Autor Tópico: Gparted - particao de armazenamento  (Lida 2656 vezes)

Offline mklemann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Gparted - particao de armazenamento
« Online: 23 de Setembro de 2013, 17:43 »
Eae pessoal, sou novo aqui no forum, e tbm no linux, finalmente sai do ruimdows hehe.
Mas tive algumas duvidas na hora de particionamento na instalacao e instalei na maneira normal, e o hd foi particionado pelo proprio instalador, e agora instalei o GParted, que pesquisei na internet.
Eu gostaria de saber como eu faço para criar uma particao apenas para armazenamento de arquivos, como no windows tinha a C: que tinha o windows instalado e D: para armazenamento, queria fazer o mesmo com o ubuntu.
Teria como?

E gostaria de saber se esta tudo certinho, tenho uma no momento ext4 de de 550 GB e no GParted criei uma que ainda esta nao alocada, de 380gb.

Obrigado,  Abraço.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Gparted - particao de armazenamento
« Resposta #1 Online: 23 de Setembro de 2013, 17:49 »
Não era melhor, na hora da instalação, você ter criado 2 partições, uma para o sistema (a raiz, /), e outra para a /home ? Esse tipo de separação, igual ao do windows, não faz muito sentido no Linux.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline mklemann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Gparted - particao de armazenamento
« Resposta #2 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:04 »
Não era melhor, na hora da instalação, você ter criado 2 partições, uma para o sistema (a raiz, /), e outra para a /home ? Esse tipo de separação, igual ao do windows, não faz muito sentido no Linux.

Na hora que instalei o ubuntu nem me liguei, e nem conheço muito bem como funciona o sistema de particionamento no ubuntu. Você me recomenda a instalar novamente o ubuntu criando uma /home e outra / - a raiz? e como funciona essa /home?

Vlw .

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Gparted - particao de armazenamento
« Resposta #3 Online: 23 de Setembro de 2013, 18:09 »
Se você quiser, tem como deixar sua partição de "armazenamento" no ponto de montagem /home.

Execute sudo fdisk -l e cole aqui.

De qualquer forma, será necessário formatar sua partição para ext4 (caso estiver em NTFS), e alterar o /etc/fstab, e adicione a seguinte linha.

Código: (/etc/fstab) [Selecionar]
# Partição /home #
UUID=<codigo da unidade>   /home   ext4   defaults   0   2

(Para saber o código da unidade é só digitar o comando blkid)


Prefira fazer essa operação em modo Live-CD.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Gparted - particao de armazenamento
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2013, 16:41 »
use o gparted no live-cd ou live-usb do ubuntu ... diminua a partição / ... deixe-a com 30-50gb ...e o restante formate em NTFS p/ BKP de seus arquivos