou afirmando que o Linux é menos seguro que o Windows ou MacOS e outros OS existentes.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Espionagem...???
« Resposta #1 Online: 21 de Setembro de 2013, 15:37 »
Mesmo que não fosse, não estaria nem aí se os EUA ou o c. voador que fosse me espionasse. Ainda mais hoje em dia, com esse bando de gente escancarando suas vidas e privacidade no Facebook, Twitter, Instagram e afins. Espionagem internacional é o de menos. ;D

Quanto ao linux, acho que ele é seguro o bastante, confio nele.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Espionagem...???
« Resposta #2 Online: 21 de Setembro de 2013, 15:43 »
Perguntaram ao Linus Torvalds se a NSA tinha pedido para colocar um backdoor no Linux(kernel) ele respondeu não, mas balançou a cabeça que sim, e o pessoal ficou grilado. Ele publicou esta nota:

“Cristo, aquilo foi obviamente uma piada, nenhuma agência governamental me pediu para colocar um backdoor no Linux. (…) Essa é a verdade. Eu preferiria morrer a isso.”
Existe o vídeo, em Inglês(habilite as legendas em PT), o assunto é mencionado lá pelos 24 m. https://www.youtube.com/watch?v=84Sx0E13gAo
« Última modificação: 21 de Setembro de 2013, 15:47 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Espionagem...???
« Resposta #3 Online: 21 de Setembro de 2013, 18:03 »
Sua pergunta não é trivial, mas algumas coisas eu já li por aí:
- Existe a possibilidade de qualquer informação ser capturada na internet.
- Mesmo que o sistema do seu computador seja seguro não impedirá que dados que fluem pela internet sejam capturados.
- Quem faz a administração dos servidores pode muito bem colocar algum programa que roube os meus dados que passam por lá, mesmo que seja um servidor com Ubuntu.
- Se você quer mais segurança, salve seus dados em computadores ou dispositivos offline, menos chance de alguém roubar.
- Internet nunca foi segura de verdade e nunca será e eu posso conviver com isso. Vou usá-la como sempre usei, apenas tento não vacilar com coisas óbvias como clicar em sites suspeitos, responder emails maliciosos dando dados de cartão de crédito, ver se o site é https etc.
- Aparentemente os grandes servidores etc dos EUA e Inglaterra colocam falhas internas (backdoors) dentro dos seus protocolocas de segurança e repassam-nas ao governo para que este possa guardar e analisar as informações obtidas.
- Se você tem dados críticos para passar a alguém, informações importantes, que se caíssem nas mãos erradas seria um problema, o método mais seguro é entregar pessoalmente para quem precisa delas, nada de enviar cartas, emails, arquivos encriptados.

To viajando na maionese, mas é o que acho... XD
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Espionagem...???
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2013, 20:30 »
Muito se falou sobre a espionagem ultimamente, inclusive e principalmente governamental.

Existe, por exemplo, a Especulação de espionagem dos dados entre os Países, principalmente conseguindo dados de Servidores.

Existem também "suspeitas" de que Google, Microsoft e outras empresas tem acesso aos dados dos usuários; e quando se trata de usuários do Android o acesso aos dados é ainda maior.

Sabendo que muitíssimos servidores usam Ubuntu e Linux de forma geral, fica a questão: Será que o sistema é tão seguro como pensamos que ele é?

Ola

Me explique melhor esta duvida "orkutiana"

O sistema da agencia de segurança americana utiliza uma rede de computadores conectados a maquinas de outras empresas inlusive as de Telefonia

Isto não tem nada a ver com linux ou Ubuntu.

Outros tipos de espionagem governamental insere um malware diretamente nas maquinas , e isto não tem nada a ver com sl ou Ubuntu.

A nterceptação de e-mails é feita na rede, capturando fragmentos das mengagens devido a não encriptação dos protocolos e que nada tem a ver com sl ou Ubuntu

Assim e resumindo este tópico, se voce tem nome de usuario e senha voce tem tudo.

[]'s

Offline Turritopsis nutricula

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Espionagem...???
« Resposta #5 Online: 22 de Setembro de 2013, 00:36 »
Tá com medo de espionagem? Remova todos binary blobs e aplicativos não livres da tua distro. Lembrando que o desempenho de tua distro vai cair muito se fizer isso.